Se você examinar dez projetos ao acaso, verá alguns dos piores objetivos já escritos na história do gerenciamento de projetos. Objetivos de projetos geralmente são difíceis de rastrear, vagos e pouco aprofundados. Em se tratando de objetivos de projeto, gostaria de sugerir as seguintes linhas gerais sobre como escrevê-los:
Detalhar, detalhar, detalhar.
Forneça tanta informação quanto possível e garanta que seus objetivos sejam específicos. Quando mais detalhes você fornecer, mais fácil será para as pessoas identificarem onde estão com relação ao processo de gestão de projetos e quanto mais dados acompanharem os objetivos, mais fácil será para que as pessoas tomem decisões de melhor qualidade.
Incluir métricas qualitativas e quantitativas.
Qual a razão de se estabelecer objetivos se eles não puderem ser medidos? Ao ler os objetivos do projeto, você deve se perguntar: Eu posso medir isso? Se você não puder, o objetivo precisará ser reescrito de forma a poder ser medido e rastreado e, consequentemente, garantir que foi completado com sucesso. A única forma de se garantir isso é ter um conjunto de elementos qualitativos e outro quantitativo.
Métricas qualitativas medem um projeto com base em padrões, indicadores ou características de qualidade. Taxas de defeito, taxas de retrabalho, aderência aos requisitos e necessidades de melhoria, entre outros, deverão ser considerados. Cada um destes poderá ser priorizado e adaptado a um mecanismo de rastreamento capaz de ser monitorado e seguido.
Métricas quantitativas medem um projeto com base em indicadores numéricos. Alguams das métricas mais comuns são progresso no tempo, orçamento, produção, horas trabalhadas, tempo de processamento e progresso do desenvolvimento. As métricas quantitativas normalmente incluem a necessidade de uma linha de base com a qual se possa comparar as métricas coletadas.
Buscar consenso com a equipe.
É fundamental garantir que a equipe concorde com a importância da medição dos objetivos. Como os objetivos são criados no início do projeto e, em geral, são muito soltos, a equipe do projeto durante o planejamento deverá concordar com padrões de medições que sejam detalhadas e compreensíveis. A equipe deverá garantir que estes padrões sejam as melhores métrica possíveis considerando as limitações do projeto.
Criar uma abordagem razoável para a obtenção destes objetivos.
A abordagem para atingir os objetivos é o cerne do projeto. A menos que a abordagem – alguns chamam de estratégia de execução do projeto – seja compreendida e suportada por toda a equipe, haverá conflito nos processos executados pela equipe do projeto. Conflito significa que os membros da equipe acabarão por tomar direções diferentes e utilizarão métodos diversos. Este é o pior cenário para o gerente de projeto.
Operar em uma janela de tempo factível.
Crie uma linha do tempo e siga-a!!!
Esta linha do tempo terá que fazer sentido e contemplar todas as atividades previstas para o projeto. Além disso, ela deverá ser publicada para todos os membros da equipe.
Como gerente do projeto é sua responsabilidade focar constantemente em manter a clareza e a coerência da linha do tempo – alguns costumam chamar esta linha do tempo de cronograma.
Para concluir, objetivos bem escritos podem ser uma forma muito bem sucedida em “vender” o projeto e eliminar o gap de comunicação entre a área de negócios e a área técnica. Entretanto, bons objetivos nunca serão escritos por si próprios, muito menos rastreados sozinhos.
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