Gerência de Projetos

Ξ 2 comentários

Controle seu Risco

publicado por Rogério Di Magalhães

A Govenança de TI se dá para a empresa por necessidades de controle, onde é necessário ser estabelecido os indicadores que permitam o monitoramento constante e focado em certas áreas de interesse que considere estratégicas e auxiliem a tomada de decisão.

O negócio precisa ser bem conhecido pois para se ter os devidos controles será necessário que os indicadores sejam bem empregados, visando ter o maior nível de abrangência estratégica e assim obtendo maior eficiência e resultados.

Em virtude da demanda constante por controle as organizações devem empregar métodos de mensuração de processos com o intuito de avaliar sua maturidade e assim determinar seus pontos de fraqueza e/ou ameaça  e assim melhor direcionar suas atividades, através de projetos e agrupamentos de projetos que aumentem a eficiência da corporação.

Cada projeto ou grupo de projetos que surgem devem ser co-relacionados a outras matérias que permeiam o mesmo, como Gestão de Mudança, Segurança, Valor, para que assim as medidas cabíveis a cada matéria possam ser melhor geridas. Onde cada stakeholder compreenda seu papel e toda a comunicação e meios de se mitigar possíveis falhas possam ser sabidas de antemão, e assim ter-se melhores resultados em sua implementação.

Portanto cabe afirmar que a necessidade por controle, gera demanda por indicadores, que por sua vez são determinados pela governança de ti aplicada, através da avaliação da maturidade dos processos, que definem como a organização está, como ela gostaria de ser, e da avaliação de GAP surgem os projetos que devem ser implementados para se alcançar a maturidade desejada, cada projeto deve ter em seu escopo de implementação a Gestão de Mudança, Valor e de Segurança como parte integrante do mesmo, portanto é razoável afirmar que é necessário empreender a Gestão de Risco para cada ação a ser empreendida.

Os riscos de cada ação devem ser associados para que  ações de contorno e de mitigação sejam desenvolvidos para cada tarefa a ser implementada, visando uma maior eficiência dos projetos e consequentemente melhor resultado.

Assim temos a Governança de TI alinhada aos objetivos estratégicos, servindo de insumo para a geração de informações que melhor subsidiem a alta direção na sua tomada de decisão.

Autor

Sou graduado Analista de Sistemas, pela Universo, OCA e OCP Oracle DBA e MBA de Governança de TI, pelo IBTA, com mais de 9 anos de atuação em tecnologia, experiência em gerenciamento de ambientes críticos, complexos e grandes corporações. Consultor em Tecnologia e Governança de TI. Instrutor Oficial Oracle. Sempre beirei a pia batismal das letras. Iniciando meu próprio percurso aos oito anos. Nascia ali minha primeira impressão poética sobre o mundo que me cercava. Sou autor de quatro livros que expressam minha visão sobre o ser humano e suas interações. Venho agora colaborar, deixando minha impressão sobre negócios e TI. e-mail: rogerio.magalhaes@gmail.com Twitter: rogeriodimaga Skype: rogerio.dimagalhaes Blog: http://rogeriodimagalhaes.blogspot.com/

Rogério Di Magalhães

Comentários

2 Comments

  • Rogério
    Vc toca num dos pontos mais difíceis de TI. A mensuração de resultados.
    Minha tese tinha um tomo sobre Valores e Cultura do Desenvolvimento.
    Só para mudar o conceito de stockholder para stakeholder, hoje consolidado, levamos duas décadas. Conseguimos.
    Mas a mensuração de processos dinâmicos é ainda mais desafiadora.
    Vamos em frente.

  • Ivan,

    Com certeza, porém a maturidade adequada para que tenhamos esses quesitos completados também é um processo.
    Obter indicadores de controle, demonstrar o valor entregue e gerir os riscos são os objetivos dessa abordagem atual em Governança de TI.
    “Vamos em frente”.
    Muito obrigado por sua participação, acredito que discussões em torno do tema é o que gerará as dúvidas, questionamentos necessários para se mudarem os processos vigentes para um modelo mais aperfeiçoado.
    Grande abraço.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes