Gestão de Conhecimento

Ξ Deixe um comentário

O uso do vídeo interativo no e-Learning

publicado por Luciano Gardesani Marques

O uso do vídeo interativo no e-LearningVocê já acessou o YouTube alguma vez? Sua resposta será sim… Talvez a pergunta mais adequada seja: você já acessou o YouTube ou assistiu algum vídeo na Internet HOJE?

Cada vez mais as pessoas procuram respostas, informações e conhecimento através dos vídeos publicados na Internet. Se você procurar algo em uma ferramenta de busca como o Google provavelmente encontrará resultados que serão conteúdos em vídeo publicados no YouTube.

O fato é que o formato de vídeo é muito popular e que os nossos cérebros estão totalmente preparados para assimilar conhecimento desta maneira, e lembre-se que fomos treinados nisso desde crianças. Ao mesmo tempo assistimos hoje um crescimento gigantesco na geração e publicação de vídeos na web e a melhora na infra-estrutura para garantir acesso veloz à Internet em larga escala.

Entretanto, diferentemente de outros tipos de conteúdos disponíveis na Internet e em dispositivos móveis, os vídeos não oferecem interatividade. Você normalmente clica em um link, assiste ao vídeo e depois retorna para outro tipo de conteúdo. E se fosse possível navegar e interagir com o vídeo, como já conseguimos fazer, por exemplo, com o Flash? Pois saiba que isso já é possível graças ao advento do vídeo interativo, a nova evolução no uso deste recurso na web.

Algumas ferramentas de autoria já oferecem recursos que permitem a geração de conteúdo interativo baseado exclusivamente em vídeo. Isso certamente significará um grande avanço inclusive para as iniciativas de e-Learning, considerando que o vídeo é um formato popular e preferencial para muitas pessoas.

Uma pessoa sempre aprenderá mais quando o seu cérebro estiver engajado na atividade em andamento, portanto, quando estivermos criando conteúdos para e-Learning precisamos buscar maneiras de manter o máximo de interesse da pessoa e tornar a sua participação razoavelmente ativa.

O vídeo interativo pode ser uma ferramenta bastante poderosa para elevar o nível de interesse e a retenção do conhecimento pelos alunos, pelos motivos que relacionamos abaixo:

  1. Permite demonstrar e não somente dizer. Se uma imagem vale por mil palavras, o que dizer de um vídeo? Através desse formato é possível demonstrar de forma prática procedimentos e tarefas, inclusive de forma mais rápida e objetiva do que em outros formatos.
  2. Variedade de recursos. É possível combinar ao vídeo interativo outros tipos de conteúdos que agreguem valor à experiência de aprendizado. Isso aumenta os estímulos ao cérebro aumentando o nível de interesse dos participantes.
  3. Transforma o seu curso e-Learning em algo único. Quando você produz um vídeo e adiciona interatividade ele torna-se único, exclusivo. É possível, portanto inovar em termos de formato fugindo dos modelos tradicionais de cursos em e-Learning.
  4. Potencializa o Storytelling. As pessoas retém mais informações quando essas são apresentadas ou compartilhadas dentro de um contexto, ao invés de fornecidas isoladamente. O Storytelling (ou narração de histórias) é um formato que vem ganhando muita força dentro do e-Learning e consiste na aprendizagem através de histórias e estudos de caso apresentados em formato contextualizado, muitas vezes através de vídeos. Com a adição da interatividade o aproveitamento através do Storytelling pode ser ainda maior.

As ferramentas atuais certamente evoluirão e simplificarão a vida dos autores, mas a grande questão que precisa ser discutida é como produzir os vídeos? Vamos precisar montar um estúdio e contratar atores, especialistas em iluminação, áudio, etc.?

Se você quiser produzir um vídeo interativo no estilo “hollywoodiano” certamente terá que investir, mas será que isso é necessário? Será que não é possível produzir um vídeo simples e semi-profissional que custe bem menos e atinja o mesmo objetivo?

Quando acessamos o YouTube em busca de tutoriais e dicas encontramos muito conteúdo amador que certamente poderia ter uma produção melhor, mas o fato é que na maioria das vezes esse conteúdo amador é o suficiente para encontrarmos a informação ou o conhecimento que precisamos, e pronto: missão cumprida!

Outro fator a considerar atualmente é que todos nós estamos aptos para gerar conteúdo em vídeo com boa qualidade em qualquer lugar e a qualquer momento. Basta retirar o smartphone do bolso, gravar e publicar. Isso significa que a barreira tecnológica é mínima para gerar e compartilhar conteúdo bruto em formato de vídeo. Podemos então encerrar esse artigo de hoje com uma outra pergunta: você já produziu um vídeo hoje?

[Crédito da Imagem: Video Interativo – ShutterStock]

Autor

Especialista em educação corporativa com mais de 14 anos de experiência na implementação de projetos baseados em tecnologia.

Luciano Gardesani Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes