Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Espécies em extinção

publicado por Alexandre Fragoso

Figura - Espécies em extinçãoHoje gostaria de escrever sobre espécies em extinção.

Não. Esse artigo não é sobre animais de extinção e nem sobre alguma ONG que trata de bichinhos e coisa e tal!!!! Esse artigo é sobre a extinção de ojetos.  Cito alguns exemplos: quem hoje procura uma máquina de escrever para comprar? Somente colecionadores. E aparelho de Fax?

O ser humano tem por mania extinguir as coisas.

Estava lendo um artigo  que falava sobre os antigos CPDs. Lembro que quando comecei a trabalhar na área de informática, ouvi muitos especialistas  em suas entrevistas dizendo que o mainframe estava com os dias contados. Segundo esses especialistas, quem trabalhasse com mainframe, deveria se preocupar e procurar outra coisa para fazer. Ainda ouvi o absurdo de dizerem para esses profissionais se aposentarem, pois logo ficariam obsoletos

Algum tempo depois, surgiu os notebooks e os mesmos entendidos no assuntos disseram: “Os desktops estão com os dias contados!!!”

Após isso, surgiram os tablets. Novamente, porém agora a bola da vez da extinção eram os notebooks.

Com o surgimento de novas tecnologias (drones, wearebles), ainda não ouvi mais nenhum absurdos do genero, mas vou aguardar, pois tenho quase certeza que vou ler ou ouvir alguma entrevistas exterminando algo.

A verdade que de todos os ítens citados acima, o que realmente caiu em desuso foram as máquinas de escrever e os aparelhos de fax. Qualquer computador faz a função desses dois ítens, isso quando uma impressora também não desempenha essas funções.

No vsdo fod mainframes o que aconteceu foi uma pequena mudança, pois eles continuam funcionando para grandes corporações em seus respectivos  datacenters. Aonde você acha que as aplicações em nuvem serão armazenadas: nos datacenters.

Desktop, smartphones, tablets e wereables são ítens que farão parte de nosso dia a dia, um completando o outro e trazendo diversos benefícios para quem souber usá-los, ou conforme mencionado anteriormente, alguém acha que uma aplicação em nuvem ficará hospedade em um desktop? Ou ainda fazer uma compra no supremercado e tirar o notebook da mala para fazer o pagamento? Sem sentido nenhum.

Fico imaginando eu pegando o metro e as placas de propagandas mostrarem somente o que me interessa, enquando que a pessoa que está logo atrás, olhar para a mesma placa e ver somente ítens de seu interesse.

Estou ansioso para que possamos comprar pela TV. Mas não seria comprar pela internet? Sim, a compra seria feita pela internet, porém em vez de usar um smartphone, usaria a minha TV. Imagina eu poder comprar a camisa do meu time de futebol enquanto assito o jogo pelo controle da TV sem sair do sofá? Poderia escolher a camisa principal do meu time de coração e o sistema me mostraria outras opções para compra, como a camisa número 2 do time, camisas comemorativas, ingressos para o próximo jogo. Caso o jogo fosse fora do estado ou país, apareceria uma relação de agências de viagens em que eu possa reservar hotel, passagem aérea entre outros. Essa solictação iria via rede para o fornecedor que colocaria o pedido e enviaria para minha residência aquilo que foi solicitado.

Ainda não chegamos a esse ponto, porém creio que não estamos muito longe disso, porém ai vai a pergunta: Seria o fim das lojas físicas de roupas, agências de viagens etc….???

Creio que a reposta todos já sabem.

Como todas as coisas, a tecnologia muda e continuará mudando. Só nos resta adaptarmos a ela em nosso dia a dia e enxergar as diversas oportunidades que ela nos proporcionará.

[Crédito da imagem: Extinção – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Alexandre Lopes Fragoso, MCP, MCDST WINDOWS XP MCP WINDOWS 2003 SERVER MTA - Microsoft Technology Associate ITIL V3

Alexandre Fragoso

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.