Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Entenda como o número de pageviews influencia na vida do planeta

publicado por Cecília Vick

Entenda como o número de pageviews influencia na vida do planetaPráticas sustentáveis não podem se restringir apenas à vida offline. As nossas atitudes no mundo virtual também desafiam a vida do planeta. Ter um site, por exemplo, pode poluir mais do que uma indústria e degradar o ambiente. A situação se agrava se ele for bem visitado. Sem querer, você acaba jogando para a natureza alguns quilos de gás carbônico por ano.
O pageview (número de visitas a uma página na Internet) se transformou hoje numa grande preocupação ambiental. Quanto mais acesso o endereço eletrônico possuir, mais energia elétrica o datacenter consome e, logo mais dióxido de carbono é emitido. Como? Veja:

Excesso de datacenters – um datacenter nada mais é do que o ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados (storage) e ativos de rede (switches e roteadores). São os datacenters que garantem a hospedagem e as trocas de informações. Atualmente, estima-se que existem mais de 30 milhões no mundo.

Energia elétrica – manter toda essa estrutura consome muita energia elétrica. Quando um site é acessado, servidores geram informações para computadores e demais aparelhos, em um processo que não para e que necessita de mais e mais energia. Segundo pesquisa do Greenpeace, o consumo para manter páginas na nuvem chega a 700 bilhões de kWh. Se continuar nesse ritmo, em 2020 vai superar os índices de França, Alemanha, Canadá e Brasil juntos.

Consumo – isso implica que mesmo com um número de visitas baixo, cerca de sete quilos de dióxido de carbono são jogados por ano através da energia elétrica dos servidores. Imagine o total se somarmos os endereços eletrônicos ativos do Brasil (um número que gira em torno de 2,2 milhões). Numa conta simples, podemos dizer que mais de 15 mil toneladas de gás carbônico são lançadas no ar por ano.

Uma das saídas viáveis para diminuir esse impacto é o incentivo de plantio de árvores de acordo com a quantidade de visitas que o site possui. Uma árvore, sozinha, é capaz de neutralizar aproximadamente 15,6 kg de CO2. Através do site da GreenClick, o usuário pode calcular o número de pageviews e visualizar a quantidade de árvores que precisarão ser plantadas para compensar a poluição. É uma forma muito simples de fazer a sua parte e contribuir para um planeta melhor, afinal, nada melhor do que fazer parte de um movimento que pode mudar o mundo.

[Crédito da Imagem: Pageviews – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Cecília Vick é Diretora Executiva da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no Brasil.

Cecília Vick

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes