Tecnologia

Ξ 2 comentários

O novo momento da Automação Comercial

publicado por Marcio Blak

Figura - O novo momento da Automação ComercialLá se vão pouco mais de 20 anos desde que começaram a falar em Automação Comercial, como falamos nos dias atuais. No inicio dos anos 90, o Clipper chegou para dominar o mercado de software para varejo e seus programinhas de gerenciamento, trazendo uma luz no fim do túnel para pequenos e médios empresários, que buscavam uma gestão automatizada.

A queda nos preços dos equipamentos, a diminuição física dos seus tamanhos, além do advento da impressora fiscal, trouxeram para o mercado brasileiro, muitas oportunidades para empresas e desenvolvedores crescerem e demarcarem seu lugar no mercado. Muitas estão aí até hoje – outras não. Mas até quando?

Já tivemos algumas ondas e ciclos nestes 20 e poucos anos, em que mudanças ocorreram, e sempre nas mudanças uma  brecha se abre e – vemos que algumas empresas “se perdem” neste momento. E estamos em uma nova brecha.

Acabou a era do famigerado ECF, a famosa “impressora fiscal”, onde muitas empresas, cresceram fazendo e vendendo os próprios equipamentos, e outras cresceram vendendo produtos – softwares – para seu uso. Porém estamos migrando para Era da Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor, NFC-e, no varejo. E isto pode ser o fim de sua empresa, ou uma bela oportunidade.

Muitas software-houses demoram para se adaptar as novas obrigações da legislação e se a sua empresa for ágil suficiente, você pode tomar o lugar de seu concorrente neste momento. Clientes estão revendo suas soluções já que precisaram migrar o parque, e com isto portas se abrem para novos competidores. Abra seu olho ! Os dois olhos !!

Este momento também tende a mudar o cenário – e até o market share – de alguns grandes players que se fizeram na venda do próprio equipamento – uma vez que o ECF não é mais o centro da questão – e abre espaço a empresas “puras” de software com soluções mais modernas, tomarem este lugar. E claro, os clientes.

Existem outros pontos, que também são fortes modificadores neste momento, como tecnologia mobile, cloud computing, entre outros pontos importantes que podem definir uma migração de plataforma. Então aproveite, e vá a campo, buscar novos clientes.

Bom, se você está passando por este momento em sua empresa, como fornecedor, e precisa de um apoio, talvez possamos ajudá-lo. Mande-nos um inbox, vamos trocar uma idéia, e mais que tudo, arregaçar as mangas.

Bons Negócios!

[Crédito da Imagem: Automação Comercial – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Marcio Blak, engenheiro, graduado pela UFRJ e com MBA em gestão de negócios pela FGV, e gestão de marketing pela ESPM, criador e gestor por 16 anos da SnackControl, empresa líder no segmento de softwares para automação e gestão no segmento de franquias defood-service, até 2008, quando foi vendida para Bematech. Em seguida atuou no mercado web, como CEO dos portais http://www.ComerNaWeb.com.bre http://www.FoodTraders.com.br

Marcio Blak

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes