Carreira

Ξ 8 comentários

Preparando-se para o sucesso

publicado por Hugo Nogueira

Você precisa ter uma visão do “LUGAR PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO”, respostas às suas perguntas sobre sucesso, e entendimento sobre o que é sucesso, e habilidade de mudar e continuar crescendo.

SUCESSO É PARA TODOS: para dona-de-casa e o homem de negócios, para o Contador, para o Auditor, para o estudante e aquele que está prestes a se aposentar, para o atleta e o pastor de igreja, para o operário e o empresário.

1. AS PESSOAS TÊM A IDÉIA ERRADA DE SUCESSO:

1.1 PENSAM QUE TER SUCESSO SIGNIFICA SER UMA PESSOA BEM-SUCEDIDA, PARECENDO-SE COM:

  • A riqueza de Bill Gates
  • O físico de Arnold Schwarzenegger ou Cindy Crawford
  • A inteligência de Albert Einstein
  • A Habilidade de Pelé, Ronaldinho
  • A maestria com os negócios de  Donald Trump
  • A graça e a postura de Jackie Kennedy
  • A imaginação de Walt Disney
  • O Coração de Madre Teresa de Calcutá

O sucesso não é parecer-se com a outra pessoa, muito menos com as 8 acima citadas. Será apenas uma imaginação.

1.2 RIQUEZA

Pensam que sucesso é o mesmo que ter dinheiro.

Salomão (Rei do Antigo Testamento) disse: quem ama o dinheiro, jamais dele se farta; quem ama a abundância nunca se farta dela.

A riqueza é passageira:

Em 1923, o seleto grupo dos homens mais ricos do mundo se encontrou em um hotel em Chicago. Eles eram os “mais mais” da riqueza e do poder. Naquela época, eles controlavam mais dinheiro disponível no Tesouro americano. Eis a lista dos que estavam presentes.

  • Charles Schwab, presidente da maior siderúrgica privada: Morreu falido.
  • Arthur Cutten, maior especulador de trigo: Morreu falido.
  • Richard Witney, presidente da Bolsa de Valores de Nova Iorque: Morreu depois de ter sido libertado da prisão.
  • Ivan Kreuger, chefe do maior monopólio mundial: suicidou-se.

1.3 SENTIMENTO ESPECIAL: felicidade

Muitas pessoas associam o sucesso àquilo que não têm. A busca incessante pela felicidade é a razão principal de as pessoas serem infelizes.

Também, na segunda-feira as pessoas esperam desesperadamente pelo sábado e domingo, porém perdem a semana toda: são improdutivos, insatisfeitos, vêem o sábado e o domingo (na maioria das vezes não aproveitam) e já estão sonhando com o outro final de semana.

Se você faz da felicidade o seu objetivo, é muito provável que esteja destinado ao fracasso. Tereis aflições, mas eu venci o mundo… (Jesus nos falando que nem tudo é flor)

1.4 POSSES ESPECÍFICAS E VALIOSAS

Quando criança queria uma bicicleta. Brinquei muito, porém algum tempo depois percebi que para mim seria melhor uma bicicleta maior, mais equipada, até que esta já não era mais interessante.

Queria um carro então adquiri o carro. Queria casa, adquiri a casa. Então…….

O sucesso não vem como resultado da posse de coisas que eu queria.

1.5 PODER

Abraham Lincoln disse: “Praticamente todos os homens sobrevivem à adversidade, mas se você quiser realmente testar o caráter de um homem, dê-lhe poder”.

Por si só, o poder não é negativo ou positivo, nem fonte de segurança ou sucesso. Até mesmo os tiranos, mesmo os benevolentes, terminam o poder.

Certamente alguém ao redor quer puxar o tapete daquele que tem poder (encarregado, chefe, diretor, etc.)

1.6 REALIZAÇÕES

Pessoas crêem que serão bem-sucedidas se conseguirem chegarem a uma meta: alcançar uma posição. (A chamada doença do destino)

Se conseguir, a realização será momentânea e se não conseguir será frustrado para sempre.

Pague-se um custo muito alto por algo passageiro. Por exemplo: daqui há dez anos quero ser um dos melhores tributaristas do país. Tudo bem e daí. Vou sacrificar 10 anos da minha vida, da minha família, dos meus irmãos, para ter 02 ou três anos de sucesso e alguém, na seqüência, se tornar melhor do que eu? E ISSO É NATURAL (você não vai ficar para sempre sendo o melhor – é passageiro).

Nesta situação o sucesso ou a realização será inversamente predatória.

Sucesso não é uma lista de tarefas executadas. Não é chegar a algum lugar. O Sucesso é uma jornada.

2. A IDÉIA REAL DE SUCESSO

A idéia de sucesso não é a mesma para todas as pessoas.

Sucesso é conhecer o propósito de sua vida, crescer para alcançar seu potencial máximo e lançar sementes que beneficiam outros.

O sucesso é uma jornada, ao invés de um ponto de chegada. Não importa quanto você viva ou que decida fazer na vida: você nunca vai esgotar completamente sua capacidade de crescer em direção ao seu potencial, nem ficar sem oportunidade de ajudar os outros.

2.1 CONHECER SEU PROPÓSITO

“Você não consegue sequer começar a atingir o seu melhor se não tiver estabelecido algum objetivo na vida” Henry J. Kaiser fundador da Kaiser alumínio.

Se você não se dispuser a encontrar seu objetivo, provavelmente vai passar o resto da vida fazendo coisas erradas.  Todo mundo tem sua vocação específica ou sua missão de vida. (psicólogo Viktor Frankl).

Todos fomos criados com um propósito: nossa responsabilidade e maior alegria é identificá-lo.

O que eu estou procurando? Esta coisa está lá, basta achá-la.

Por que eu fui criado? Não há outro igual a você no mundo.

Será que eu creio no meu potencial? Se não acreditar que tem potencial, jamais vai alcançá-lo. Deve-se se esforçar para achar o potencial.

Faça o que puder, com aquilo que você tem, onde você está. Roosevelt EUA Presid.

Quando começo? Agora

2.2 DESENVOLVER SEU POTENCIAL

O sucesso vem do desenvolvimento do nosso potencial. O potencial é um presente que Deus nos deu. O que fazemos com ele é um presente que nós damos a Deus. Henry Ford fez a seguinte observação: “não existe nenhum homem vivo incapaz de fazer mais do que aquilo que ele pensa que pode fazer”.

Concentrar-se no objetivo principal. Ninguém alcança seu potencial dividindo-se em vinte direções:  FAZ TUDO, MAS NÃO CONCLUI NADA.  Descubra seu potencial e concentre a sua atenção nele – foco. Você deverá decidir que coisas deixará de fazer – não há sucesso sem sacrifício. Os dois andam juntos. (O objetivo de Jesus era a Salvação e seu sacrifício a Cruz).

Concentrar-se na melhoria constante: David D. Glass (fundador das lojas Wal-Mart);  “Não houve um dia em sua vida, desde o começo, em que ele não tenha melhorado em algum aspecto”.

Você pode ser um pouco melhor a cada dia.  Você também descobrirá que aquilo que consegue como resultado de seu crescimento diário não é nem de longe tão importante quanto aquilo que você passa a ser ao longo do processo (Os recordes das corridas são quebrados por centésimos ou milésimo de segundo).

ENTÃO, TIRAMOS DA NOSSA CABEÇA O PENSAMENTO DE QUE DEVEMOS SER O MELHOR E NOS CONCENTRAMOS NO QUE DEVEMOS FAZER DE MELHOR. (Assim não estaremos preocupados em ser o melhor no trabalho, passar por cima das demais pessoas, mas sim humildemente em FAZER o melhor, estaremos contribuindo com a empresa, com nossos colegas e conseqüentemente teremos promoções, porém não necessitamos delas (promoções) para trabalhar, nosso objetivo é sempre melhorar).

Esqueça o passado

O pastor Jack Hayford, fez o seguinte comentário: O passado é uma coisa que já  morreu; não conseguiremos dar um passo em direção ao amanhã se ficarmos carregando o passado conosco. (Esta regra se aplica tanto para os acontecimentos maus com os bens da vida, pois os maus vão frustrar nossas expectativas e os bons vão anular o nosso desenvolvimento – [quando fui isso ou aquilo, passamos a ser um museu]).

Infelizmente muitas pessoas carregam o passado consigo e não conseguem fazer nenhum progresso.

Booker T. Washington, nasceu escravo, mas isso não foi obstáculo para perseguir seu potencial fundou a Liga Nacional Negra de Negócios: “Aprendi que o sucesso deve ser medido não pela posição que alguém tenha alcançado na vida, mas pelos obstáculos que ele conseguiu superar enquanto tentava ser bem-sucedido.

Helen Keller, perdeu sua visão e a audição com 19 meses de idade. Superou suas deficiências, formou-se na faculdade Radcliffe e se tornou autora, conferencista e uma defensora dos cegos.

Franklin Delano Roosevelt, em 1921, com 39 anos, contraiu poliomielite, o que o tornou paraplégico, além de causar-lhe dores terríveis. Ele nunca mais andou sem ajuda de outras pessoas. Isto não o impediu de buscar seu potencial. Oito anos depois, tornou-se governador de Nova Iorque e, em 1932, foi eleito presidente dos Estados Unidos.

Você tem potencial para superar qualquer coisa negativa ocorrida no passado.

Concentre-se no futuro: (definição de fé: esperança do que se crê mas não se vê).

O futuro ainda é o único lugar para onde temos de ir. Seu potencial está à sua frente, quer você tenha 8, 18, 48 ou 80 anos. Ainda há lugar para melhorias. Amanhã poderá ser melhor que hoje. Há um ditado espanhol: aquele que não olha para frente fica para trás.

2.3 LANÇANDO SEMENTES QUE BENEFICIEM OUTROS

Quando você sabe qual é seu propósito na vida e está crescendo em direção a seu potencial, está no caminho certo para o sucesso, porém há mais uma parte essencial na jornada do sucesso: ajudar os outros. Sem este aspecto, a jornada pode ser uma experiência superficial e solitária.

Diz-se que vivemos daquilo que conseguimos, mas aquilo que damos é que nos dá vida. (Quem dá ao pobre empresta para Deus – Provérbio da Bíblia – imagine ter Deus como seu devedor).

O médico, filósofo e teólogo Albert Schweitzer afirmou: O propósito da vida humana é servir, mostrar compaixão e ter o desejo de ajudar os outros.

Ajudar alguém é algo que você pode fazer exatamente onde está, em sua casa, passando mais tempo com a família, contribuinte para o crescimento de um funcionário que mostra ser potencial, ajudando pessoas na comunidade, ou adiando seus desejos em benefício de seu grupo de trabalho e outras pessoas. Pode ser também, lançar sementes em outros continentes.

A questão chave é descobrir o seu propósito e ajudar outras pessoas enquanto você o persegue.

O ator Dany Thomas: “O sucesso da vida não tem nada a ver com o que você ganha ou consegue para si mesmo. Ele é o que você faz pelos outros.”

A jornada do sucesso não será igual para todas as pessoas, pois cada um vê o sucesso de forma diferente, mas os princípios para fazer esta jornada não mudam.

3. INGREDIENTES DO SUCESSO

3.1 SONHO

Cada um de nós tem um sonho lá dentro do coração (não é o de ganhar na loteria), aquela de nossa mente e que mexe com nossas almas.

Henry Ford: “o verdadeiro segredo de uma vida bem-sucedida é descobrir qual é o destino de uma pessoa e então cumpri-lo”. O sonho de Ford surgiu de seu interesse por tudo o que era mecânico.

O SONHO NOS DÁ :

  • DIRECIONAMENTO,
  • O SONHO NOS DÁ POTENCIAL,
  • AJUDA A DEFINIR PRIORIDADES
  • VALORIZA O NOSSO TRABALHO
  • PREDIZ NOSSO FUTURO: NOSSO SONHO, QUANDO PERSEGUIDO, É O MELHOR PROGNÓSTICO DE NOSSO FUTURO
  • VÁ ATRÁS DO SEU SONHO

3.2 ATITUDE

QUEM VOCÊ É E ONDE VOCÊ ESTÁ HOJE SÃO RESULTADOS DE SUA ATITUDE: A maior descoberta é que as pessoas podem mudar suas vidas alterando seu modo de pensar.

SINAIS DE BOA ATITUDE: Acreditar em si, desejo de ver o melhor nos outros, habilidade de ver oportunidades em todos os lugares, concentração nas soluções, desejo de nos doarmos, persistência e responsabilidade

ATITUDE NA MELHOR FORMA: Clame por responsabilidades, não por direitos;  aproxime-se de pessoas positivas; faça do presente o momento mais feliz; descubra maneiras de aliviar o estresse; não leve muito a sério a questão do sucesso; levante-se e aja.

4.OS DOIS MAIORES DESVIOS DO SUCESSO – O MEDO E O FRACASSO

4.1 O MEDO

Todo o mundo sente medo: ele faz parte da vida – “Nada é mais terrível que o próprio medo” – Sir Francis Bacon ou “A única coisa que temos que temer é o medo” Franklin Roosevelt.

O medo produz inatividade, a inatividade leva à falta de experiência, a falta de experiência leva à ignorância, a ignorância dá à luz ao medo.

O medo faz com que as pessoas fujam das situações, ele leva à mediocridade, anula a criatividade, transforma uma pessoa num perdedor.

ENCARE SEUS MEDOS: três formas de lidar com ele: ignorá-lo, esperar que ele desapareça ou encará-lo e superá-lo.

DESCUBRA A ORIGEM DO MEDO

A maioria dos medos que enfrentamos no dia-a-dia não está baseada em fatos, são gerados por nossos SENTIMENTOS, conforme estudo (pesquisa norte americana):

  • 60% são injustificáveis – não acontecem;
  • 20% estão calcados no passado, o que está totalmente fora de nosso controle – não acontece;
  • 10% – tão insignificantes que não fazem a mínima diferença;
  • Dos outros 10%, somente 4 a 5 % podem ser considerados justificáveis;
  • Portanto, desperdiça-se 95% com o medo.

O cara foi assaltado na entrada do prédio onde mora. Levaram alguns pertences de valor. Então se virou e clamou aos assaltantes: “Peraí!, não poderia subir e ver minha esposa,  ela está há quase 30 anos esperando por vocês, todas as noites e vocês nunca chegam.”

  • RECONHECÊ-LOS E CONTINUAR A CAMINHADA E APRENDER A LIDAR COM OS MEDOS – DESLIGUE TODOS OS OUTROS MEDOS E VÁ EM FRENTE.
  • TEU SONHO É MAIOR E O TEU MEDO.
  • ALIMENTE SUA FÉ – NÃO O SEU MEDO

4.2 PODER DO FRACASSO

Sucesso não significa evitar fracassos, todos nós falhamos (No final de 2002 fiz umas 10 entrevistas de emprego e nada).

Falhar com sucesso – extraindo coisas boas do fracasso, para que a falha de hoje não o desanime para sempre.

A diferença entre grandeza e mediocridade normalmente é a forma como uma pessoa vê os erros.

Você precisa aprender a fracassar para frente: vou tentar outra vez de forma diferente.

Use o fracasso como um trampolim: o sucesso está baseado em sua habilidade de falhar e continuar tentando.

Experiências de aprendizado, preço a pagar e oportunidades para crescer são definição de fracasso para 70 pessoas bem-sucedidas.

Transformar em lucro o desvio que um fracasso pode provocar:

  • Aprecie o valor do fracasso: não se pode caminhar na jornada do sucesso sem passar por fracassos.
  • Não considere o fracasso algo pessoal: falhei, sou fracassado – mas  eu realmente pisei na bola, vou me esforçar da próxima vez.
  • Deixe que a falha redirecione seu caminho: às vezes os fracassos são sinais de que precisamos mudar de direção.
  • Mantenha o senso de humor:
  • Pergunte porque e não quem: que lições aprendi, estou grato pela experiência, como transformar o fracasso em sucesso, para onde vou agora, quem mais cometeu esse erro para me ajudar.
  • Faça do fracasso uma experiência de aprendizado: um fracasso é um fracasso, quando você não aprende com ele.
  • Não permita que o fracasso o abata.

Uso o fracasso como uma medida de crescimento: conforme análise da revista “fortune”, das pessoas mais bem-sucedidas a maioria fracassou 07 vezes antes de se saírem bem.

Veja o todo: time começa mal, nas últimas posições e fica campeão (o fato de começar um campeonato mal não o impediu de ficar campeão)

Não desista: o preço do sucesso é a perseverança

SUCESSO É CONHECER O PROPÓSITO DE SUA VIDA, CRESCER PARA ALCANÇAR SEU POTENCIAL MÁXIMO E LANÇAR SEMENTES QUE BENEFICIEM OUTROS.

O SUCESSO É UMA JORNADA, AO INVÉS DE UM PONTO DE CHEGADA. NÃO IMPORTA QUANTO VOCÊ VIVA OU QUE DECIDA FAZER NA VIDA: VOCÊ NUNCA VAI ESGOTAR COMPLETAMENTE SUA CAPACIDADE DE CRESCER EM DIREÇÃO AO SEU POTENCIAL, NEM FICAR SEM OPORTUNIDADE DE AJUDAR OS OUTROS.

PORTANTO, para dona-de-casa e o homem de negócios, para o Contador, para o Auditor, para o estudante e aquele que esta prestes a se aposentar, para o atleta e o pastor de igreja, para o operário e o empresário, QUE:

  • Conhecem seu propósito de vida: sua vocação
  • Alcançam seu potencial máximo: desenvolvem sua vocação e buscam sempre melhorar o que fazem.
  • Tomam atitudes para realizar seus sonhos
  • Lidam de frente com o medo e o fracasso
  • Ajudam e beneficiam os outros:

SERÃO BEM SUCEDIDOS, vivendo uma jornada de sucesso, sem se preocupar com a riqueza, felicidade, posses valiosas, poder e realizações, são pessoas que farão o melhor e não serão as melhores, porém se passarem pelas instabilidades da riqueza, felicidade, posses, poder e realizações estarão suficientemente preparadas para tais situações.

VOCÊ NÃO DEVE CORRER ATRÁS DO SUCESSO, MAS É O SUCESSO QUE DEVE CORRER ATRÁS DE VOCÊ.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Hugo Nogueira é formado em Processamento de Dados pela Uni-Anhanguera, Tecnologia de Internet e Redes pela Universidade Salgado de Oliveira, MBA em Governanças de T.I. pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG, e atualmente cursa MBA em Gerenciamento de Projetos. Com 13 anos de experiência profissional na área de TI, atuando em diversas áreas, como analista, consultor, coordenador e gestor de TIC, atualmente é sócio proprietário e diretor executivo da Masterhouse Consultoria e Treinamentos. Com grande interesse em temas que auxiliam no desenvolvimento humano, escreveu vários artigos relacionados a motivação, liderança, gestão de pessoas, gestão do tempo e outra temas correlacionados, vários destes publicados neste portal. Veja mais em: http://www.tiespecialistas.com.br/author/hugo-nogueira/ E-mail: masterhouse@gmail.com LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/masterhouse/ Twitter: http://twitter.com/masterhousebr "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

Hugo Nogueira

Comentários

8 Comments

  • Excelente! Parabéns pelo artigo!

  • Ouvi uma frase ainda criança:
    “a natureza se dá, para sobreviver,reter é perecer!”
    Vccê é uma pessoa generosa!!!

  • Excelente artigo.É envolvente.Parabéns!

  • Muito bom..
    PARABÉNS…

  • Excelente, parabéns Hugo.

  • Muito bom o artigo!

    Verdade…. Nos frustramos porque idealizamos algo que nem sempre é possível.

    O artigo está muito rico.

    Att

    Priscila

  • Muito Obrigado.
    Você me ajudou muito com esse post.
    Deus te abençoe.

  • Gostei do artigo, parabéns! No item Descubra a Origem do medo: Teu sonho é maior e o teu medo – será que não ficaria melhor do que o teu medo?

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes