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10 Dicas que geram o Sucesso de uma Empresa

publicado por Alexsandra Sousóliver

Dentre os fatores que levam uma organização ao sucesso. O aspecto socio-pessoal é enfatizado neste artigo.
As dicas abaixo ajudam às empresas a ser organizarem e ter bons resultados com o Pessoal e Social.
1. Investir nos colaboradores: pagar o salário do colaborador não é investir no colaborador. É comum encontrar empresários que dizem investir em colaboradores porque pagam salários para eles, isso é um engano, pois investimento em colaboradores envolve muitas coisas e o salário é apenas um direito dele.

Investimento em pessoal é: montar projetos e campanhas de melhorias pessoais e profissionais. É incentivar a estudos e qualificações. Investimentos que façam com que o colaborador se sinta parte da família, sinta que seja uma pessoa importante.

Todos os investimentos apostados nos colaboradores retornam em qualidade no trabalho. Entretanto, a organização precisa saber se cada colaborador tem o perfil adequado para dar o retorno de todo o investimento posto nele.

A empresa precisa demonstrar as oportunidades de carreira que cada colaborador pode ter dentro da empresa. Os colaboradores precisam ser reconhecidos e retribuídos de acordo com seu valor dentro da organização.

2. Criar um ambiente positivo: o ambiente é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. Quando a empresa não promove um clima de bem estar ela gera resultados como: altas taxas de incidências de demissões e afastamentos, incidências de absenteísmo, discussões freqüentes entres colaboradores, queda na produção, produtos e serviços de baixa qualidade.

3. Criar situações que influenciam o colaborador a seu favor: a sociedade é influenciada pela sociedade. Em ambientes empresarias as pessoas que mais se destacam influenciam as demais. As pessoas são influenciadas pela maioria, são influenciadas pelas pessoas persuasivas. As forças sociais moldam as opiniões e atitudes das pessoas, assim é explicado no experimento da conformidade de Solomon Asch. É um experimento que prova que as pessoas são influenciadas pelas forças e opiniões externas.

4. Contratar colaboradores adequados: encontrar pessoas adequadas à realidade da empresa é um trabalho árduo, mas compensador. É muito importante investir em um processo de seleção bem estruturado e bem definido porque nesta fase a organização é capaz de estimar se o candidato trará mais prejuízos ou lucros. Na seleção devem ser priorizados aspectos como: qualificações, criatividade, lógica, racionalidade, personalidade, autenticidade e comportamento. E como saber? Através do currículo, de referências distintas, de redes sociais, cartas de recomendações, histórico escolar, até mesmo histórico médico, este poucas vezes investigado, no entanto, é possível fazer uma análise de que tipos de problemas o candidato pode trazer. Outro método muito interessante é a grafologia, estudo da personalidade através da escrita.

5. Manter coerência: a empresa precisa estabelecer regras, métodos, metodologias, processos, diretrizes e/ou normas coerentes com a realidade e valores da organização e das pessoas. É preciso haver decisões estáveis e coerentes que proporcionem benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

6. Visão do futuro: a empresa precisar estar de olho nas tendências, nas perspectivas de vida e crescimento tanto dos colaboradores para a empresa, quanto da empresa para o mercado.

7. Promover a boa comunicação e feedback constante: todos os princípios, valores, missões e visões da empresa precisam ser compartilhadas e alinhadas com todos os envolvidos (fornecedores, clientes, colaboradores, terceirizados, etc) para que todos possam caminhar na mesma linha de raciocínio, comportamento e decisões. É preciso haver um meio de comunicação permanente e estável, formal e informal.
As pessoas precisam ter um acesso contínuo a todas as informações necessárias para realizar seu trabalho.

8. Trabalhar com grupos pequenos: a inter-relação entre as pessoas dentro de um grupo pequeno é mais estável, mais positivo e mais produtivo. Quanto maior a quantidade de pessoas dentro de um grupo maiores serão as chances de problemas, discordâncias, desafetos. Quanto menor o tamanho dos grupos menor a proporção de influências dentro do grupo, também comprovado na experiência da conformidade de Solomon Asch. Se a empresa tem muitos colaborares é possível existir um método de subdivisão em pequenas equipes dentro dos departamentos de acordo com a realidade da organização. Equipes grandes são contraproducentes dentro de âmbito empresarial.

9. Proporcionar qualidade para os colaboradores: a qualidade deve ser proporcionada, disponibilizada e doada na mesma medida de exigência da empresa para com seus colaboradores. Uma empresa que exige boa qualidade nos produtos e que não proporcionam qualidade para os colaboradores vai de encontro ao item 5- Manter Coerência. Toda empresa precisa ter muito cuidado para não deixar que um ditado comum seja um princípio dela. A empresa que aspira ao sucesso deve se mantiver longe do ditado popular “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, se esse ditado possuir grandes dimensões dentro da organização ela pode ser avaliada com a dica da influência, os colaboradores serão influenciados a fazer o que as pessoas fazem e não o que as pessoas dizem.

10. Abrir um espaço dentro da empresa para os colaboradores: todas as empresas que visam o sucesso deveriam ter um departamento onde o colaborador possa opinar, dar idéias, criticar, pedir benefícios, sugerir melhorias – chamados de recursos, ou seja, seria um espaço onde cada colaborador tem a oportunidade de gerar recursos para ambos . No entanto, tudo seria avaliado por uma banca de pelo menos 3 profissionais (2 psicólogos e 1 pedagogo). Pedagogo? Sim, pois uma empresa é uma escola, é uma família e o papel do pedagogo seria de suma importância.

A banca examinadora analisa todos os recursos e filtra o que realmente agrega valor à empresa, a todos os colaboradores e aos envolvidos.

Existem vários outros fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa: marketing, propaganda, clientes, produtos e praça dentre outros. Todavia, uma empresa com um plano de negócio, plano de contingência, plano de carreira, plano de mercado possui probabilidades muito altas de chegar ao Sucesso.

Autor

Engenheira de Requisitos, Analista de Sistemas, MBA em Administração e Qualidade, Certified Professional for Requirements Engineering. Atua como Analista de Requisitos e Scrum Master. Blog Profissional: compleTItude: Sustentabilidade com TI Linkedin: Sousóliver Facebook: Sousóliver Blog Pessoal: Conhecimento Global

Alexsandra Sousóliver

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