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Como monitorar o mercado para a Black Friday

publicado por Ricardo Heidorn

Figura - A Black Friday reúne milhares de pessoas trafegando ao mesmo tempo na sua loja online, no entanto, será que a sua empresa realmente está preparada para isso?O monitoramento é uma das chaves para o sucesso do seu negócio, inclusive na Black Friday. Isso porque acompanhar os movimentos do mercado, dos clientes e da concorrência, saber os assuntos que estão sendo falados sobre a sua marca nas mídias digitais e conhecer os seus consumidores e competidores em potencial, pode gerar insights para que a empresa estruture as melhores estratégias, na conquista de clientes e para o aumento das vendas.

A Black Friday reúne milhares de pessoas trafegando ao mesmo tempo na sua loja online, no entanto, será que a sua empresa realmente está preparada para isso? Somente com um bom mapeamento, controle do fluxo de interações e relacionamento constante com os clientes, você poderá encarar a data. Portanto, esteja atento à sua marca desde a produção de conteúdo e anúncio de produtos até o momento do pós-venda.

Pré-venda: a sua loja antes dos descontos

Todo volume de conteúdo divulgado antes de começar a Black Friday e as interações dos consumidores com a marca a partir disso devem ser acompanhados pela equipe de monitoramento das mídias digitais da sua empresa. Sabendo exatamente onde está o seu consumidor, em quais canais ele está presente e as suas intenções de compra, fica muito mais fácil agir proativamente durante as 24 horas da Black Friday.

Cada vez mais interessados, os clientes antecipam as suas compras e sabem o que querem. Além de planejar o bolso para o dia, eles investem tempo na busca de artigos com qualidade, na comparação de preços e nas possibilidades de pagamento que as lojas oferecem.

Neste momento, as estratégias de venda definidas a partir do bom monitoramento podem ser o diferencial da sua empresa no mercado. Portanto, aposte em uma ferramenta que organiza cada ocorrência relacionada ao seu negócio. Conecte suas contas de Twitter, Facebook, Instagram e e-mail dentro de uma mesma plataforma para atender do mesmo lugar os usuários presentes em cada uma dessas mídias. Com isso, você ganha tempo nas buscas, fazendo com que os resultados apareçam em tempo real dentro do seu monitoramento, ou seja, tudo que o varejista sempre sonhou para a Black Friday e para construção de uma boa reputação para a marca.

Ainda nesta fase priorize conhecer quem são as empresas competidoras no seu nicho e tudo que está relacionado ao seu segmento de atuação. Para conhecer as táticas dos concorrentes e interiorizar as tendências de mercado monitore as ações de marketing, posts e as estratégias de relacionamento e, depois de uma avaliação e mensuração de resultados, torne as suas campanhas diferenciadas chamando a atenção dos consumidores antes mesmo da data.

Além disso, ao perceber também as movimentações daquele público considerado influenciador da sua marca, invista em ações específicas, pois pode ser por meio deles que a sua empresa conquiste a admiração de novos clientes para a Black Friday. E mesmo aqueles insatisfeitos com a sua marca, que reagem de forma negativa nas contas da sua empresa, não devem ser deixados de lado. Com as práticas de monitoramento você pode reverter essa situação respondendo em tempo real de forma clara e positiva às reclamações e ponderações dos consumidores, esclarecendo as dúvidas e trabalhando para reverter más impressões.

Monitore intensamente durante as 24 horas de promoção

O dia da promoção requer muita atenção de todos os setores da empresa. Os clientes, mesmo sabendo o que querem quando entram na sua loja física ou online, estão ali para serem conquistados. Portanto, aproveite a oportunidade de ter um grande número de pessoas trafegando pelo seu comércio, para oferecer boas experiências, sem deixar escapar qualquer comentário ou reclamação nas suas mídias digitais, pois quando os clientes são bem atendidos, a tendência é que retornem com frequência.

Neste momento, o auxílio integral do monitoramento, dentro da sua estratégia de vendas, é crucial. Por isso, é importante personalizar e filtrar aquilo que está sendo falado sobre a sua empresa durante as 24 horas da Black Friday. A ideia é realizar essas identificações por meio de tags, criadas a partir dos seus interesses, tornando mais fácil a percepção dos tipos de ocorrências, que podem envolver tanto a manifestação de clientes influentes e oportunidades de negócios quanto às movimentações da concorrência (importante também para o cenário da Black Friday) e possíveis reclamações ou elogios.

Pós-venda: continue interagindo com o cliente de forma inteligente

Depois de acompanhar os passos dos consumidores antes e durante a Black Friday é chegada a hora de não perder esse cliente de vista. Aquele que teve no todo uma boa experiência, ou seja, encontrou os produtos que queria, com qualidade, teve um bom atendimento antes da data e durante a finalização da compra, encontrou os melhores preços e formas de pagamento, tende a retornar a sua loja.

Ao criar oportunidades eficazes de negócio, a sua empresa, que continua monitorando este cliente, deve dar maior atenção às características e ao perfil de compra dele. Ao mesmo tempo, é preciso acompanhar as movimentações da concorrência, que já percebeu que aquele cliente está na sua. Portanto, intensifique a sua relação com esse consumidor oferecendo ofertas e promoções após o término da Black Friday, conforme os interesses do mesmo já identificados pela equipe de monitoramento, investindo todo potencial da sua empresa na fidelização de novos clientes.

Autor

Ricardo Heidorn, CEO da Seekr, empresa brasileira de soluções em relacionamento digital.

Ricardo Heidorn

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