Tecnologia

Ξ 1 comentário

Roles do Windows Server 2008

publicado por Alex Silva

Neste artigo gostaria de explanar ainda que superficialmente sobre algumas Roles que existem no Windows Server 2008. Creio ser importante saber as diferenças para que se tenha uma visão melhor quando for desenhar um ambiente com Windows Server 2008. Principalmente quem esta iniciando em TI e que tem dúvidas, portanto, abaixo segue uma explanação das mais utilizadas.

Serviços de Domínio do Active Directory – AD CS

Os Serviços de Domínio do Active Directory (AD DS) no Windows Server 2008 armazena informações sobre usuários, computadores e outros dispositivos existentes na rede. O AD DS ajuda os administradores a gerenciar com segurança essas informações e facilita o compartilhamento de recursos e a colaboração entre usuários. Este sem dúvida é um dos Serviços mais utilizados, o A.D trabalha em conjunto com o Exchange, por exemplo, por isso é importante conhece-lo bem.

Treinamentos indicados: 6425 e 6426 – Prova de Certificação: 70-640.

Controladores de domínio somente leitura – RODC

RODC (controlador de domínio somente leitura) é um novo tipo de controlador de domínio do sistema operacional Windows Server 2008. Com RODC, as organizações podem facilmente implantar um controlador de domínio em locais onde a segurança física não pode ser garantida. O RODC hospeda partições somente leitura do banco de dados dos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS), o que mantém o ambiente seguro.

Active Directory Rights Management Services – AD RMS

O AD RMS é uma tecnologia agnóstica de aplicativo e formato, fornece serviços para permitir a criação de soluções de proteção de informações. O conteúdo que pode ser protegido pelo uso do AD RMS inclui sites de intranet, mensagens de e-mail e documentos. O AD RMS foi criado para ajudar a tornar o conteúdo mais seguro, independentemente de o conteúdo protegido por direitos poder ser movido.

O AD RMS depende dos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS) para verificar se o usuário que está tentando consumir conteúdo protegido por direitos está autorizado a fazer isso.

No treinamento 6426 você terá mais informações sobre AD RMS.

AD LDS

O AD LDS (Active Directory Lightweight Directory Services) é um serviço de diretório do protocolo LDAP. Ela oferece armazenamento e recuperação de dados para aplicativos habilitados em diretório, sem as dependências necessárias aos Serviços de Domínio Active Directory (AD DS). O AD LDS oferece grande parte da mesma funcionalidade que o AD DS (na verdade, ele foi criado em cima da mesma base de código), mas não requer a implantação de domínios ou controladores de domínio. É muito utilizado por aplicações de terceiros que interagem com Windows ou que desejam fazê-lo.

Serviços de Federação do Active Directory – AD FS

O AD FS (Serviços de Federação do Active Directory) é uma função de servidor no sistema operacional Windows Server 2008 que pode ser usado para criar uma solução de acesso a identidades que seja seguro, altamente extensível e escalonável na Internet, capaz de operar em várias plataformas, inclusive em ambiente Windows e não-Windows. Muito utilizado por empresas de médio e grande porte e em casos de fusões, por exemplo.

Serviços de Certificado do Active Directory – AD CS

Os Serviços de Certificados do Active Directory (AD CS) no Windows Server2008 fornecem serviços personalizáveis para criação e gerenciamento de certificados de chaves públicas usados em sistemas de segurança de software que empregam tecnologia de chave pública. As organizações podem usar o AD CS para aumentar a segurança vinculando a identidade de uma pessoa, um dispositivo ou serviço a uma chave particular correspondente. O AD CS também inclui recursos para permitir o gerenciamento do registro e da revogação de certificados em diversos ambientes escaláveis.

Um exemplo de utilização deste recurso é num ambiente onde se tem Exchange, geralmente se configura um AD CS no ambiente para prover os Certificados necessários para a utilização do Exchange.

Treinamento Indicado: 6426

Dynamic Host Configuration Protocol – DHCP

DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Sufixos de pesquisa do DNS. Muito utilizado para um controle melhor de IP’s na rede.

Domain Name System – DNS

O sistema de nomes de domínios (DNS) é o protocolo de resolução de nomes para redes TCP/IP, como a Internet. Um servidor DNS hospeda as informações que permitem que os clientes resolvam nomes DNS memorizáveis e alfanuméricos para os endereços IP que os computadores usam para se comunicar. Resumidamente DNS é um banco de dados para resolução de nomes, onde computadores na rede usam o DNS para “perguntar” sobre determinado computador. O DNS é o responsável pela resolução de nomes na rede é muito utilizado no dia-a-dia, escrevi um artigo com mais informações sobre DNS.

Abaixo links que podem ajuda-lo a conhecer mais a fundo estas funções.

Função Serviços de Domínio do Active Directory (AD DS)
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753516(WS.10).aspx
Função Active Directory Rights Management Services (AD RMS)
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771307(WS.10).aspx
Função Serviços Active Directory Lightweight Directory Services (AD LDS)
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc755080(WS.10).aspx
Função Serviços de Federação do Active Directory (AD FS)
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc772313(WS.10).aspx
Função Serviços de Certificado do Active Directory (AD CS)
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc753254(WS.10).aspx
Dynamic Host Configuration Protocol – DHCP
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc778368(v=WS.10).aspx
Domain Name System – DNS
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc779380(v=WS.10).aspx
http://www.tiespecialistas.com.br/2012/09/dns-e-windows-server-2008/

Fonte: Microsoft TechNet

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v). Meu Perfil no Linkedin: Linkedin , Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNet e Siga-me no Twitter @alexsilva2012

Alex Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.