TecnologiaOs benefícios do mPOS e a tendência de crescimento...

Os benefícios do mPOS e a tendência de crescimento no País

-

Figura - Os benefícios do mPOS e a tendência de crescimento no PaísA utilização de leitores de cartões – crédito ou débito – por parte dos comerciantes é algo cada vez mais presente no dia a dia dos clientes. Atualmente, não apenas os grandes varejistas ou lojas médias que possuem essa facilidade. Microempresários e autônomos já disponibilizam essa forma de pagamento. E isso se deve ao crescimento do mobile POS (mPOS) no Brasil.

Uma pesquisa feita pela payleven com mais de 2 mil usuários em todo o País, apontou que 41% dos empresários passaram a utilizar o serviço de mPOS para não perderem vendas, já que seus clientes querem pagar com cartão. Dos entrevistados, 27% citaram a segurança da ferramenta e também o fato de quererem aceitar cheques. Já 12% deles afirmaram a opção de parcelamento como uma vantagem para o mPOS.

Os motivos para utilização de mPOS são os mais diversos e o Brasil possui um potencial de crescimento acelerado para esse mercado. O crescimento do mercado de smartphones junto aos profissionais liberais, microempreendedores e a sociedade de uma forma geral é um deles. De acordo com o IDC, a venda de smartphones alcançou 13 milhões no 2º trimestre de 2014, um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2013, número recorde.

Outra informação que destaca o crescimento desse mercado vem da 10ª edição do World Payments Report (Relatório Mundial de Meios de Pagamento), elaborado pela Capgemini e pelo Royal Bank of Scotland (RBS). Segundo o estudo, o Brasil continua sendo o terceiro maior país do ranking global quando o assunto é a movimentação financeira sem dinheiro, atrás dos Estados Unidos e da Europa. Para 2015, a pesquisa aponta que os pagamento móveis devem alcançar 60,8% do mercado.

Sobre as soluções presentes no mercado, em 2013 existiam diversos players, já que investir na tecnologia do leitor de tarja magnética era algo relativamente fácil e ajudou, didaticamente, os clientes e o público brasileiro a conhecer a tecnologia. Já em 2014, o cenário mudou. Muitos players não conseguiram se consolidar, principalmente devido à tecnologia que evoluiu com o leitor Chip&Senha, que aceita transações no débito e crédito, e se iguala muito mais a um POS tradicional.

Existe uma complexidade operacional maior para atender o público massivo quando comparado aos grandes varejistas e médias empresas. O microempresário e profissional liberal buscam facilidade na aquisição da solução, informação clara e real-time, além de facilidade na utilização do mPOS. Apenas empresas que conseguem entregar excelência em atendimento, processos simples e ágeis na adesão do cliente, além da tecnologia correta, têm alta performance neste nicho.

Aceitar cartões por meio de uma POS tradicional é um processo longo e burocrático, que exige CNPJ, possui mensalidade e travas contratuais. No caso do mPOS, além da facilidade e menor burocracia, existe a mobilidade aliada à segurança, e a aquisição da máquina, que não possui mensalidade, como é feito normalmente com as operadoras de POS e TEF.

Diferente das maquininhas tradicionais, a tecnologia mPOS oferece aos microempresários e autônomos ferramentas de gestão que vão além do leitor de cartão, como a possibilidade de enviar recibo com geolocalização, acessar relatórios analíticos com a performance do negócio, consultar datas de pagamentos, transações, valores de vendas e todas as movimentações. Para 2015, o foco é ampliar a atuação com serviços que ajudarão os estabelecimentos no aumento da base de clientes, criação de promoções para fidelização e na experiência dos usuários. Essas novas features voltadas ao público do mPOS irão impulsionar a adesão a esse modelo de pagamento. Uma plataforma que permite fazer não só transação, mas suporta o crescimento dos negócios altera a visão de que pagamento no cartão é apenas um custo para as empresas.

Adriana Barbosa
Adriana Barbosa é fundadora e diretora-geral da Payleven, pioneira em soluções de pagamentos móveis de chip e senha.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you