Tecnologia

Ξ 1 comentário

Como economizar bateria de um notebook

publicado por Vagner Carvalho

Figura - Como economizar bateria de um notebookInfelizmente um dos maiores problemas relacionados à notebooks é o fraco desempenho que a bateria alcança. A maioria dos dispositivos possuem uma bateria com pouca durabilidade, o que pode prejudicar muitos usuários ou profissionais que utilizam o dispositivo para fins profissionais.

O pior de tudo é que a maioria dos softwares hoje em dia requer um hardware potente, e consequentemente a bateria acaba sendo mais exigida. Se este for o seu problema não se preocupe. Hoje vamos mostrar neste tutorial algumas dicas bem valiosas que farão com que a bateria do seu notebook dure muito mais, confira.

Espere a carga chegar a 100%

Muita gente tem a mania de tirar o notebook da tomada antes mesmo que a carga tenha sido completada literalmente, em outros casos acontece algo semelhante, pois  o usuário não espera a bateria ficar fraca para colocar o dispositivo na tomada.

Esses são dois erros aparentemente inofensivo que muitas pessoas cometem. Já ouviu falar de um termo chamado de “bateria viciada”? esse é um termo que existe no meio mobile, mas podemos usá-lo sim no ramo de notebooks.

Isso porque se um notebook não for carregado completamente, ocorrerá uma certa confusão quando você for recarregá-lo novamente. Por exemplo, se você carregar a bateria de um notebook  somente em 80%, da próxima vez em que a bateria for carregada o sistema entenderá que 80% é o pico de carga.

Em muitos casos acontece de aparecer que a bateria carregou 100%, todavia ela  foi carregada só em 80%. A consequência dessa confusão é que a durabilidade da bateria será pífia, portanto não caia nesses erros.

Desativando a rede sem fio

O Wi-Fi é uma funcionalidade indispensável para qualquer usuário de notebook, e ela se encontra presente na maioria deles. Entre os principais benefícios da rede sem fio podemos citar a facilidade, por não ter a necessidade da utilização de cabos, e a praticidade também é um dos grandes benefícios.

Mesmo a rede sem fio sendo um benefício excepcional, ela acaba gastando muita energia. E como estamos falando de notebooks, a bateria mais uma vez será bem exigida.

Por esta razão recomendo que você desative o seu Wi-Fi quando não estiver utilizando mais a internet. Se for fazer o download de um arquivo grande e demorado, espere a bateria do seu dispositivo ficar abaixo de 10% e conecte o carregador, não tem problema algum em deixar o carregador na tomada por muito tempo, só não se esqueça de não removê-lo antes que a bateria complete os 100% de carga.

Restringindo o uso da rede sem fio nos momentos desnecessários, você conseguirá economizar muita bateria, e se estiver em uma viagem por exemplo, com certeza essa dica lhe será muito mais apreciado do que se você estivesse em casa por exemplo, com  diversas tomadas ao seu redor.

Não utilizar dispositivos USB

Hoje em dia  a maioria dos notebooks possuem uma ou mais portas USB, isso porque virou tendência transferir arquivos do computador para dispositivos portáteis, seja um pendrive, smartphone ou até mesmo um reprodutor de MP3.

Mas o que poucas pessoas sabem é que ao plugar um dispositivo na porta USB, obrigatoriamente haverá uma transferência de energia, que pode ser pequena ou grande, tudo depende de qual o tipo de dispositivo está em uso.

Por exemplo, plugue um celular na porta USB do seu notebook e veja o que vai acontecer. O que acontece é que o dispositivo será reconhecido pelo computador, e em seguida a bateria do mesmo começará a carregar.

Ou seja, a carga referente à bateria do notebook é transferida para a bateria do celular, e consequentemente o seu notebook perderá bateria em dobro, pois com certeza você também utilizará o sistema para afazeres pessoais.

Por isso recomendo que você utilize o mínimo possível esse tipo de dispositivo no seu notebook, e se houver  a necessidade de uso, não deixe ele no seu computador por longos períodos.

Fazendo as precauções que mostramos aqui, tenha a certeza de que a bateria do seu notebook irá durar muito tempo, com isso a necessidade por uma tomada será bem menor.

Esta é uma contribuição do Vagner Carvalho do blog O Notebook

[Crédito da Imagem: Bateria – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

O Blog O Notebook surgiu com o intuito de ajudar pessoas na área de Notebook. Porém, a pedido de diversos usuários, começamos a postar sobre assuntos similares com, Tecnologia, Informática e Internet. Hoje temos o comprometimento de levar informações relevantes para você. Temos 4 excepcionais redatores que postam semanalmente no Blog, tendo uma ênfase nos dias Segunda, Quarta, Sexta e Domingo (podendo haver exceção). Se você tiver alguma sugestão de assuntos, ou se tiver outro assunto a tratar, envie-nos um e-mail para technotesite@gmail.com. Será um enorme prazer receber sua mensagem. Forte abraço e navegue pelas categorias do blog e usufrua do que nós temos a lhe oferecer.

Vagner Carvalho

Comentários

1 Comment

  • Vagner, tudo bem com relação aos dispositivos USB, mas por favor se atualize, o problema de ‘bateria viciada’ ou ‘efeito memoria’ era comum para baterias de níquel-cádmio (NiCd). As atuais baterias de íon-lítio (Li-Ion) não possuem esse problema, e manter a cargar entre 60% e 80% é o recomendando para uma maior vida útil dessa bateria, o fato de esperar a carga chegar quase no fim para colocá-los para carregar só vai encurtar a vida útil da bateria. Os notebooks da samsung, possuem um recurso para prolongar a vida das baterias, quando ativado mesmo com o notebook plugado na tomada a carga não passa de 80%.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes