Carreira

Ξ 6 comentários

Certificações – Fazer ou não fazer?

publicado por Leonardo Baez

Caros leitores, este tema é bem amplo e muito polêmico, principalmente para mim que preparo vários profissionais para certificação.

Nos dias de hoje estamos vivendo a verdadeira chuva de letrinhas… O que quer dizer isso?

Vocês já olharam os cartões de visita ou as assinaturas dos mail’s dos profissionais de hoje em dia. Uma linha de nome e mais de 2 só de siglas relacionadas a certificações.

Hoje as certificações se tornaram uma fonte de comércio.

Existe cada dia mais SIGLAS que muitos nem sabem o que são, porém já estão procurando para fazê-la.

Todos em busca de se adequar ao mercado, porém isso ao invés de lhe trazer frutos, causará mais confusão.

Já usei a consultoria de profissionais certificados que por não terem experiência no uso do seu conhecimento não conseguiram dar solução, pois sabemos que no mundo de TI, Teoria e Prática trabalham em linhas paralelas, mas que se distanciam várias vezes.

A certificação deve vir atrelada a objetivos claros, a sua experiência, ou a um mercado que você esta determinado a entrar e não devido a tendências de mercado.

Quero lembrar que tendências vêm e vão.

Alguns anos atrás houve uma tendência de mercado que apontava uma determinada certificação, como a que rendia os melhores salários. Houve uma correria desenfreada de profissionais de todas as áreas (Advogados, engenheiros, Arquitetos) para fazer a certificação e conseguir o salário pretendido. Resultado, muitos começaram treinamentos e não terminaram e os que conseguiram abarrotaram o mercado, causando uma queda enorme na remuneração e gerando enorme desemprego, pois não havia vaga para todos.

Quantos de vocês fizeram uma certificação devido a uma tendência e nunca usaram seu conhecimento?

Seguem algumas dicas de quando surgir uma certificação e/ou houver interesse em fazer uma certificação, avalie os seguintes itens:

  • O alinhamento do seu rumo profissional com esta certificação;
  • Verificar se a certificação esta consolidada ou aguardar que se consolide primeiro;
  • Verifique se a instituição que esta gerenciando a certificação traçou regras claras para esta avaliação;
  • Verificar se o mercado esta aceitando bem esta certificação, ou a tendência de mercado não foi forjada por matérias pagas em revistas, internet ou televisão;
  • Verifique se você poderá manter a certificação, pois muitas delas exigem que sejam feitos cursos de reciclagem e participação em palestras, que lhes renderam despesas, mesmo que você não esteja usando seu conhecimento.

Boa Sorte a todos e até o mês que vem.

Autor

Sou profissional de TI com 21 anos de atuação em empresas de porte. Experiência em Gerencia de Projetos, Consultoria e Auditoria de Sistemas, Analise e Planejamento de Processos, coordenação de equipes, gerenciamento e administração de custos e comércio de Serviços. Certificado ITIL, COBIT e PMP. Experiência de 17 anos na realização e organização de Treinamentos Corporativos.

Leonardo Baez

Comentários

6 Comments

  • Show, Aproveitando o post estou postando link para webcast que eu e meu amigo Fabio iremos apresentar sobre certificações Microsoft:
    https://msevents.microsoft.com/CUI/EventDetail.aspx?EventID=1032496424&Culture=pt-BR

    Abraços,

  • Olá Leonardo…Estou em busca de certificação Itil, Cobit e PMP na região de Campinas!!! Seu artigo foi uma ótima leitura!!! Parabéns.

    • Patrick Boa Noite.

      Bem a TIEXAMES faz cursos on-line, pois em Campinas só conheço a MindWorks.

      Ao verificar a instituição que vai ministrar o curso, cobre o currículo do profissional que vai dar o curso. Só assista treinamento com profissionais atuantes no mercado.

      Digo isso pois sou instrutor a 17 anos além de atuar no mercado a 21 anos. Então posso durante o curso não só falar sobre o que será dado na prova, mas também dar embasamento prático e exemplos de boas e más práticas.

      Como disse não basta fazer a prova e ter a certificação, tem que saber usa-la.

      Espero poder ter ajudado.

      Grande Abraço

    • Boa tarde Leonardo, obrigado pelas dicas, abraço.

  • Leonardo Baez,tentei contato com você e todos os seus e-mails voltaram, por favor entre em contato comigo.
    Shirlei Fereira.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes