Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Nuvem & Windows Intune

publicado por Alex Silva

Muito se fala em Nuvem nos dias atuais, existem aqueles que afirmam que algo que fora anunciado como o futuro da Tecnologia já é uma realidade, ou seja, o presente. Pois bem, não se pode negar que grandes empresas do setor já se movimentam para este cenário que parece cada vez mais inevitável.

Tive o privilégio de ouvir Wagner Moll numa palestra realizada nos Auditórios da Microsoft em São Paulo, num evento realizado no dia 25/11 para parceiros, onde se tratava dos desafios para esta mudança de paradigmas no que diz respeito a TI na sua forma tradicional x  TI na nuvem.

Mas o que achei interessante nesta palestra foi o fato dele ter abordado que ainda há muito espaço para se trabalhar na questão de infraestrutura física. No entanto, não devemos desprezar o fato de que a Nuvem já é uma realidade e por isso os trabalhos para essa “migração” devem ao menos ser considerados e um plano de ação para essa mudança de negócio ou transformação precisa ser elaborado e posto em prática, mesmo que com a devida cautela.

Vale lembrar que o conceito Nuvem não esta ligado a um modismo e sim a uma realidade, é algo como um Tsunami, afirma Wagner Moll que sem sombra de dúvidas é alguém muito qualificado e com grande experiência para fazer tal afirmação.

Diante deste cenário vejo no Brasil um celeiro de oportunidades no que diz respeito a projetos que envolvam a Nuvem.

Neste mesmo dia pude acompanhar uma outra apresentação que tratava do Windows Intune e seus benefícios numa apresentação que contou com a participação de Renato Citrini e Márcio Bulhões ambos da Microsoft.

Pude perceber que esta é uma ferramenta que ajudará e muito aos administradores de rede, além de proporcionar novos serviços ligados ao suporte e gerenciamento de uma forma centralizada. A Microsoft demonstra assim que de fato aderiu uma estratégia voltada para Nuvem com ferramentas como o Office 365 e Windows Intune.

Mas o que é o Windows Intune?

Vou aqui utilizar uma definição dada por Danilo Bordini em seu blog. ” O Windows Intune é uma solução que chamamos de SaaS (Software como Serviço), ou seja, é como se fosse uma assinatura, onde o cliente paga apenas pelos dispositivos gerenciados, e o melhor, sem a necessidade de criar grandes implementações ou configurações complexas.”

Destinado a empresas de pequeno e médio porte, o Windows Intune é parte da estratégia na nuvem adotada pela Microsoft.

O bom é que o gerenciamento fica centralizado e este pode ser feito através de uma interface Web, e alcança inclusive computadores fora da rede corporativa, via Internet  basta que um aplicativo-cliente seja instalado nessas máquinas.

A partir dele os administradores podem gerenciar o deployment de atualizações do Windows, proteger as máquinas de malware mesma tecnologia do Security Essentials e Forefront, monitora PCs proativamente, prover assistência remota, invetariar hardware e software e definir políticas de segurança.

A seguir segue uma imagem de sua interface.

O que posso dizer é que saí deste encontro com uma boa impressão acerca dos produtos voltados para a Nuvem, bem como a forma que a Microsoft tem se posicionado quanto a isto.

Agora acredito que podemos partir para o modo pró-ativo e assim não ser apenas reativos no que diz respeito a implementação de soluções voltadas para a Nuvem, sem se esquecer que ainda há muito por se fazer naquilo que podemos chamar de modelo tradicional dos projetos de TI.

Parabéns a Microsoft pelo evento e iniciativa.

Fontes: Microsoft, Danilo Bordini e Rodrigo Ghedin

Autor

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v). Meu Perfil no Linkedin: Linkedin , Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNet e Siga-me no Twitter @alexsilva2012

Alex Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes