Carreira

Ξ50 comentários

Salto Alto no Suporte de TI

publicado por Daliane Martins

“Sim, sofri preconceito”. “Sim, fui discriminada”. “Não queriam me empregar”. “Não acreditavam no meu potencial”. E sou uma mulher na Tecnologia da Informação.

Mesmo tendo conquistado o direito de pensar, de votar, de nos mostrar como grandes profissionais e,  claro, termos filhos sem maridos, o espaço no mercado de trabalho ainda é difícil para a classe feminina. Por não termos o porte físico masculino? Por sermos mais frágeis? Não podermos desempenhar tal função? Essas considerações fazem parte da vida de muitas mulheres que escolheram triunfar pela área de tecnologia, a fim de regozijarem-se com bancos de dados, cabos telefônicos e unhas quebradas manuseando placas-mãe.


Dentre as ramificações da TI, a área de suporte talvez seja a menos habitada por mulheres, já que é necessário ter uma postura mais séria e hostil, quando se trata de usuários avessos à informática (o que realmente é mais fácil para os homens!) e, elegante e gentil, para manter a calma do seu cliente, afinal, a doçura transmitida pela voz feminina é capaz de acalentar até o coração daquele usuário que precisa entregar um relatório de 135 páginas quando o Sistema Operacional trava durante a revisão que está fazendo – e detalhe: ele ainda não o salvou no disco.

“Já subi escada de saia e salto alto carregando um  gabinete e um monitor LCD”,  digo, e não perco a feminilidade nem quando é preciso prestar suporte a usuário mal-humorado, que acredita que as mulheres são incapazes de resolver os tantos incidentes que acontecem diariamente nas redes.  Basta uma amostra de meu trabalho e provo que podemos, sim, fazer parte deste mundo de exatas, onde um bit é mais importante que uma tarde de compras no Shopping.

A racionalidade que encontramos no mundo da informática também pode ser facilmente absorvida pelas mulheres, de forma que também somos capazes de agir seguindo a lógica, compreender tutoriais e destrinchar sistemas, para auxiliar nossos clientes na resolução de problemas banais que garantam a sobrevivência corporativa. Porque a informática é de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho das grandes  empresas, e estar alerta aos chamados e solicitações de usuários que precisam usufruir das ferramentas tecnológicas da melhor maneira possível, é algo que pode ser feito com candura e gentileza femininas, às vezes até com uma pitada de vivência emocional, para transformar uma ferramenta inelegível aos olhos de um leigo em algo especial, coisas que nós, mulheres, sabemos fazer por natureza, por instinto.

Além disso, as mulheres trazem um verdadeiro diferencial para as Unidades de Suporte, quando conseguem agregar valores maternais aos atendimentos complicados e problemas sem fim, sempre com charme e presteza. E provamos mais uma vez que sabemos “pilotar” redes, pois, com muito empenho e dedicação, aliados à vontade de obter sucesso profissional, agarramos mais esse desafio para vencermos.

Artigos Relacionados

Autor

Formada em Redes de Comunicação, com experiência em Suporte e Relacionamento com clientes. Neste momento, Consultora de Negócios em ERP.- Apaixonada por livros, cinema e TI.

Daliane Martins

Comentários

50 Comments

  • Parabéns pelo texto. Você é realmente admirável e extremamente determinada.

  • O texto é muito legal, realmente ela descreveu com detalhes como somos vistas no mercado de trabalho, principalmente para as mulheres que gostam de ciências exatas, ainda há o preconceito que essas áreas são apenas para os homens.

  • Que absurdo!!! que abuso!!! uma moça tão bonita com um futuro tão promissor na carreira doméstica perdida neste mundo grosseiro da Tecnologia da Informação. Ao lado de um homem de verdade poderia faze-lo tão feliz, cozinhando, arrumando, lavando, passando… enfim, é uma pena… talento perdido…

    Imagine só hem Daliane, este discurso Machista e sem lógica nenhuma… aliás… lógica você domina muito bem, pois é… é uma brincadeira tá! mas sei que você ja deve ter passado por isso, pois este mundo da TI realmente é machista, ainda bem que existem Empresas de TI modernas e bem administradas, com visão de futuro, que compreendem a necessidade de absorver para o mercado a Imensa Capacidade Feminina.

    Parabéns pelo sucesso!!! e boa Sorte nas adversidades!!!

  • Parabéns pelo seu esforço e garra, continue assim!

  • Grande texto. Abordou pontos importantes! Sucesso!!

  • Ainda bem né! Que essa área de Suporte em T.I. está ficando mais rosa…parabéns e força sempre!!!

  • Realmente estamos aumentando nosso espaço no mercado de trabalho e voce está de parabens por estar rompendo barreiras e discriminacoes, PARABENS!!

  • Parabéns!!que seu exemplo sirva de inspiraçao para muitas outras!!

  • Mandou suuuuper bem cunha!! O Texto ficou fantástico!!! Se você é boa de TI na mesma proporção que escreve, já tá contratada !!! kkkkkk

    Meus sinceros parabéns, ganhou mais um fã.

  • Apesar de não ser uma profissional de TI, trabalho numa sala ao lado do Departamento de TI da minha empresa e foi lá que conheci a Daliane, única mulher no departamento, sempre linda, maquiada, bem vestida e… competente! Sim, ela já subiu “escada de saia e salto alto carregando um gabinete e um monitor LCD”, e digo mais: com muita elegância! Amiga, parabéns pelo texto! Além de mulher, profissional de TI e excelente amiga, você está se mostrando uma excelente escritora! Beijos e muito sucesso!

  • Parabéns, é importante sabermos que o nosso imenso mundo de TI tem espaço para todos e se tratando de uma mulher de alta capacidade e inteligência podemos crêr que esse espaço esta bem ocupado.
    Muito sucesso ao longo dessa carreira que promete muito.

  • Convivo com mulheres na área de TI deis dos meus 14 anos, nos cursos que eu realizei e neste tempo eu não vi nenhuma que se interessou pela área. Eles falavam que não gostavam de computadores se não fosse para usar o orkut ou o MSN. Porem os tempos estão mudando e cada vez mais as mulheres estão entrando neste mercado que já bastante concorrido, posso perceber isso na minha Faculdade.
    O que falta para as mulheres é enxergar que elas são capazes e não desistirem pelos preconceitos.
    Parabéns, pela sua coragem.

  • Excelente seu artigo,você conseguiu demonstrar com sutileza a força das mulheres no mercado de trabalho e a desigualdade vivida no cotidiano.Mais ainda precisamos derrubar algumas barreiras e exterminar com essa discriminação sócio cultural.Parabéns pelo exemplo de força e superação para todas as mulheres,que é sobretudo o maior alvo de preconceito.Muito sucesso pra você

  • Daliane, mulheres em TI sempre foi um assunto bem controverso o que é uma pena, já que a beleza e sensibilidade feminina fazem falta em qualquer recinto ainda mais num ambiente masculinizado de suporte como você comentou. Infelizmente, ainda há preconceito sim contra mulheres que resolver se envolver com a área de TI, mas como o preconceito sofrido por vocês em várias outras áreas, vocês estão passando por cima e mostrando seus valores.

    Mas há algo que sempre admiro nas mulheres de TI: Aquelas que resolvem enfrentar a barra e continuar com o trabalho duro, são extremamente determinadas e estudiosas para não dar aos outros mais motivos,com seus erros, de inflamar o preconceito de todos; e essa atitude as torna mais capacitadas em menor tempo, cientes do que querem e com uma espírito de luta pouco visto entre os homens.

    Bem… sou suspeito para falar, sou um admirador nato dos atributos e qualidades femininas, porém cá estou eu pra prestigiar seu texto e parabenizar pelo assunto e pela qualidade demonstrada!

    Sucesso!

    Att.,
    Rafael Sá Oliveira

  • Parabéns!!! O ponto mais importante é acreditar que é capaz e acredite, não duvidamos do potencial de vocês em especial a você Daliane que esta provando que esta área também é para o publico feminino.

  • Concordo, com o texto acima.

    Ainda existe o preconceito com mulheres em cargos “normalmente” ocupados por homens até mesmo no momento da remuneração.

    Mulheres e Homens possuem a mesma capacidade, o que precisamos hoje é quebrar paradigmas e prospectar a união.

    Abraços.

  • Parabéns pelo texto e pela sua força e determinação! É admirável!
    Você prova que beleza e força convivem muito bem e o mais importante, que é possível chegar onde queremos.
    Muito suce$$o.

  • Ei, pessoal!

    É isso aí! O objetivo deste texto é mostrar que a tecnologia é um grande palco e está aberto aos profissionais corajosos, batalhadores e munidos de força de vontade para lidar com um cotidiano estressante como este.

    Sucesso para todos nós!

    “Vamos conquistar nosso lugarzinho neste mundo!”

  • Concordo em genero, numero e grau com o texto. Não deve existir discriminação. Com “alguns” anos de experiência na área de Serviços e Suporte de TI eu particularmente prefiro as mulheres. São mais atenciosas, inteligentes e tratam melhor os usuários “nervosos”. Sem preconceito. Parabéns Daliane pelo texto e sinceramente espero que cada vez mais mulheres como você ocupem cargos importantes em TI.

  • Pois é, mesmo assim continuam achando que nós mulheres não temos “creditos” no domínio de TI, as pessoas pensam que não somos capazes de resolver problemas envolvendo suporte as coisas precisam mudar ainda mais… abraços

  • Parabéns pelo texto, como já disseram você escreve muito bem! pelo visto domina a comunicação dos bits e a humana também, e em tempo subir uma escada de saia e salto com um gabinete e monitor em mãos é um feito e tanto!

  • Seu artigo é realmente a exposição da realidade.
    Parabéns, sua determinação servirá como espelho para muitas mulheres.

  • Talento e determinação independem de sexo, cor, raça, religião… Basta acreditar que é capaz e pronto! – É só fazer.

    Às vezes é até difícil acreditar que ainda hajam empresas e pessoas (principalmente – Lembrando que as pessoas são responsáveis pela cultura da empresa) que discordem que homens e mulheres podem desempenhar os mesmas profissões. Não me refiro a todas as profissões claro, sabemos que as diferenças físicas e psicossociais interferem sim em alguns cargos. Consegue imaginar uma mulher descarregando um caminhão com sacos de cimento, ou um homem Depilador (Eu não freqüentaria – Opa! Cultura psicossocial gritando) sem se assustar a primeira vista? – Exato! Nossos medos ao diferente sempre apimenta as coisas.

    O que quero dizer, é que o mercado ter as portas fechadas para o novo (Mulheres no comando – Uhuuuu) é compreensível. A diferença entre a porta abrir ou não está em como você bate nela. Não abriu de 1ª, tente a 2ª, e a 3ª, e a 4ª, quantas forem necessárias, arrombe se preciso. Não digo quebrar tudo (isso dá processo), mas dê a cara a tapa, seja um pioneiro ou pioneira, como é o caso.

    Parabéns Daliane, um ótimo texto, uma ótima idéia. Uma excelente garra! Se não fosse por mulheres como você, provavelmente o potencial feminino ainda estaria sendo aproveitado apenas em cálculos de porções de ingredientes em receitas complicadas e feedbacks a filhos e esposo.

    Sinto orgulho em assinar aqui embaixo como sua irmã.

  • Parabéns, eu ainda não trabalhei com nenhuma mulher, mas já estudei com 2 numa turma de quase 30, realmente são minoria, mas são determinadas e sabem tanto quanto qualquer homem, superando em muitas vezes, parabéns.

  • Adorei o texto, já passei por isso quando entrei no mercado de TI, mas aos poucos conquistei meu espaço e respeito dos colegas. Parabéns pelo texto. Vamos dominar o mundo!(brincadeira)

  • Saloma,

    É dessa forma: deixe-nos mostrar nosso trabalho e aprecie os bons resultados!

    🙂

  • Excelente posicionamento.
    Sou a favor de usar bem os recursos que temos! Deviamos aproveitar melhor a organização e o “ar acolhedor” que toda mulher tem e quebrar a barreira da imposição do mais forte.
    Parabens!

  • Muito bom o artigo, parabéns.

  • Daliane! Boa noite! Tb sou colunista deste site e queria dizer que sou um cara extremamente a favor da mulher em todos os seguimentos. A melhor gerencia de TI que tive foi de uma mulher na minha época de Alcoa e nos projetos que trabalho, os Project Manager que mais se destacam são as mulheres.
    Portanto, este é mais um preconceito ridículo que vai sendo destruido a medida de pessoas como vc mostram valor e competência!
    Abraços e não deixe de ler meus posts aqui tbm!

    • Oi Uilson!

      Obrigada por seu comentário…e não deixarei de ler os seus posts tb!

      Sucesso para todos nós! 🙂

  • Daliane, parabéns pelo artigo, as minhas considerações são as mesmas do Rafael Sá!!

    Nem preciso dizer.. vc é uma excelente profissional, perde, quem perde voce numa empresa !!

  • Pessol,

    Mais uma vez muito obrigada pelos comentários e pelo incentivo. Sinto-me cada vez mais motivada a seguir em frente e conquistar todos os meus objetivos… E espero que todos se sintam dessa forma, encorajados e determinados a serem sempre melhores!

    Abraços a todos 🙂

    • Corrigindo…

      Pessoal**

  • Daliane, isso só mostra que em empresas antigas ainda têm esse preconceito “machista”, que só homem tem competência, mas as empresas modernas sabem que a mulher tem o seu potencial, então o negócio é correr atrás dos seus objetivos! Se uma empresa não te valoriza só pelo fato de ser “mulher”, com certeza lá fora terá 10, 20 empresas que vão valorizar o seu profissionalismo, não importando o sexo. Parabéns Daliane! Muito sucesso!

  • Estamos precisando de mais mulheres nessa “nossa” area. Que venha as mulheres.

  • Daliane Martins,

    Estou verdadeiramente orgulhosa de você! fico muito feliz em saber que conquistou o seu espaço e conhece o seu potencial.
    Seu artigo está muito bem escrito, claro e refletindo um assunto tão latente em nossa sociedade, que merece toda a nossa atenção: A questão de gênero no mercado de trabalho. As mulheres realmente já conquistaram muitos direitos e garantias, mas o caminho ainda é longo.
    O mais interessante no seu texto é o destaque que você dá ao salto alto, pois quem disse que uma mulher competente não pode ser bela e elegante? ou doce? será que para demonstrar conhecimento temos que ser brutas?
    Como vc bem sabe, também me graduei e trabalho em ambientes onde a presença feminina é minoria, mas me sinto muito bem em compor o grupo e levar o meu ponto de vista e sensibilidade ao meu emprego.
    Parabéns pelo sucesso!!!

  • Parabéns irmã!

    Gostei muito do texto: sincero, moderno e sua cara. Você possui tudo que o mercado precisa, é especializada, talentosa, com fibra e possui muito vontade de vencer. Estou surpreso e feliz por perceber o quanto minha irmã mais nova cresceu. Felicidades.

    Douglas

  • Olha sendo totalmente estatístico. Sabemos que o mundo será das mulheres. Pois a 2 anos atrás tinha para cada homem 8 mulheres e agora foi realizado novamente e tem 14 mulheres para cada homem.

    Isto diz alguma coisa? É claro né gente!
    E sinceramente, tem coisas que a mulher faz melhor e ponto.

    Bruno Velaz

  • Um dos melhores analistas com quem já trabalhei era uma mulher, e acho sinceramente que ser educado, polido, e gentil com usuário é a melhor forma de começar a solução de um problema. Eu posso dizer que dessa forma você além de conquistar a confiança você ganha respeito e admiração pessoal. Que pena que as mulheres não gostam tanto de informática como de administração. Continue assim, e os machistas que se danem!

  • Vou me unir a maioria. Daliane, excelente artigo. Parabéns!

    Confesso que já tive algum preconceito certa vez. Mas hoje, “pago a língua” trabalhando ao lado de 3 (três) gatas, super competentes, que me surpreendem a cada dia.

    Tenho que anotar aqui que uma delas, inclusive, tem o muque maior que o meu. Pra carregar aqueles CRTs de 22″, NÃO TEM PRA NINGUÉM!

    Elas vão ler isso (risos).

    Brincadeiras a parte… Minha esposa também é outro exemplo de cultura, determinação, inteligência. Mulher fantástica: bota muito marmanjo no bolso. INCLUSIVE EU.

    Acho que essa coisa de homem melhor que mulher e blá blá blá é coisa MUITO do passado.

  • Parabéns, Excelente artigo, bem escrito, bem elaborado e embasado na experiência vivida…

  • ótimo artigo. Eu não penso que as mulheres não são capazes, acredito em igualdade de fato, real. Não faço distinção. Digo isso porque existem mulheres que querem a igualdade, mas, até a página 2, isso eu não gosto, igual é igual e ponto. Muito bom o texto, o preconceito realmente existe, mas, temos que trocar idéias e assim contribuir para que mitigá-lo.

    Abraços,
    Alexandre.

  • Daliane,

    Parabéns pela sua intrepidez!
    Desejo ainda mais sucesso em sua carreira.
    Abs,

    Gideão.

  • Eu já contratei mulheres para trabalharem comigo no suporte de algumas empresas, mas eu não conseguia deixar que ficassem carregando gabinetes e monitores (alguns CRT) de um lado para outro.
    Não que elas não tivessem capacidade para isto, mas como homem eu sempre acabava deixando pra mim isso, mesmo tendo contratado elas para o serviço rsrsrs.

  • […] – Salto Alto no Suporte de TI – Daliane […]

  • Parabéns pelo artigo, vivo nesse mundo também e sei, não é fácil ser o bendito fruto no meio de uma área AINDA impregnada de machismo e achismo, mais a determinação feminina do coloca numa posição privilegiada: Das mulheres vencedoras que não aceitam um não da vida como a útima palavra. Viva as MOÇAS do suporte onde elas estiverem!

  • Parabéns pelo conteúdo!
    Eu sou mulher e trabalho com TI, sei bem como é..
    Mas aos pouquinhos vamos mostrando que temos conhecimento e conquistamos nosso espaço na equipe, na empresa, etc.

    “Somos a mudança que queremos ver.”

  • Bom dia a todos, esse tipo de preconceito já acabou faz tempo… E a área de Suporte cai muito bem pra elas por sinal pois as mesmas tem mais paciência do que nós homens para aturar os usuários que a cada dia que passa ficam mais burros, mas o melhor é não trabalhar nessa área!
    Abraços a todos!

  • […] Fonte: TI Especialistas  […]

  • Parabéns pela matéria, muito boa. Sucesso sempre pra todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Pesquisar:

Patrocínio

Publicidade

Qualifique-se:

Cursos Online na Área de Informática

Artigos mais lidos