Gerência de Projetos

Ξ 3 comentários

9 ferramentas para Gerenciamento de Projetos

publicado por Renzo Colnago

Entrega de algum serviço ou produto único em algum período acordado de tempo e custo… Projetos Vamos falar sobre ferramentas para gerenciamento de projetos.

O objetivo do post não é a gestão de projetos mas sim falar sobre algumas boas ferramentas para gerenciamento de projetos.

 

Project Management Is All About Communication.

 

A frase acima era destaque (não sei se ainda é) no site da 37Signals.

COMUNICAÇÃO. Levo a sério a ideia de que gerenciar projetos “is all about communication”. É também um conceito “PMBOKIANO” (O gerente de projetos deve se comunicar bastante) mas que também é muito difundido pelas ferramentas mais bacaninhas.

Muito importante: O post está focado em ferramentas de potencialização de comunicação e registro de informações… Ferramentas que potencializam e facilitam a entrega de produtos dentro de prazo acordado.

Talvez, em projetos GIGANTESCOS, convenha a contratação de ferramentas mas robustas mas que não impedem seu funcionamento, em paralelo, com algumas das ferramentas a seguir.

Redmine

Ferramenta das favoritas…

Uma ótima ferramenta open source baseada em Ruby on Rails. O sistema é bem dinâmico e versátil além de extensível por meio de apps-plugáveis.

Permite a criação de projetos e subprojetos além de uma interface simples e intuitiva.Para quem trabalha com pacotes de desenvolvimento ou backlog de produtos, sua organização por número de feature facilita a organização e associação da comunicação.

Se você é marinheiro de primeira viagem em Rails, VPS, Git, SVN, terás horas de leitura e trabalho…

Site Oficial: http://www.redmine.org/

Basecamp

“O melhor que tá-tendo para profissionais da industria criativa”.

A sintonia perfeita entre software de qualidade, usabilidade, foco no usário e intuição. Sem contar que é um produto da 37 Signals, empresa que todo ser humano de bem deveria conhecer! (acho que faço até over-propaganda dos caras…)

Sou evangelistas do Basecamp mas não vou me aprofundar muito: acesse o site deles e crie um demo test.

Desenvolvedor: 37signals.com

Product site: http://basecamp.com

Pivotal Tracker 

Desenvolve projetos com agilidade!?

Definitivamente…. Você precisa conhecer essa ferramenta!

Se você domina os conceito do scrum (Backlog, sprint, etc..) vai sacar tudo bem rápido…

Se não conhecer o Scrum e etc, provavelmente ficará um pouco confuso e recomendo recorrer à documentação…

Se formos fazer uso da descrição do desenvolvedor do Pivotal, teremos: Pivotal Tracker é um ferramenta de fácil utilização voltada para gestão de projetos ágeis com foco em colaboração para o desenvolvimento de software.

Site Oficial: http://www.pivotaltracker.com 

Trac

Uma ótima ferramenta Python Based. Grandes projetos open source são gerenciados em roadmaps “TRACianos”.

Para quem utiliza o Redmine, o TRAC é uma ótima alternativa.

Link aqui: http://trac.edgewall.org

Collabtive

O Collabtive tem uma interface WEB bem bacana. Uma ótima alternativa open source em PHP para quem curte algo simples, de rápida instalação e “bonitinho”… A velocidade e tempo de resposta… Pulemos essa parte.

Basta baixar o código open source, criar um banco MySQL, subir os arquivos pelo seu FTP, inserir as configs do banco e pimba. Tá rodando!

Na real: Achei o sistema um pouco lento… Talvez por ter testado em HOST e não em um VPS.

Site oficial: http://collabtive.o-dyn.de

WebColab

O Webcolab é uma ferramenta enxuta, rápida e simplificada.

Mas…Não curti…

É uma boa alternativa para quem quer uma forma rápida de organizar projetos. A interface não é aquela BELEZA mas a arquitetura é bem interessante… Fácil de achar e navegar.

Escrito basicamente em PHP, utiliza (se não me engano…) banco Postgre e é de instalação bem simples.

Site Oficial: http://webcollab.sourceforge.net

GP WEB

Não cheguei a explorar a fundo… Um projeto bem bacana do Governo Federal. Open Source, bem completa cuja comunidade está bem ativa. Vale o teste.

Microsoft Project

Falou em Gerenciamento de Projetos, na maioria das grandes corporações, falou em MSProject.

Uma excelente ferramenta quando 100% integrada com outras ferramentas Microsoft como o Exchange e o Sharepoint… Assim, integrado, a colaboração/comunicação fica viável.

A ferramenta possui diversos recursos (há quem diga que há recursos demais) e sÃo um grande canivete suíço para o Gerente de Projeto. Logo a primeira vista, o GP se apaixona pela funcionalidade do Gráfico de Gantt que acaba sendo uma mão na roda no desenvolvimento de estrutura analítics de projeto.

Tem um preço pouco convidativo :) .

Primavera

A Primavera possui entre suas ferramentas, uma específica voltada para o gerenciamento corporativo de projetos, a chamada P3e Primavera Enterprise (EPM – Enterprise Project Management).

A EPM é capaz de fornecer um cronograma confiável com calendários em níveis globais, de projeto ou de recurso e acompanhar a duração das atividades até a unidade de minutos, além de antecipar e reduzir custos, entre outras características. (via Retirado de: pmtech.com.br)

Concluindo…

O Gerente de Projeto deve conhecer as ferramentas disponíveis no mercado para poder entender a que melhor se adequa ao cenário/rotina de seus projetos.

Nem sempre o Gerente tem o poder da escolha mas, se a ferramenta é um diferencial para um bom andamento, é o caso de se pensar em envangelização…

Autor

Renzo Colnago é Administrador de Empresas, Gerente de Projetos e Desenvolvedor de Produtos. Possui experiência em diferentes áreas da tecnologia e da internet: Telecom, webapps, aplicativos de mídia social e de comércio eletrônico. Particularmente interessado em desenvolvimento de negócios digitais. Site: blog.renzocolnago.com

Renzo Colnago

Comentários

3 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes