Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Recursos do Windows Server 8

publicado por Alex Silva

O tão esperado Windows Server 8 parece que vem para agregar ainda mais qualidade, a Microsoft tem demonstrado que este será não apenas mais um lançamento de uma plataforma, mas será uma plataforma diferenciada e que trará novos recursos.

A Microsoft afirma que há 300 recursos novos e melhorados no Windows Server 8. É difícil citar uma característica do Windows Server que não tenha sido mexido, simplificada, ou totalmente renovada.

Gostaria de citar aqui apenas 5 recursos:

1 – Gerenciamento de vários servidores

Server Manager não só recebe um face-lift no Windows Server 8, vestindo o olhar Metro Clean, mas abre o horizonte de gestão para o ambiente do servidor inteiro. Em novos servidores (física ou virtual) para gerenciar através do Active Directory ou de pesquisa de DNS, o Server Manager irá inventariar o servidor e adicionar um novo ladrilho ao painel exibindo seu estado.

2 – Implantação de servidor

Windows Server herda oito assistentes do Windows Server 2008 para instalar funções e recursos, mas combina-os de que a Microsoft chama de “implantação baseada em cenários.” Instalação pode direcionar máquinas locais, máquinas remotas, ou discos rígidos virtuais, com a implantação de várias máquinas automatizadas através cmdlets Powershell, APIs WMI, e “fluxos de trabalho”.  Você pode até mesmo instalar o servidor completo sem a Shell gráfica, pois os servidores reais não têm GUIs.

3 – Gerenciamento de endereços IP

As probabilidades são que você está usando uma planilha para rastrear suas alocações de endereços IP, e isso não é muito divertido. O Windows Server 8 introduz um “full-featured” gerenciador de endereço IP que combina a descoberta de rede, alocação de endereços estático e dinâmico, DNS e DHCP monitoramento e recursos de auditoria de rede em um único lugar. Log de endereço real de uso, identificando conflitos, cruzamento com o inventário de hardware e oferecendo uma trilha de auditoria de todas as alterações, o IP do “Windows Management Center” E vai muito além de manutenção de registros.

4 – Controle de acesso dinâmico

O modelo atual de pasta-centric para controle de acesso faz com que seja muito fácil para permissões ficar ilegível – e auditoria não é legal. Controle dinâmico de acesso não substitui o arquivo atual e permissões de pasta, mas permite que políticas de camada global e controles de acesso baseados em reivindicações. Por exemplo, você pode criar uma regra para garantir que apenas os membros do grupo financeiro possam acessar arquivos do departamento de finanças e estritamente a partir de um dispositivo gerenciado – e esta regra poderia ser aplicada por todos os servidores Windows Server 8.

5 – Grandes grupos do Hyper-V

Windows Server 8 aprimoriou ainda mais essa questão de virtualização e conta com suporte para até 63 hosts e 4.000 máquinas virtuais por cluster. Fazendo-se os números brutos é uma série de características que melhoram o desempenho, gerenciamento, disponibilidade e segurança em grandes ambientes: cluster-aware patching, pools de recursos de armazenamento, provisionamento, armazenamento para transferências de dados, criptografia Bitlocker para volumes de cluster, a deduplicação de dados e migração de armazenamento ao vivo. Enfim, uma séries de coisas bacanas para adentramos no mundo da virtualização.

Certamente muita coisa nova vem por aí, afinal vivemos numa era de constantes mudanças e evolução tecnológica, como podemos ver a questão da virtualização tem um peso muito grande em nossos dias e a Microsoft demonstra que entrou na briga e para isso tem disponibilizado cada mais recursos que integre ao Hyper-v. Espero poder divulgar novos recursos nos próximos artigos.

Fonte de pesquisa: Microsoft, Brian Chee e Doug Dineley da http://www.infoworld.com

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v). Meu Perfil no Linkedin: Linkedin , Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNet e Siga-me no Twitter @alexsilva2012

Alex Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.