Carreira

Ξ Deixe um comentário

Só existe uma barreira para o seu sucesso: você

publicado por Luiz Eduardo Improta

Costumamos dizer que em TI tudo é difícil a começar pela graduação, MBA, Pós e por aí vai. Ninguém deseja ficar parado no tempo, admirando as folhas caírem, o vento soprar…este não é o perfil do profissional de TI. Ao longo do tempo, a preocupação com o profissional tem aumentado, ainda mais por que a TI se colocou em um lugar de peso em qualquer negócio: no centro juntamente com a atividade fim. Podem até não concordar, mas alguém consegue imaginar hoje um negócio sem o dedo, uma unha sequer da TI para alavancá-lo? Bem, se conseguiu parabéns, pois eu ainda estou pensando. Como já disse em um de meus artigos, até o pipoqueiro hoje se comunica com celular buscando o melhor lugar para vender seu produto.

E neste cenário onde está você meu amigo (a)? Neste mundo globalizado com muitas oportunidades vai ficar reclamando da vida, de seu emprego ou da falta dele! Acorda, tá tudo aí a seu dispor só falta sair desta atitude fracassada e se levantar e ir à luta. Fácil não vai ser, mas ficar na posição que está é que não irá mudar nada. Você é o principal responsável de seu futuro. Muitas vezes escrevemos nosso futuro em nosso passado. Mas enquanto há vida, existe tempo de mudar.

A TI hoje existe inúmeros tentáculos para escolher qual deles você quer ser agarrado e acredite: depois que começa e gosta, não consegue mais sair. Tecnologia demais vicia e faz mal, mas se tomar alguns cuidados é maravilhoso.

Comece agora, com um bom plano de carreira, porém antes pegue a preguiça e jogue no lixo, pois preguiçoso e mentiroso tem vida curta nessa área. E não se assuste quando encontrar gente que sabe tudo, faz tudo, etc. Bem se for o que realmente diz, terá muito futuro, mas pelo que tenho visto apenas 0,3% destes falam 90% de verdade. Pois saber tudo é impossível. Não tenha medo de dizer, “não sei, me ajuda”.  Simples mas funciona.

Os gestores hoje tem se deparado com um realidade muito triste com relação a capacidade dos profissionais que chegam para fazer entrevistas: currículos mentirosos. Devido a estes maus profissionais, ninguém hoje pode dizer que currículo ganha emprego. As empresas se viram obrigadas a realizarem testes de conhecimento para ver se o que diz no currículo do profissional é realmente verdade. Eu mesmo, quando estava em uma grande empresa de TI, entrevistei um profissional com um currículo de “arregalar” os olhos. Como era rotina aplicar um pequeno teste de conhecimentos abrangendo alguns tópicos básicos para a vaga, dei o teste ao profissional ( se é que o posso chamar assim ). E para minha surpresa ele errou tudo. Imagine uma questão básica para um profissional de “Segurança da Informação”… é ele também  errou esta que imaginou. Não é preciso dizer que não foi contratado. Temos que ser verdadeiros e ousados para crescer profissionalmente em TI. Não desista de sua meta, depois de traçada. E não vá à idéia de profissionais que dão conselhos, do tipo, coloque qualquer coisa no currículo para ser contratado e depois se vira. Acredite o mercado mudou e esta fórmula na grande maioria das grandes empresas não funciona mais.

Uma dica, para finalizar este artigo: “o alpinista só admira a paisagem ao redor da montanha, depois de atingir seu topo”. Tenha em mente que você é a única barreira que pode impedir seu sucesso. Se quiser mudar o rumo de sua vida, tem de ser agora, pois o depois pode ser tarde demais.

Autor

Sou profissional com mais de 30 anos de experiência desenvolvida em empresas do setor "outsourcing" em TI e Segurança da Informação. Com 2 Pós graduações e 1 MBA na área de TI e diversas Certificações em Segurança e Tecnologia da Informação, dentre elas: COBIT 4.1, ITIL v2 e v3, ISO27002, CCSA/CCSE, experiência na área comercial, Coach de líderes e analista comportamental C-VAT. Meu link no "linkedIn": http://br.linkedin.com/in/limprota007

Luiz Eduardo Improta

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes