Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

De voz para texto – transcrição é ganho de tempo e produtividade

publicado por Eduardo Guimarães

Figura - De voz para texto – transcrição é ganho de tempo e produtividadeConverter voz em texto é uma facilidade que desperta interesse de todos os públicos – usuários de smartphones, por exemplo, são ávidos consumidores de aplicativos voltados a este tipo de transcrição, o que já tornou alguns muito famosos, caso do Google Keyboard e do Dragon Dictation, para citar poucos.

Entretanto, é para o mercado corporativo que este tipo de tecnologia é ainda mais útil. Se para o usuário pessoa física transcrever longos discursos em texto sem precisar digitar é um ganho de tempo e redução de esforço, imagine isso em esfera empresarial: o incremento de produtividade é altíssimo.

Soluções do tipo Speech To Text (STT) podem tornar muito mais fácil e produtivo o dia a dia, por exemplo, de uma corporação que realiza muitas reuniões, transcrevendo as atas diretamente de áudio para texto, sem exigir retrabalho para elaboração destes documentos.

No campo judiciário a aplicação também é notável. Sessões judiciais que dispensem um digitador para serem documentadas em texto significam otimização de tempo e recursos, que podem ser destinados a outras tarefas estratégicas, reduzindo a morosidade de processos e rotinas de forma significativa.

Investigações, escutas telefônicas, gravação de depoimentos, audiências, sessões parlamentares, monitoramento de mídia, mapeamento de vídeos, closed caption, transcrição de aulas, adaptação de conteúdos para deficientes auditivos, Analytics, BI, Big Data… Os campos a se beneficiarem das soluções STT são inúmeros.

Para incrementar ainda mais esta experiência, a tecnologia pode agregar ainda recursos para que o usuário alcance o conteúdo falado em telefone e em vídeo, navegue pelo vídeo por meio do texto e calibre a transcrição por injeção de texto, aumentando a confiabilidade do material transcrito. Isso também otimiza os conteúdos para sistemas de indexação, que são baseados em texto.

Ferramentas STT excelentes são pensadas para ambientes corporativos, desenhadas para trabalhar com alta escala de transcrições de fala, ambientes de gravação simultânea multi-threads, possibilidade de integração a qualquer aplicação, identificação automática de diversos locutores por gênero e customização para vocabulários específicos, como uso médico, pesquisa cientifica e vocabulário jurídico.

Além disso, identificam o silêncio na hora de transcrever, inserindo os espaços necessários no texto, reconhecem timbre feminino ou masculino, indicam o interlocutor, fazem log de cada palavra falada e criam uma indexação com XML e time code, permitindo a localização exata no conteúdo do vídeo onde o termo foi falado.

É uma tecnologia na qual vale a pena investir para potencializar o tempo e aumentar a produtividade. E, para viabilizar este investimento, há no mercado diferentes modelos de contratação de STT – instalado em servidores do próprio cliente (“em casa”), sendo pago por licenciamento, ou vendido como serviço, sendo cobrada por hora de uso.

As aplicações do STT são inúmeras e o potencial é grande. Transformar áudio em texto é uma tendência que ganhará cada vez mais espaço no mercado corporativo, uma expansão projetada que se justifica pelos benefícios entregues – é investimento em produtividade, economia de tempo e ganho de competitividade.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Eduardo Guimarães é diretor da E-Storage. O profissional tem seis anos de experiência em vendas no mercado corporativo de armazenamento de dados, junto a fabricantes como Exabyte, CA, Veritas/Symantec, Legato, Sotragetek/Sun, Hitachi Data Systems e Netapp. Além disso, atua há três anos no mercado de busca corporativa e há dois anos em web analysis. Guimarães conta com especializações em Google Enterprise Professional, Vendas, Busca Corporativa, Marketing de Busca, Análise Web, Relacionamento com o Cliente, Importação, Precificação, Previsão de Vendas e Comércio Exterior

Eduardo Guimarães

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.