Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Dicas e cuidados para obter sucesso com o seu projeto de e-learning

publicado por Luciano Gardesani Marques

Dicas e cuidados para obter sucesso com o seu projeto de e-learningSe você está pensando em implementar um projeto de e-Learning ou acredita que seja possível melhorar um projeto que já existe esse artigo relaciona dicas e cuidados que nem sempre são levados em conta e realmente podem minar o sucesso de um projeto.

Não subestime o projeto

É muito comum encontrar casos em que o projeto de e-Learning é tratado como mais uma tarefa dentre muitas outras atribuídas a alguém. Um dos grandes equívocos que podem frear os possíveis resultados com o e-Learning é subestimar sua importância ou complexidade. Portanto, não trate o projeto como algo secundário e de responsabilidade de uma pessoa em tempo parcial, nem assuma que qualquer pessoa poderá conduzi-lo. Busque a profissionalização do projeto para obter resultados consistentes.

Dê a atenção devida ao planejamento instrucional

Também é comum encontrar projetos ou cursos em que o planejamento instrucional ou a mediação pedagógica do conteúdo simplesmente foi esquecida. Jamais esqueça que o e-Learning muitas vezes envolve um aprendizado individual e solitário, por isso o conteúdo e sua linguagem são fundamentais para garantir qualidade e eficácia. Quanto melhor e mais aderente for o conteúdo maiores as chances de sucesso.

Não menospreze as mídias sociais

Quem acredita que as mídias sociais ainda representam algo novo e sem uso dentro de um projeto educacional está redondamente enganado. Lembre-se também que elas não se restringem ao Twitter e Facebook e é comum encontrar projetos em que aparentemente a simples adição de um blog ou wiki pode ser suficiente. O segredo é pensar na integração das ferramentas disponíveis dentro de um contexto alinhado ao planejamento instrucional. Lembre-se que atualmente as pessoas obtém conhecimento em diversos momentos de aprendizado, através de formatos distintos.

Não coloque toda a sua atenção na tecnologia

Um dos erros mais comuns é tratar a tecnologia como estratégia de um projeto acreditando inclusive que quanto mais tecnologias forem adotadas melhores serão os resultados. Também não acredite que quanto melhor a tecnologia mais efetivo será o aprendizado, pois a tecnologia é somente uma parte do desafio. O importante é atuar em parceria com a área de TI da sua organização desde o início, respeitando sempre as características e limitações técnicas que por ventura façam parte do contexto do seu projeto.

Não abandone o aprendizado tradicional em sala de aula

Assumir que é possível aprender tudo através do e-Learning pode ser muito arriscado. Respeite o modelo tradicional e sobretudo os instrutores / professores. O desafio é repensar o papel da sala de aula dentro desta nova realidade ampliada pela tecnologia, incluindo as novas funções dos especialistas.

Lembre-se do ambiente de trabalho

Esqueça o modelo em que para aprender ou participar de um treinamento a pessoa deveria deixar o seu local de trabalho e se dirigir a uma sala de treinamento. Atualmente é necessário trabalhar e aprender ao mesmo tempo. Atente sempre aos obstáculos que podem ser impostos para que as pessoas possam se desenvolver por meio do e-Learning no ambiente de trabalho. Atue com os líderes para que esses promovam e apoiem o aprendizado no ambiente de trabalho.

Não assuma que as pessoas sabem como aprender através do e-Learning

Esse é um equívoco realmente comum: acreditar que todos estão prontos para aprender sem maiores dificuldades através do e-Learning. Aprender em sala de aula é totalmente diferente do que aprender através de um computador. Por isso é muito importante buscar o apoio da liderança para que essa atue a favor da causa inclusive como apoiadores em caso de eventuais dificuldades que as pessoas demonstrem. Outra dica importante é pensar em facilitar a vida do usuário sempre. Simplifique!

Não assuma que as pessoas gostam do e-Learning

Pode acreditar. Há quem odeie o e-Learning. Eu mesmo já ouvi isso de algumas pessoas algumas vezes e precisamos encarar isso como algo natural. Ao tratar deste fato como uma verdade torna-se necessário pensar em como agir continuamente para diminuir esse tipo de resistência. Se possível trabalhe ativamente com a gestão da mudança e com a constante comunicação a favor do novo modelo para sensibilizar quem ainda não aderiu completamente. O suporte técnico também precisa funcionar e realmente ajudar as pessoas, principalmente as que não gostam do e-Learning.

Escolha os parceiros certos

Não assuma que todos os fornecedores são iguais, nem que todos são bons. Outro erro constante é decidir pelo preço. Procure trabalhar com parceiros que realmente possam ajudar e melhorar o seu projeto continuamente.

Não pense que tudo dará certo…garanta que tudo dará certo

Lembre-se dos detalhes! A gestão do projeto é tão importante quanto tudo o que já dissemos neste artigo. Tenha controle sobre o que está acontecendo e aja sempre com pró-atividade para evitar as dificuldades. Não transfira a sua responsabilidade para o fornecedor. Mesmo que as coisas não estejam dando certo não entre em pânico! Procure ajuda com as pessoas certas e os problemas serão resolvidos.

Equilibre a inovação

Se o projeto de hoje está muito parecido com o que se via há um ano, então está faltando inovação. As coisas mudam muito rápido hoje em dia e as pessoas também. Fuja da ideia de que não se mexe em time que está ganhando. É preciso inovar e buscar a oferta de novos meios e modelos. Cuidado somente para não confundir melhoria com inovação. Lembre-se que inovação em excesso também poderá distorcer o foco do seu projeto e confundir os usuários. A palavra neste quesito é “equilíbrio”.

Referências:
“The Rush to e-Learning” – Marc Rosenberg
“Managing e-Learning Projects” – Portal elearningindustry.com

[Crédito da Imagem: e-Learning – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em educação corporativa com mais de 14 anos de experiência na implementação de projetos baseados em tecnologia.

Luciano Gardesani Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.