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A ética e a responsabilidade social das empresas x reputação empresarial

publicado por Alexandre Fernando

As empresas estão sujeitas a serem vistas pela sociedade. Admiradas ou odiadas.

Tudo depende de como elas se relacionam com a comunidade. Muitas empresas não se preocupam com a forma como são vistas pela sociedade. Pensam apenas em dividendos e lucros.

Não se preocupam com seu capital humano, como se esse mesmo capital,seus lucros e seu capital investido fossem dissociáveis. As empresas são feitas de pessoas e estão inseridas em um contexto social.

Neste artigo quero enfatizar o conceito de empresa cidadã. O mais próximo que uma pessoa jurídica poderia se aproximar das pessoas e da sociedade.

O que é reputação?

Segundo (Michaelis) reputação quer dizer fama, renome. Para as empresas, de acordo com (SROUR,2003) a forma como a empresa é vista ou tida pela sociedade é o limiar do sucesso e do fracasso empresarial. A sociedade passa a ter respeito pela empresa e isso cria um diferencial competitivo nos negócios. Além dos efeitos comerciais, a reputação de uma organização pode afetar diretamente a motivação dos colaboradores.

Um dos efeitos motivacionais analisados por (SROUR,2003) é o fato dos colaboradores se sentirem orgulhosos por trabalharem em uma empresa ética e com reputação inabalável. Dessa forma a reputação da empresa e seu comportamento ético são capazes de se refletir nas ações de seus colaboradores, que, involuntariamente acabam sendo envolvidos por este ambiente e colaboram para a solidez da imagem empresarial.

A influência da ética na tomada de decisões e na reputação das empresas

De acordo com (SROUR,2003) existem duas classificações para os comportamentos éticos: a ética da convicção e a ética da responsabilidade.

Ética da convicção: se baseia na aplicação da ética de acordo com princípios previamente estabelecidos e sem maiores questionamentos por já terem sido avalizados por entidades superiores ou através de um processo cultural que é repassado por gerações.

Ética da responsabilidade: se baseia na aplicação da ética através da análise das conseqüências futuras dos atos que são praticados para a maior quantidade de pessoas possíveis.

A classificação sob o âmbito da responsabilidade se relaciona com a definição de utilitarismo definido por (MASIERO, 2004):

“Na teoria utilitária o estudo das conseqüências de uma ação para determinar sua moralidade é o principal. As acções ideais são aquelas que trazem benefícios para a maioria da sociedade, apoiando o objetivo de cada pessoa, que é alcançar um estado de “felicidade”.” (Masiero, Paulo Cesar. 2004).

Conforme diz (SROUR,2003) a teoria da ética da responsabilidade analisa os riscos e mapeia as circunstâncias guiando-se pela eficácia. Os ganhos com as ações devem superar os malefícios eventuais e compensar os riscos.

Sobre o militante da ética da convicção (SOUR, 2003) diz: O militante tem o objetivo de chegar à sociedade comunitária e defende os ideais se preciso for com anarquia.  “…A revolução social exige a entrega total de seus filhos (ética da convicção, vertente da esperança).” (SROUR,2003).

Ética e Sociedade

Responsabilidade social empresarial

(SROUR, 2003) define a responsabilidade social empresarial afirmando que a maximização dos lucros deixou de ser o principal motor dos negócios. Atualmente muitas empresas estão vislumbrando lucros e ganhos através dos ganhos sociais que são frutos diretos da responsabilidade social e fazendo com que  o capitalismo ganhe um caráter “associativista”. Basicamente a responsabilidade social são ações das empresas caracterizadas pelas conversões de parcelas de lucros em atividades que tenham viés social. Essas ações são divididas em duas frentes:

 

Frente interna:

Os investimentos e o patrimônio dos acionistas são equacionados aos interesses do capital humano da organização.

Frente externa:

Esses mesmos interesses acionários são ajustados de forma a levar em consideração os relacionamentos entre a empresa e o governo, clientes, fornecedores, comunidade local, organizações não governamentais ligadas à sociedade civil, etc.

Essa atuação dar-se-á por meio de um conjunto de práticas, a seguir algumas delas:

  1. Participação no desenvolvimento profissional dos funcionários obtendo destes observações que melhorem as condições de trabalho oferecendo também uma participação nos resultados da empresa;
  2. Eliminação de qualquer discriminação em processos de recrutamento
  3. Estabelecer política de emprego a parcelas socialmente excluídas;
  4. Exigência de que fornecedores parceiros apliquem regras semelhantes à sua força de trabalho
  5. Parceria entre fornecedores e clientes gerando produtos de maior qualidade
  6. Contribuições para a comunidade local aumentando o bem-estar coletivo
  7. Investimentos em pesquisa tecnológica inovadoras
  8. Exigir e contribuir para a preservação do meio ambiente
  9. Publicação de um “balanço social” relacionado ao “balanço patrimonial”

Cidadania empresarial

A Cidadania empresarial é um conceito mais abrangente, segundo (ASHLEY, Patrícia; COUTINHO, Renata; TOMEI, Patrícia, 2000) os conceitos não são meramente sinônimos, pois, existem diferença entre eles. Para (SROUR, 2003) os conceitos se fundem.

(ASHLEY, Patrícia; COUTINHO, Renata; TOMEI, Patrícia, 2000) definem que a responsabilidade social é um processo restrito a projetos específicos e que visam apenas o ganho social. Por outro lado, tratam a cidadania empresarial como uma prática mais ampla e extensiva a toda comunidade local e não restrita a projetos sociais específicos, induz a empresa a chamar para si sua parcela de responsabilidade por todos os colaboradores e pela sociedade na qual está inserida, não se limitando apenas as ações que a legislação local exige.

Segundo (SROUR,2003) além das práticas já citadas, existem mais algumas que são realizadas por empresas mais competitivas como a preocupação constante com os funcionários e suas famílias, tratando-os como pessoas e não como recursos. Desburocratizando o acesso aos recursos financeiros da empresa quando necessário,  e prestando todo e qualquer suporte aos funcionários. Toda essa preocupação faz elevar os índices de produtividade por funcionário e melhora substancialmente a reputação da empresa perante os funcionários e toda a sociedade, além de alavancar os negócios e fazer com que a repercussão das ações tenham longos alcances, inclusive internacionais, pois, de acordo com  (ASHLEY, Patrícia; COUTINHO, Renata; TOMEI, Patrícia, 2000) , algumas entidades oferecem premiações para incentivar as formas responsabilidade e cidadania empresarial. Um exemplo prático é a Câmara Americana de Comércio que ofereceem São Pauloo prêmio ECO (Empresa e comunidade) que serve de incentivo e visibilidade para as empresas.

A cidadania empresarial está amparada na noção de co-responsabilidade das empresas pelos problemas da sociedade, a empresa bem vista na sociedade é aquela que não foge aos compromissos de trabalhar para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. (Rohden, 1996, p.96 apud ASHLEY, Patrícia; COUTINHO, Renata; TOMEI, Patrícia, 2000)

ASHLEY, Patrícia; COUTINHO, Renata; TOMEI, Patrícia. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E CIDADANIA EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL COMPARATIVA. Artigo Científico publicado no ENANPAD 2000 (Área: Organizações). (IAG/PUC-Rio), Setembro/2000.

SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
MASIERO, Paulo Cesar. Ética em computação. 1 ed. 1 reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. (Acadêmica: 32).

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Autor

Programador Sênior e Consultor ERP. Atua em projetos na área de desenvolvimento de sistemas corporativos desde 1995. Graduado Tecnólogo em Informática para a Gestão de Negócios (2010) FATEC - Faculdade de Tecnologia de Jundiaí http://www.fatecjd.edu.br BLOG

Alexandre Fernando

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