Segurança da Informação

Ξ 1 comentário

Sua Privacidade em Risco

publicado por Paulo Fagundes

Este é o grande dilema do momento, onde fica o limite de sua privacidade?

Se você pertence ao grupo que reenvidica privacidade na sua vida, com certeza sua vida não vai ficar nada facil nos dias de hoje e pior ainda no futuro. Hoje praticamente é impossivel de se ficar anônimo ou incógnito em virtude das maravilhas eletrônicas quer fazem parte do nosso cotidiano onde particamente tudo o que fazemos, onde vamos, o que compramos, o que comemos, etc.., tudo é registrado sem a menor prudência.

Sem saber ou sabendo, todas suas informações estão sendo armazenadas no seu provedor de internet, na sua operadora de celular, pelo seu serviço de GPS, pelas operadoras de Cartão de Débito e Crédito e por ai vai.

Quando você navega na internet todos seus passos são seguidos, inocentemente você fornece aos dispositivos de rastreio suas preferencias de noticias, assuntos, comida, destinos de viagem, seus comentários em grupos de discussão, blogs e twitter, sites que você visita com mais frequencia ou diáriamente, etc.., tudo isto fica armazenado e ralacionado ao seu numero de IP nos provedores, veja bem, se você é daqueles que acredita em softwares que prometem navegação segura e anônima na internet com certeza você precisa rever seus conceitos, pois isto não existe.

Com sua imagem as coisas são mais perigosas ainda, pois você corre o risco que sua foto seja usada em perfis falsos nos sites de relacionamento e até mesmo em fraudes de documentos se você possui cadastros em sites que obrigam você informar dados como CPF,RG, Endereço, etc..

Com os celulares ocorre o mesmo, pois mesmo negando, é totalmente possível de se obter sua localização independente de seu aparelho possuir GPS ou não, através de uma triangulação de sinal pelas antenas das operadoras, portanto, além de todas suas ligações ficarem registradas, suas mensagens (SMS), emails e acessos a internet sem falar de sua localização tambem pode ser fornecida. Vale a pena lembrar que para os modelos mais novos, não basta desliga-lo.

Camêras, estas sim acabam com sua privacidade, hoje podemos encontrar camêras nas ruas (Vigilância de prédios e parques, Trânsito), celulares de terceiros, caixas eletrônicos, estacionamentos, elevadores, portarias, etc…, enfim, para onde você for com certeza sua imagem será registrada.

Para quem possui Tv por assinatura seja ela por Cabo ou por Antenas, toda sua preferência de canais (Programas, Filmes, Pay Per View, Jogos, etc..) fica registrada assim como em quais horarios você fica mais tempo na frente de sua TV.

Para finalizar vamos falar a respeito do seu dinheiro, hoje no momento que você utiliza seu Cartão de Crédito ou Débito suas preferências são devassadas incluindo informações de o que você come, onde você faz suas compras e o que compra, para onde viaja e onde fica hospedado, não esquecendo tambem qual empresa aérea é de sua preferência.

Enfim, todas estas informações são negociadas sem nossa permissão e podemos até dizer que até mesmo sem saber. Todos estes dados são valiosos para empresas que precisam destas informações para faturar ainda mais através de um direcionamento de suas campanhas publicitárias e para uma seleção exata de seu público alvo.

O que é dificil de se aceitar é que mesmo com toda esta tecnologia de invasão de privacidade, ainda continuamos a ver crimes ficarem impunes por falta de provas, mas este é um assunto para uma outra discussão.

Infelizmente este é o preço de todo este avanço técnologico que mesmo muitas vezes não respeitando os limites de sua privacidade, podem ser utilizados prudentemente para lhe garantir segurança e bem estar, mas este desafio não depende de nós pobres usuários.

Autor

Profissional com mais de 29 anos de experiência, com histórico de sucessos em grandes projetos envolvendo produtos Oracle, IBM e Microsoft. Vasta experiência como Administrador de Bancos de Dados Oracle, SQL Server, DB2, Sybase entre outros, Gerenciamento , Coordenação de Equipes de Developers e DBAs, gerenciamento de recursos de dados e infraestruturas de tecnologia da informação. Excelente em várias funções do projeto de alto perfil consultor para corporações globais que envolvem as implementações e integrações complexas de sistemas de TI. Participação em projetos de grande porte e alta complexidade em empresas como ( MWM Motors – UNIMED – Telefonica – Coca-Cola – Bunge (USA/Brasil) – COMPAQ – IBM – ORACLE – HP – Cia Vale do Rio Doce (CVRD) – MRS Logística – B2W – Lojas Renner) Trabalhos realizados junto a Instituições Governamentais (Estaduais e Federais) Formado em Computational Science Engineering e Pós-Graduado em Computers & Internet Security Systems pela Eidgenössische Technische Hochschule Zürich, Suiça Cursos de Pós-Graduação e Extensão em Stanford University, University of Washington, The Open University-UK e University of California, San Diego Colunista de Segurança de TI, BigData e Clound Systems do jornal canadense "The Canadian"

Paulo Fagundes

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes