TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Reestruturar uma Empresa – Por onde começar?

publicado por Roberto Carvalho

Bom dia à todos

Um dos grandes desafios de quem se propõe a prestar consultoria para as Empresas é o de definir o ponto de começo, de partida.Com certa frequência encontramos situações aonde a “casa” está totalmente “bagunçada”. Não há processos, não há sistemas, não há um DNA reinante. Pelo contrário, voce se depara muito mais com forças internas contrárias que com forças motrizes positivas. Há sempre o elemento humano, é claro.

Além disso, temos o ambiente externo, a competição, as tais “Cinco Forças de Michael Porter” e todo um conjunto de variáveis que acabam impondo um cenário complexo de gestão. Entendo entretanto que toda e qualquer mudança passa necessariamente pelo elemento humano: É dele que originam-se toda sorte de forças positivas (ou contrárias) que possibilitam o sucesso de qualquer projeto. No sentido oposto desta visão, percebo que muitas – muitas mesmo – Empresas não dão o devido valor ao seu bem maior, ao seu ativo de maior investimento: Seus profissionais. Tenho a impressão de que essas empresas regem-se pelas leis de mercado, aonde define-se o preço de um profissional, mas dificilmente seu valor.

Todo valor tem seu preço. E isso qualquer economista sabe muito bem. O que precisamos é buscar o equilíbrio entre aquele profissional que está em busca de um emprego e aquele que quer fazer A diferença. Da mesma forma, é preciso encontrar Empresas que proporcionem o devido espaço, ambiente e oportunidade  para que o processo de reconhecimento, de crescimento e de colaboração estejam ao alcance de todos seus colaboradores. Há os dois lados da mesma moeda. Veja aonde voce se enquadra, e veja em que tipo de Empresa voce está. A combinação dessas duas variáveis pode ser fator determinante para que voce seja um profissional realizado ou um eterno frustrado.

Grato pela leitura!

@carva45

 

Autor

Profissional de desenvolvimento humano. Atua com Coaching, mediação de grupos e de suas dinâmicas. Analista de perfil comportamental, com larga experiência no mercado corporativo. Co-autor do livro "Condicionados para o sucesso - Mudando Paradigmas"

Roberto Carvalho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes