Mobile

Ξ 3 comentários

Carros e a “Internet das Coisas”

publicado por Marcelo Passaro Fontana

Figura - Carros e a "Internet das Coisas"Pessoas como eu, que estão na faixa dos 40 anos e durante a infância viam seu pai encerando o carro na garagem de casa, não poderiam imaginar o quanto os automóveis mudariam com o passar do tempo. Assim como outros itens usados em nosso dia a dia como relógios, celulares, TV’s, geladeiras, os veículo automotores também foram invadidos pela “Internet das Coisas” e representam um grande chamariz das inovações tecnológicas.

Já deu para perceber que como a maior parte dos brasileiros também sou um apaixonado por automóveis. Há um tempo algumas montadoras, já pensavam em oferecer aos clientes um modem 3G “espetado” na tomada de voltagem do carro para oferecer acesso WIFI aos clientes. Hoje, os veículos saem de fábrica equipados com chips de celulares para que haja conexão e acesso à Internet por meio de conexão 3G ou 4G, oferecendo serviços e até mesmo características de entretenimento, suporte ao usuário (nesse caso o motorista) atualização de situações de mapas através de aplicativos e sistemas GPS compartilhados.

O acesso à Internet dos dispositivos existentes no mercado podem ir além de uma simples conexão e acesso a dados e atualizações de informações. Algumas montadoras estão conectando seus carros na rede para “coletar” informações dos carros dos clientes. Por meio dos dados obtidos, é possível saber a previsão para a troca de óleo e/ou a próxima revisão, as peças que devem ser trocadas, além disso, este sistema pode agendar uma data para o serviço e indicar qual a concessionária mais próxima.

Essas informações também já são armazenadas em sistemas nas nuvens e podem ser acessadas tanto pelo proprietário como pelo fabricante ou até mesmo pela concessionária onde o veículo foi comprado o que pode representar uma ajuda e tanto na manutenção e também na segurança. Isso porque além das revisões os motoristas podem ser avisados  quanto a recalls, defeitos existentes em alguma peça do carro.

Essas centrais multimídia oferecem ainda o serviço de “concinerge”, o mesmo utilizado por hotéis que oferecem certos “mimos” ao seus clientes. Tratam-se de serviços exclusivos e diferenciados de cada montadora, marca e modelos ofertados no mercado. Modelos estes cada vez mais acessíveis ao público. Esse serviços, estão agregando cada vez mais, podendo ser ligados ao funcionamento do carro como autoestacionamento, travamento remoto, quanto ao entretenimento como shows, ingressos para espetáculos, restaurantes e eventos que apenas quem possui o serviço pode usufruir.

Desde 2014 em feiras e eventos de tecnologia fica cada vez mais evidente que estas inovações não podem ficar de fora do mercado automotivo brasileiro e deve existir um esforço  para que elas cheguem com mais rapidez por aqui. Pelo mundo afora a intenção é sempre ajudar o motorista ter um melhor caminho, segurança, conexão com fácil acesso a dados e informações e consequentemente melhor modo de se viver com a “Internet das Coisas”. No cenário nacional, muita coisa já foi conquistada, mas ainda um longo caminho a percorrer. A começar pelos impostos… mas isso é assunto para um outro texto.

Espero que gostem e até a próxima.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Possui Graduação Bacharelado em Análise de Sistemas (2003) e Pos-Graduação "Lato Sensu" Especialização em Análise de Sistemas com Ênfase em Arquitetura Cliente/Servidor (2004) pela PUC-Campinas, Especialização em Gestão Empresarial 2011 - Puc Campinas. Atualmente como Docente em duas instituições de ensino - IFSP (Prof Tutor do curso de Informática para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista.) e Unip Campinas (Swift) , Faculdades Anhanguera como professor de Ciência da Computação, Tecnologia em Análise de Sistemas e Redes de Computadores. Atuando também em treinamento e cursos empresariais. Tem experiência na área de Analise de Sistemas e Computação, com ênfase em Hardware, atuando principalmente nos seguintes temas: suporte, ensino, redes, treinamento, processo seletivo e palestras.

Marcelo Passaro Fontana

Comentários

3 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes