Mobile

Ξ Deixe um comentário

CyanogenMod: Um Android mais esperto

publicado por Augusto Vespermann

CyanogenMod: Um Android mais espertoO grande assunto do momento é indiscutivelmente o avanço dos dispositivos móveis e o seu grande impacto social e econômico.

Ontem eu conversava com um amigo que está reformando sua casa. Ele dizia que em 30 minutos de conversa com o pedreiro resolveu vários problemas existentes em sua obra apenas com o smartphone. Utilizou os mapas para localizar lojas de materiais de construção, sites especializados para cotar preço do que deveria ser comprado, acessou sistemas de transportadoras para saber a situação de suas encomendas, instalou um aplicativo de medição de nível para verificar se uma parede estava torta e finalmente fez algumas ligações. Seu pedreiro ressabiado divagou: “Coisa do capeta…!!!!“. Reflitam, como resolveríamos estes problemas há 15 anos atrás?

Muitos utilizam os recursos de seus dispositivos móveis até quase fritar seus bits mas talvez não entendam o que existe por trás de tudo isso. Já outros, como é o caso de nossos leitores,  utilizam recursos avançados e alguns até desenvolvem aplicativos que facilitam nossa vida (não sei como vivi tanto tempo sem o WhatsApp).

Para termos a dimensão sobre o que estamos falando, em maio, o número de aparelhos com o sistema operacional Android, do Google, ultrapassou 900 milhões. Isto é um mercado multibilionário que atrai muitas empresas e profissionais ávidos por uma lucratividade maior.

Um destes profissionais foi Steve Kondik, entusiasta do Android, foi o criador do CyanogenMod. O CyanogenMod é a ROM alternativa mais popular para o Android. Segundo a Wikipedia: “CyanogenMod é uma distribuição alternativa de firmware para vários dispositivos que rodam o Sistema Operacional Android. Ele é baseado no próprio projeto open source Android, e feito com o objetivo de melhorar a performance e a segurança das ROMs distribuídas pelos fabricantes e operadoras de telefonia”.

O CyanogenMod tem como objetivo suprir eventuais deficiências do sistema operacional do Google através de implementações que elevem o seu dispositivo móvel a um nível superior ao utilizado pelos puristas. Como se não bastasse, segundo a equipe do CyanogenMod, a performance dos aparelhos é aprimorada com este firmware.

A última versão, até o momento, é a 10.1 baseada no Android 4.2.2 e está disponível para diversos gadgets das mais variadas marcas. Aqui você pode consultar quais são compatíveis.

Outra bola dentro é o CyanogenMod Account Service, aplicação similar ao Gerenciador de Dispositivo Android, que ajuda a encontrar seu aparelho em caso de perdas e roubos. Segundo a equipe que desenvolve a ROM alternativa seu serviço é mais seguro que o do Google. Quer ver como funciona? Como o serviço é open source basta dar uma olhada no código do Github .

Nesta versão 10.1 as novidades foram o equalizador gráfico de som, a tela de ajustes rápidos agora pode ser personalizada,  suporte a temas e outras features que você só vai saber quando instalar.

Veja um rápido review sobre o CyanogenMod 10.1

Gostou? Quer instalar o CyanogenMod?

Para isso é necessário que ter acesso Root ao aparelho. Cuidado, em alguns casos você perde a garantia.

Na internet existem diversos tutoriais específicos para cada aparelho. Siga um deles e seja feliz!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Augusto Vespermann é fundador do Portal TI Especialistas, além de fundador e moderador de uma das maiores comunidades de tecnologia do LinkedIn, o TI Especialistas Brasil, com aproximadamente 85.000 membros. Tem experiência de 16 anos na análise desenvolvimento de sistemas web em várias linguagens de programação. Aficcionado por tecnologia e sempre atento às novidades do mercado. Twitter: @augustosvm LinkedIn: Augusto Vespermann

Augusto Vespermann

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes