Tecnologia

Ξ 2 comentários

A importância da Tecnologia da Informação

publicado por Vitor Marques

A importância da Tecnologia da InformaçãoAtualmente, a Tecnologia da Informação participa do dia-a-dia das organizações, vezes como uma arma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões, gerando um diferencial competitivo no mercado, vezes como uma ferramenta que afeta interesses, valores e rotinas há muito tempo centralizado em pessoas.

A competitividade e a sobrevivência das Organizações dependem cada vez mais de sua capacidade de perceber as mudanças e antecipar-se às novas demandas, realinhando os investimentos em competências, tecnologias, produtos, serviços e mercados.

A velocidade com que a informação e o conhecimento são criados e circulam sem fronteiras, potencializa a importância do capital intelectual. As Organizações dotadas de Inteligência Empresarial, estrategicamente apoiadas pela Tecnologia da Informação (TI), certamente estarão à frente no mundo dos negócios.

A tendência natural é tentar medir o valor da informação pelo quanto adicional ela traz, entretanto, o conceito mais amplo e correto é o custo de oportunidade – quanto custa não tê-la. Neste sentido, medir o valor da informação passa a ser um processo semelhante ao de um seguro ou propaganda – quanto custa não ter”. Portanto, nesta abordagem amplamente utilizada, a informação é tratada como recurso, possuindo então custo e valor, taxa de retorno, custo de oportunidade de não se ter a informação; pode existir uma sinergia ao combinar dados cujo resultado final é maior que a soma das partes.

Independente do tipo de organização – privada ou pública – o administrador orienta suas decisões de investimentos adotando o princípio da racionalidade econômica: obter o máximo resultado com um dado montante de recursos ou minimizar este montante para obtenção de um determinado resultado. Para esta análise, os recursos de informações oportunas e de qualidade são fundamentais para a decisão de maneira a garantir uma atuação eficaz da administração nas áreas sob sua responsabilidade.

[Crédito da Imagem: Tecnologia da Informação – ShutterStock]

  •  
    7
    Shares
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Diretor de Recursos Humanos - PSM Company (www.psmcompany.com.br) Gestor de Pessoas e Palestrante, com destacada carreira na área de RH desde 1980, em empresas Multinacionais e Nacionais de médio e grande porte. Desenvolveu ao longo de sua carreira profissional, atribuições estratégicas e operacionais em todos os setores dessa área, especializando-se em gestão do Capital Humano nas organizações obtendo resultados expressivos no desenvolvimento de pessoas (capital humano) e das organizações que representou. Carreira evolutiva partindo das funções básicas da área de RH chegando a direção   Administrador de Empresas; Técnico de Segurança do Trabalho; Analista PI (Praendex Indective); Analista Transacional; Monitor de Ferramentas da Qualidade; Monitor de Ferramentas de Desenvolvimento Humano, Gestor de Pessoas, Radiestesista.   Profissional Executivo de RH de empresas tais como: EMBRASA; Métodos e Metas; GTCON (IBM Brasil); OBR Equipamentos Industriais; MASTER-MICRO; TPS; DICAVE, IBG dentre outras. Atualmente Diretor de RH da PSM Company na cidade de São Paulo/SP.

Vitor Marques

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.