Carreira5 passos para seu diferencial de entrada

5 passos para seu diferencial de entrada

-

Publicidade

Figura - 5 passos para seu diferencial de entradaQual é o seu diferencial? O que você faz melhor que as outras pessoas? Como usar esse diferencial como chave para abrir sua porta de entrada em uma empresa?


Tenho certeza que você, independente da sua posição (estudante, professor, ou profissional de TI), não se contenta com pouco e sempre busca um algo a mais para se diferenciar. Pensando nisso te pergunto: Qual o seu diferencial? O que faria você passar de um candidato para contratado?

Apresentando-me brevemente, meu nome é Victor Hugo Machado Gomide e sou Analista de Projetos atuando no PMO (Escritório de Projetos) de uma grande empresa do segmento farmacêutico. Entrei na companhia como estagiário e fui contratado ao final do processo.

Nesse programa de estágio, participei de um rodízio em três áreas dentro do departamento de TI da companhia. Em cada uma das áreas, era necessário o desenvolvimento de um projeto e, ao final de cada ciclo (3 meses), a apresentação dos resultados.

Você está falando sobre estágio, mas até agora não vi você falando de diferencial.

Então vamos lá. O programa de estágio é uma excelente oportunidade de se mostrar. Apresentar ideias e executá-las, mostrar serviço, interesse, dedicação. O problema é que em grandes empresas existem vários estagiários, e com isso são várias pessoas mostrando: interesse, ideias, dedicação.

Portanto, volto a lhe fazer a pergunta: “Qual o seu diferencial?”.

E agora? Se todo mundo tá fazendo isso, como se diferenciar?

Pense assim: Todos nós temos uma característica que salta aos olhos. Pode ser o jeito de falar, o perfeccionismo, o gosto e dedicação aos estudos, entre várias outros pontos que eu poderia citar. Se você quiser se aprofundar, recomendo ler o livro: “Descubra seus pontos fortes – Marcus Buckingham, Donald O. Clifton”.

O objetivo aqui é descobrir o seu diferencial e mostrar o valor que você pode e vai agregar à companhia ao utilizá-lo.

Mas e o seu, qual foi?

O meu diferencial foi, simplesmente, conhecer profundamente o Excel, o software de planilhas eletrônicas da Microsoft. Não foi o curso de Engenharia que eu estava terminando, não foi o TCC com tema complexo voltado para computação afetiva, não foi o inglês avançado. Foi saber fazer planilhas com o EXCEL.

Não acredito? Então basta saber Excel?

Não! Não podemos esquecer as demais características que hoje são básicas. Bom comportamento, responsabilidade, comprometimento, pontualidade, relacionamento, entre outros pontos. Estas características e comportamentos são pré-requisitos, não diferenciais.

Entendi. Mas agora fiquei curioso. Como que o Excel foi um diferencial?

O diferencial não foi só o Excel e sim o valor que eu consegui mostrar utilizando o Excel. Planilhas foram apenas as FERRAMENTAS. Utilizando o Excel, consolidei vários indicadores em um painel interativo e simples. Essa foi a minha principal entrega e com ela fui contratado.

Consegue ver a sutileza? Não importa qual é o seu diferencial. O importante é como você o utiliza, buscando sempre agregar valor à companhia.

Entendi. Mas não acredito ainda que só você sabia fazer isso?

Mais uma sutileza. Tenho certeza de que várias pessoas sabem fazer o que fiz. O diferencial do diferencial foi o fato de que eu fui lá, fiz e mostrei valor.

Muito interessante. Resume pra mim?

Os 5 passos para seu diferencial de entrada:

  • Autoconhecimento: Descubra qual é o seu diferencial.
  • Saiba utilizar seu diferencial na realidade da empresa: Descubra como aplicar seu diferencial!
  • Faça: Aplique seu diferencial!
  • Valorize o que você fez e mostre valor: Se orgulhe e venda o valor que seu diferencial trouxe!
  • Não se esqueça dos pré-requisitos: Lembre que diferencial não é tudo, lembre-se dos pré-requisitos (comportamento, postura, pontualidade, etc).

Seguindo este passo a passo, o seu diferencial será a chave para a porta de entrada de uma empresa!

Foi assim que eu fiz e funcionou! E aí qual será o seu diferencial?

Sucesso!

[Crédito da Imagem: ShutterStock]

Victor Hugo Machado Gomide
Engenheiro da Computação, Green Belt, ITIL Foudation. Analista do Escritório de Projetos (PMO) de uma grande companhia do segmento farmacêutico, responsável pela estruturação, elaboração e apresentação dos indicadores dos projetos da área de TI.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you