Tecnologia

Ξ 1 comentário

Troubleshooting para iniciantes

publicado por Leonardo Machiavelli

Figura - Troubleshooting para iniciantesRecentemente minha esposa reclamou que a câmera de seu IPHONE não estava funcionando. Foi aí, que a perguntei o que havia feito para troubleshooting. Ela tomou um susto e só faltou perguntar quem era essa tal de Troubleshooting. Expliquei que era para ela tentar passos básicos para resolução de problemas, como reiniciar o aparelho.

Fiquei surpreso, porque ela nunca havia reiniciado o Iphone, e também ficou surpresa, pois, após reiniciá-lo,  a câmera voltou a funcionar e o aparelho ficou até mais rápido.

Agora, troubleshooting é um termo usado em casa em diversas situações e meus amigos de TI ficam admirados quando ouvem minha esposa usar essa palavra.

Podemos traduzir a palavra como “solução de problemas”. Mas geralmente mantemos o termo em inglês, assim como diversos outros termos em TI.

É muito raro encontrarmos um consultor no mercado especializado nessa área, muitas vezes, quando enfrentamos um problema grave em nossa rede de computadores ou sistemas recorremos para analistas sêniors ou especialistas.

Mesmo assim, nem sempre dispomos dessas pessoas em nossas estruturas e quando as temos, com certeza elas te perguntarão o que já fez para tentar solucionar o problema.

Segue abaixo uma pequena lista de tarefas que pode te ajudar na resolução da maioria dos problemas de infraestrutura em sistemas windows. Quando não ajudarem, pelo menos, te darão informações suficientes para escalar o problema para outro analista.

  1. Verificar se o aplicativo esta travado em gerenciador de tarefas (atalho CTRN + Shift + ESC). (primeira aba). Caso esteja, force o encerramento dele. Caso não consiga fechar o programa pela aba de aplicativos, clique com o botão direito no aplicativo que esta rodando, vá até a última opção “ir para processo”, em processos clique para finalizar o processo.
  2. Verificar os serviços do Windows usando comando services.msc
    • Sugiro classificar os serviços por “modo de inicialização” e verificar se todos os serviços que estão configurados para iniciar automaticamente estão rodando. Caso não estejam verifique o motivo.
    • Geralmente é problema de dependência de outro serviço, usuário inválido ou arquivo de configuração corrompido.
  3. Verificar uso de CPU, RAM, REDE e IOPS em gerenciado de tarefas. Muitas pessoas estão acostumadas a verificar somente os 3 primeiros (quarta e quinta aba), porém IOps (Input e Output) de disco pode ser o gargalo para problemas em sua máquina. Esse monitormanto esta disponível na opção monitoramento de atividades na aba de desempenho.
  4. Agora não faça mais nada. Se sua maquina tiver dados críticos sugiro fazer backup completo, antes de qualquer outra intervenção.
  5. Reinicar a máquina. Agora sim. Muitas pessoas fazer isso antes de qualquer coisa, mas não vale a pena, pois você pode perder a oportunidade de checar a causa raiz do problema.
  6. Comando msconfig na barra de run. Desde Windows XP esse comando ajuda muito para saber programas\serviços que o sistema starta logo na inicialização (quarta aba). É sempre útil verificar se existe algum programa suspeito ou mesmo inútil iniciando o Windows. Eu já ganhei dinheiro melhorando desempenho da máquina somente fazendo uma limpeza nessa lista.
  7. Métodos de Comparação = Comparar configuração da maquina parada com uma em produção
  8. Antivírus muitas vezes ao invés de ajudar atrapalha. Mantenha sempre atualizado, customizado segundo sua necessidade e nunca tenha mais de um rodando na máquina. Remover e fazer testes pode ajudar a encontrar o problema da maquina. Nunca fique sem um antivírus.
  9. Firewall do Windows. Se estiver usando um bom Anti Virus, não vai precisar do firewall do Windows.
  10. Políticas do Windows – Todo Windows tem políticas de segurança definidas por padrão. Verifique elas usando comando RSOP ou visualizando suas políticas locais. Se sua máquina estiver em um domínio, teste tirar ela para verificar se o problema persiste.
  11. Elimine problemas de infraestrutura. Teste sua máquina fora da sua rede atual usando modem 3 ou 4g.
  12. Resetar Internet do internet explore, em painel de controle, opções de internet, aba avançado, reset também pode resolver problemas de navegação.
  13. Se o problema persistir, teste usando outro browser de internet, como Google Chrome ou FireFox.
  14. Tente com outro cabo de rede de uma maquina que esteja funcionando ou mesmo acesso wireless.
  15. Verificar espaço disponível em disco. Unidades C, D…etc
  16. Nunca instale mais de um antivírus na maquina.
  17. Ainda estamos longe de fazer todos os testes. Seu problema pode ser de um componente de hardware com problema e precisaria de um pequeno laboratório para fazer esses teste. Porém se se atentar as pequenas dicas acima já vai deixar de ser um iniciante.

[Crédito da Imagem: Troubleshooting para iniciantes – ShutterStock]

Autor

Profissional de TI com mais de 10 anos de experiência na indústria de TI. Sólida experiência em Windows Server, LAN, WAN, WWAN e SAN. Certificado Microsoft, VMware e em busca PMP. Ampla experiência em projetos de infra-estrutura de rede e análise de custos de TI. Líder da equipe de Operações de TI. Focado em metodologias e normas de segurança globais, como ISO e PCI. Carismático, Extrovertido, amigo e esforçado.

Leonardo Machiavelli

Comentários

1 Comment

  • Muito Bom! Sempre precisamos de dicas e também de percepções diferentes sobre temas tão cotidianos. Isso nos faz repensar, e a sair do lugar comum colocando em prática a maxima: “Abandonar as ideias fixas, rejeitar a situação atual das coisas”

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes