Carreira

Ξ Deixe um comentário

Empregabilidade na área de Tecnologia da Informação(TI)

publicado por Alex Casañas

“O mercado de trabalho esta cada vez mais competitivo, as vagas estão surgindo exponencialmente, os salários estão cada vez maiores, e porque não consigo estes empregos?”

Esta e uma questão típica de um técnico em informática ou um graduando da área de Tecnologia da Informação(TI). Como estar preparado para todas as tecnologias? Como conseguir estas oportunidades?

Comecei a programar em 1992 na linguagem de programação Basic, e fiquei impressionado com o potencial que esta linguagem de computação poderia realizar dentro de uma máquina. Já em 1995, percebi que a velocidade com que as linguagens e tecnologias do momento ficavam ultrapassadas, me mostraram que eu precisava ter um foco, e buscar um diferencial para construção da minha carreira. Acabei tendo que estudar diversas linguagens e buscar conhecimento em várias tecnologias, me graduei em Sistemas de Informação, fiz mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento, busquei certificações dos principais players do mercado. Chegando a seguinte conclusão, a empregabilidade na área de Ti, deve ser um estudo continuado.

Na década de 50 a 70, vivíamos na era dos dados. Na década de 80 a 90, a era da informação. Já a partir do ano 2000, a sociedade do conhecimento. E para o futuro, sociedade da sabedoria(que será tema de um novo artigo). Atualmente é imprescindível a graduação, seja no curso Tecnólogo(curso de graduação de 2 a 2 anos e meio) ou bacharelados tradicionais. A certificação em alguma tecnologia ou produto e fundamental, pois ela irá traduzir para o mercado, que você e uma referência naquela tecnologia. As certificações, geralmente, têm validade de 03 anos. O profissional, mesmo gabaritado deve retornar a um centro especializado e refazer a prova que homologará seus conhecimentos.

Mesmo uma tecnologia ficando ultrapassada, o seu conhecimento sobre ela não será inutilizado. Até porque, tudo que irá surgir, terá a tendência de acontecer para a correção, melhoria ou adaptação das deficiências da linguagem, protocolo, cabeamento ou sinalização anterior. Com o passar dos anos, e a quantidade de experiências adquiridas na área de TI, sua formação será moldada,  fortalecendo sua empregabilidade.

Por isso, procure ter foco na escolha da sua graduação, nas experiências dentro das empresas que for trabalhar, das certificações que pretende fazer. Tudo isso contribuirá para seu sucesso ou fracasso profissional. O profissional do presente e do futuro, tem que estar atento a todas as mudanças geradas pela globalização, abertura dos mercados, surgimento de novas tecnolgias e dispositivos. “Sejam bem vindos a era da Sabedoria”

@brulex

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Alex Casañas - Perito em Informática, com mais de 18 anos de experiência com Tecnologia da Informação. Trabalhou para empresas como Banco do Brasil(1995), Banco Central(1997), EADINTERATIVO(1999), CISCO/AINET(2004). Foi professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação na UNIP(Universidade Paulista, 2002), Anhanguera(FACNET,2004 e JK, 2008), CISCO/UNEB(1999), UPIS(2002), UNICERTO(2003),UNIDESC(FIPLAC, 2002), SENAI(2008), SENAC(2012) e FACITEC(2008, atualmente), para os cursos de Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Negócios para Internet, Redes de Computadores, Segurança de Redes, além de ministrar aulas de assuntos relacionados Gestão e arquitetura da Informação. É formado em Sistemas de Informação, pela UNEB(1998) e possui Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento, pela UFSC(2001). Atua com tecnologias relacionadas com Internet desde 1994. Atualmente é CEO, e diretor de Novos Negócios da AgenciaLan.com.br (Tecnologias voltadas para Internet),

Alex Casañas

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes