Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Storage – Dicas para adoção de soluções

publicado por Abian Laginestra

Figura - Storage – Dicas para adoção de soluçõesUma pesquisa do IDC demostrou que muitas empresas enfrentam dificuldades para lidar com uma infraestrutura de armazenamento devido a complexidade da gestão, inflexível aos novos requisitos de desempenho e de elevado custo de aquisição, upgrade e manutenção.

Sabidamente a complexidade, junto a probabilidade de falhas, é inversamente proporcional ao nível de automação dos processos de manutenção e suporte.

Para os gestores de TI que precisam explorar as vantagens da Terceira Plataforma, tais características constituem um obstáculo estratégico que deve ser superado.

“Consolidar, padronizar, automatizar” é uma medida útil para avaliar o potencial impacto de uma nova solução de armazenamento.

Ok, essa medida também é usada no Gerenciamento de  Banco de Dados, e de maneira geral no Gerenciamento de Serviços de TI.

Mas ainda sim é uma medida muito simples e eficaz para a adoção do seu próximo Sotorage.

Com isso, as vantagens de um melhor desempenho de E/S serão afastadas ou negadas pelo aumento da complexidade e dos custos de gerenciamento indiretos. Seria preferível uma solução flash que alavancasse o desempenho e mantivesse os processos de gerenciamento existentes.

Sempre que possível, deve-se escolher soluções de armazenamento que ofereçam melhorias tangíveis em todas as três áreas.

Os pontos a serem considerados na implementação de soluções de storage:

  • Ferramentas de gerenciamento comuns em todas as unidades
  • Replicação entre as plataformas
  • Orquestração automatizada
  • Ferramentas QoS
  • Abstração definida por software
  • Arquitetura unificada de escalonamento horizontal (scale-out) e vertical (scale-up)

O armazenamento definido por software se tornará o modelo padrão futuro para aquisição de storage dentro das empresas. Na verdade já é uma tendência bem definida.

A intenção dos principais Players é combinar programas de armazenamento líderes de mercado, inclusive de código aberto, ao hardware e serviços de classe Enterprise. Seu fornecedor de soluções deve simplificar e minimizar significativamente o risco da aquisição do armazenamento e oferecer uma redução inovadora para o custo da propriedade.

O atual mercado de armazenamento está mudando mais rapidamente que em qualquer outro momento da história. Novos participantes do mercado com arquiteturas inovadoras trabalham para superar os atuais fornecedores que, por sua vez, aceleram seus ciclos de desenvolvimento para acompanhar os avanços. O armazenamento definido por software aproxima-se cada vez mais da adoção pelo mercado geral, com implicações fundamentais, tanto para fornecedores, como para usuários.

Os sistemas de armazenamento baseados em flash e os SSDs foram implantados nas empresas há alguns anos, em ambientes que exigiam o melhor desempenho, independentemente do custo.

No entanto, o IDC acredita que, por causa do declínio no custo da mídia flash NAND e dos avanços no nível do sistema, a tecnologia em estado sólido invadirá a empresa e complementará os sistemas de armazenamento existentes. Os atuais líderes empresariais e tecnológicos devem procurar fornecedores de soluções, que oferecem um portfólio abrangente que atenda diferentes cargas de trabalho Enterprise e os que têm uma estrutura estratégia para ajudar o cliente a determinar a solução de storage ideal para suas necessidades específicas.

[Crédito da Imagem: Storage – ShuterStock]

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional com 20 anos de experiência nas áreas de tecnologia, compliance e administrativa de empresas, com forte preocupação em segurança da informação e aderência regulatória. Possui larga experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. MBA em Gestão da Segurança da Informação pelo INFNET, e graduado pela EBAPE - Fundação Getúlio Vargas.

Abian Laginestra

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes