Carreira

Ξ Deixe um comentário

Timidez, medo e o sucesso

publicado por Francisco J S Fernandes

Quantas vezes você assistiu uma apresentação e saiu dela pensando… “como aquela pessoa é um comunicador nato! E como conhecia do assunto! Como eu queria saber falar assim!”. Falar com segurança, passar credibilidade a quem ouve, e envolver sua audiência com desenvoltura não são apenas pré-requisitos de quem vive fazendo palestra, de professores ou mesmo de líderes ou executivos. Na área de TI, essa é uma característica importante para quem busca um lugar de destaque. A comunicação bem feita é uma das chaves para o sucesso.

 Mas como desenvolver estas características? Tem pessoas que nascem com dons e facilidade para exercer determinados papéis. Eu sou uma daquelas que jamais acreditava que um dia falaria para uma grande audiência. O motivo? Timidez absoluta! Medo de enfrentar as pessoas, de ser avaliado, criticado e censurado. Sentimentos normais e comuns a muita gente. Desde pequeno tinha verdadeira aversão a parecer ridículo. Chegava ao ponto de ter vergonha de fazer sinal para o ônibus parar, com medo dele passar direto e as outras pessoas rirem de mim. Só entrava no ônibus quando alguém mais fazia sinal ou então quando o ponto estava vazio. Quer pior cenário do que este?

 Eis que decidi estudar Tecnologia da Informação. E tive que enfrentar meus fantasmas, quando descobri que minha evolução como Analista de Sistemas, dependia de saber me expressar bem e falar em público. Aos poucos, na medida que minha carreira progredia, foi sendo cada vez mais necessário enfrentar meus receios e me tornar uma pessoa melhor. Era um objetivo meu. Mas que com certeza, é comum a muita gente. Contei com a ajuda de muita gente, de amigos, colegas de trabalho. A partir do momento que aceitei minhas deficiências, fiz de tudo para me livrar delas. Li livros de auto-ajuda, fiz treinamentos relacionados ao tema, e aos poucos fui perdendo a vergonha, fui ganhando confiança e posso dizer que quando buscamos um objetivo com afinco, dificilmente não o atingiremos.

 Para qualquer profissional de área de TI, a comunicação é fundamental. Com a globalização e dispersão das equipes geograficamente, a comunicação deixou de ser cara a cara, e passou a ser virtual. E sem o contato visual, tornou-se mais importante ainda o contato por meios eletrônicos. Para muitos, “falar” por e-mail é mais fácil que ao vivo. Mas tampouco elimina a necessidade de vencer a timidez e seus próprios medos e aprender a comunicar melhor e de  maneira mais eficiente.

 A medida que um profissional evolui, as necessidades de comunicação vão mudando. Para um técnico operacional, o foco é muito maior na operação, sendo que a comunicação não exige nenhum perfil mais elaborado. Já para a liderança, a comunicação já exige uma preparação maior. Lidar com pessoas, entende-las e se comunicar com elas, é um baita desafio. Num nível executivo, a comunicação é ainda mais essencial, pois a informação passa a ser tratada de outra forma, mais resumida e sumarizada, com foco na tomada de decisões.

 A conclusão a que chegamos é que se queremos evoluir, temos que nos preocupar com nossa comunicação. Quanto mais cedo aceitarmos nossas dificuldades e lutarmos contra elas, mais cedo estaremos melhor preparados para assumir maiores desafios. Saber apresentar ideias e resumir projetos enormes em alguns minutos de conversa produtiva são características dos profissionais em níveis mais estratégicos. E não pense que apenas os líderes precisam comunicar-se bem. Com as empresas cada vez mais aderindo à carreira em Y, onde temos uma vertente gerencial e outra técnica, temos muita gente da área técnica em altas posições, com necessidades de comunicação parecidas aos gerentes, diretores e presidentes. Isso inclui Arquitetos e Consultores que muitas vezes representam suas empresas perante seus clientes.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional de IT e apaixonado por tecnologia, Francisco é Arquiteto de Soluções com mais de 25 anos de experiencia no mercado de TI em diversas empresas como BID, HP, EDS, Fininvest, Unibanco, Banco Nacional e Sul America Seguros. Escrever é um dos seus hobbies e, além de tecnologia, é aficionado por música, viagens, fotografia e futebol. Meus contatos são: LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/franciscojsfernandes E-mail: kikofernandes@gmail.com Twitter: @kikofernandes71

Francisco J S Fernandes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes