Segurança da Informação

Ξ Deixe um comentário

A importância estratégica da virtualização de notebooks

publicado por Diego Salim De Oliveira

Um assunto estrategicamente mais importante que a virtualização de desktops, é a virtualização de notebooks.

As ferramentas utilizadas são basicamente as mesmas, mas a importância estratégica para a empresa é muito maior.

De tempos em tempos ouvimos no mercado boatos de executivos de grandes empresas nacionais e multinacionais que acabam perdendo seus notebooks ou sendo furtados em aeroportos.

CEOs, CFOs, COOs, e outros executivos “c-level” de grandes empresas possuem em seus notebooks informações extremamente sensíveis, as quais em caso de vazamento podem até mesmo comprometer o futuro da empresa e desestabilizar todo um segmento de mercado.

O valor dos dados contidos nestes equipamentos é intangível, mas, certamente justifica qualquer projeto de virtualização, visto que qualquer investimento neste sentido tende a ser irrisório se comparado aos riscos que a empresa fica exposta após um incidente que acarreta na perda da posse de um notebook, e conseqüentemente, dos dados contidos no mesmo, principalmente no caso destes dados caírem nas mãos de concorrentes.

Com as ferramentas atuais disponíveis no mercado, é possível se criar máquinas virtuais as quais podem ser acessadas remotamente através de notebooks, netbooks, ou mesmo tablets, além das diversas opções de thin clients móveis disponíveis no mercado.

Com a possibilidade de acesso via redes wi-fi ou 3G/4G, o usuário pode acessar sua máquina virtual e trabalhar normalmente mesmo que esteja em outra cidade ou até mesmo outro país.

Como não há tráfego de dados entre o usuário e a máquina virtual a não ser atualizações de monitor, teclado e mouse, a banda necessária é baixa, o que viabiliza o acesso via 3G.

Além disso, uma vez que todos os dados ficam preservados dentro do Data Center, mesmo que o dispositivo de acesso seja roubado ou perdido, não haverá riscos de perda de dados, muito menos destes dados caírem nas mãos da concorrência.

Em resumo, a virtualização dos notebooks dos executivos da empresa permite que se possa ter maior controle sobre os acessos e disponibilidade de informações altamente críticas, de importância estratégica para o futuro da companhia.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

• Profissional com 16 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, com conhecimentos e experiência adquiridos nas áreas Comercial, Canais, Parcerias, Produtos e Técnica. • MBA em Gestão Estratégica de Negócios (ESALQ/USP), Master in Information Technology (FIAP) com módulo internacional pela Singularity University, Pós-graduação em Administração (UNIP) e graduação em Tecnologia em Marketing (UNIP). • Sólida experiência na gestão de equipes multidisciplinares. • Liderança técnica e comercial de projetos estratégicos em clientes privados e públicos, incluindo experiência e conhecimento da Lei Federal 8.666/93. • Experiência em Tecnologia da Informação (TI), incluindo Soluções em Big Data Analytics, Nuvem (Cloud), Continuidade de Negócios, Recuperação de Desastres, Virtualização (de Servidores, Desktops, Aplicações e Armazenamento), Bancos de Dados, Redes (SAN, LAN e WAN), Arquivamento, Data Center, Monitoramento e Mascaramento de Dados. • Experiência em Segurança da Informação (SI), incluindo Cyber Intelligence, Anti-DDoS, Segurança Perimetral e de Redes, End Point Security, MDM (Mobile Device Management), DLP (Data Loss Prevention), entre outros temas. • Experiência em Telecomunicações, incluindo Fixas e Móveis. • Experiência em Automação, com foco em M2M (Machine to Machine) e IoT (Internet of Things). • Domínio da Lei Geral de Proteção de Dados e das Resoluções 4658 e 3909 do Banco Central do Brasil. • Conhecimentos em Administração, Contabilidade, Gestão Tributária, Marketing e Direito (com foco em Direito Digital e legislação específica a respeito a respeito de Licitações e Contratos Públicos). LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/DiegoSalimDeOliveira

Diego Salim De Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes