Gerência de Projetos

Ξ 1 comentário

Levando a sério o Gerenciamento das comunicações

publicado por Vicente Lucas Seabra Zotti

Depois de tantas mudanças durante a última década no que se refere ao comportamento,  tecnologias e estratégias das corporações, chegamos a um ponto, que a velocidade e qualidade da comunicação, é um diferencial competitivo e um dos pontos que pode decidir se aquela decisão terá todo o sucesso planejado ou não.

O gerenciamento das comunicações é um dos tópicos do PMBOOK que em sua quarta edição faz abordagem com grande detalhe desse tema, porém, este post terá como base alguns pontos do livro Gerenciamento de Projetos do escritor Ricardo Viana Vargas.

O gerenciamento das comunicações atualmente têm pontos a serem aplicados em projetos, processos, tomadas de ação, como também em nossa vida pessoal.

Imagine que atualmente uma família, tem o pai, mãe e filho com sua renda, onde todos esses indivíduos tem sua independência financeira. Nesta situação, podemos imaginar um grande conflito, já que o pai e a mãe desta nova família viveram, quando filhos, em uma estrutura totalmente diferente, onde seu pai trabalhava, sua mãe cuidava da casa e o filhe que iniciou o trabalho cedo, demorou anos para ter um princípio de independência e comprar uma calça. Neste novo contexto, o gerenciamento das comunicações aparece, uma família moderna, projeta e executa suas decisões juntas, porém, muitas vezes  a falta de comunicação afeta diretamente o resultado esperado. Em uma corporação, podemos imaginar esta analogia da seguinte forma:

Pais
A diretoria da corporação que planejam, gerência e analisa os resultados obtidos pela sua decisão.

Filhos
São os departamentos ou setores os quais executam e reportam os resultados obtidos.

Tendo esta analogia montada, imaginamos o seguinte, os filhos executam as decisões tomadas pelos pais, mas não reportam riscos e problemas os quais esta decisão irá causar, ou mesmo, os pais mudam o objetivo da ação a ser tomada mas não comunicam aos filhos. Este é um exemplo de falha no gerenciamento das comunicações.

Quando uma corporação madura trabalha sua decisões utilizando como um dos pilares o gerenciamento das comunicações, temos o seguinte cenário:

  • As pessoas darão o melhor de si, pois irão compreender completamente as decisões que as afetam e suas razões. As pessoas necessitam perceber que sua atribuição, naquela ação, terá impacto e que esta deverá ter um desempenho próximo ao planejado.
  • Todos os veículos de comunicação devem se complementar, para que assim, a informação sempre chegue de maneira mais rápida e eficaz aos envolvidos.
  • Quando as pessoas se comunicam com freqüência e honestidade, se cria credibilidade ao processo.
  • “As pessoas não tem de concordar para cooperar com uma decisão, mas têm de compreender como e porque ela foi tomada.”

Por fim, acredito que o gerenciamento das comunicações quando trabalhado sobre as bases citadas acima, podem auxiliar no amadurecimento das relações, no auxilio a tomada de decisões e na análise dessas.

Autor

Formado em Sistemas Informatizados pela Universidade Barão de Mauá, Pós-Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atualmente líder do centro de suporte, o qual é responsável pela manutenção e administração dos maiores canais de captação de pedidos da empresa. Exerceu cargos de Analista Administrativo, Analista de Infraestrutura, Técnico em Informática e Instrutor de Informática. Profissional com certificações ITIL V3, HDI - Customer Service Representative e FCP - Furukawa. LinkedIn: http://br.linkedin.com/vicentezotti

Vicente Lucas Seabra Zotti

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes