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Os DVDs e discos Blu-rays estão com os dias contados?

publicado por Gilberto Sudré

Será que a industria de entretenimento vai perder a oportunidade novamente? Enquanto os grandes estúdios de Hollywood apostam no Blu-ray como formato para distribuição de seus filmes uma pesquisa divulgada esta semana aponta que buscas no Google por termos ligados a mídias físicas como DVD ou Blu-Ray estagnou enquanto pesquisa por Streaming cresceu 90%.

Para quem é novo na área o Streaming é a distribuição de conteúdo multimídia como áudio e vídeo de forma on-line através de redes de computadores como por exemplo a Internet.

Como vantagens da distribuição on-line de conteúdo estão a possibilidade de assistir aos filmes “por demanda” ou seja na hora que você quiser, acesso a um acervo quase ilimitado de títulos e dispensa da necessidade de ir até uma videolocadora para pegar e depois devolver o filme. Em alguns casos os preços também são bem interessantes.

Parece que a história vai se repetir. Quando o padrão MP3 de gravação de áudio surgiu as gravadoras simplesmente fizeram pouco caso. Desprezaram o “pequeno” MP3 e continuaram a investir no seu formato fechado onde você só podia ter acesso a sua musica preferida se comprasse um CD com outras trilhas que você não queria. O resultado deste processo já sabemos e as gravadoras simplesmente ficaram pelo caminho. Agora tentam recuperar o espaço perdido.

A pesquisa desta semana indica que o interesse por formas de distribuição de filmes, especialmente do serviço Netflix (locação de filmes físicos e online) aumentaram exponencialmente. Já os DVDs e Blu-Rays atraem cada vez menos a atenção do público.

O crescimento da popularidade da distribuição on-line de filmes acompanha o maior acesso pela população a canais de comunicação de alta velocidade e pela mudança de comportamento dos consumidores que aparentemente estão perdendo o interesse na propriedade dos filmes.

Os dados do mercado nos Estados Unidos mostram que só agora o Blu-ray conseguiu se equiparar ao tradicional DVD em termos de vendas de tocadores. A mesma pesquisa informa que 77% dos americanos ainda assistem a filmes em DVD.

Depois de avaliar toda a situação é fácil entender porque o Google e a Apple já começam uma batalha para ver quem vai comprar o Netflix

Para quem ficou interessado, rumores indicam que o Netflix pode chegar ao Brasil ainda este ano. A NET já oferece este serviço em alguns bairros de São Paulo. Por enquanto apenas aqueles locais atendidos por fibra óptica por causa das velocidades necessárias para transmissão de dados.

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

1 Comment

  • O que esta acontencendo no mercado é a adoção do “bom o bastante”, vide o proprio mp3, ele não fornece a melhor experiencia de audio mais é bom o bastante para atender as necessidades das pessoas, temos varios outros exemplos disso no mercado, o produto de prevalece tem que ser “bom o bastante” no que se propõe, por isso os videos via streaming vão prevalecer, são praticos e com qualidade que atende a grande maioria das pessoas.

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