Carreira

Ξ 1 comentário

98% dos brasileiros afirmam ter falhas de habilidades profissionais

publicado por Udemy

Figura - 98% dos brasileiros afirmam ter falhas de habilidades profissionaisLiderado pela Udemy e aplicado em outros cinco países, o estudo realizado no Brasil ouviu pessoas de 387 cidades sobre falhas de habilidades profissionais. 

Uma pesquisa encomendada pela Udemy, marketplace global de ensino e aprendizagem online, destaca que 2 em cada 3 brasileiros admitem ter falhas de habilidades profissionais para enfrentar o mercado de trabalho atual e nos próximos 5 anos. Na maioria, as falhas atingem mulheres mais jovens, entre 18 e 30 anos, na fase inicial da vivência profissional, com baixa renda e das regiões Norte e Nordeste.

Os profissionais brasileiros lideram a lista dos países com mais percepção para as falhas em habilidades, seguido da França (81%), Estados Unidos (79%), Alemanha (74%), México (66%) e Espanha (65%).

O estudo mostra que 65% dos brasileiros se sentem afetados por essas falhas e que as habilidades mais valorizadas para conquistar melhores oportunidades são comunicação, trabalho em equipe, criatividade, atendimento aos consumidores, pensamento crítico e resolução de problemas.

Mais de 43% dos entrevistados admitem que precisam aprimorar habilidades como trabalho em equipe e soluções de problemas, enquanto 40% acreditam necessitar de mais conhecimento em liderança e gerenciamento de habilidades. Outros 36,9% consideram importante qualificar-se mais em aspectos técnicos, como códigos de programação e análise de dados.

A pesquisa também aponta que quase 90% dos brasileiros consideram o mercado de trabalho bastante competitivo. Em contrapartida, 45,7% se sentem qualificados para atender às demandas deste mercado, 37,6% se consideram acima da média e apenas 11% confiam plenamente na sua qualificação.

Na opinião de mais de 40% dos brasileiros, a localização geográfica é um fator limitador de oportunidades de trabalho e, por isso, cerca de 42% recorrem a cursos ou vídeos online para complementar o conhecimento.

“Outro ponto interessante da pesquisa é que conseguimos identificar que, devido à grande extensão do Brasil, muitos brasileiros estão procurando, por conta própria, por cursos online para conseguir qualificação e conquistar uma boa colocação”, explica o country manager da Udemy, Sérgio Agudo.

A grande maioria das pessoas pesquisadas (90%) afirma que a falta de recursos financeiros é algo que atrapalha bastante na busca por qualificação. Em seguida, os entrevistados apontam os poucos recursos tecnológicos, a dificuldade de locomoção e mobilidade urbana, o conhecimento de outro idioma, a falta de tempo e a insegurança pública como outros limitadores.

Encomendada pela Udemy, a pesquisa foi realizada pela Mind Pesquisas entre 26 de setembro e 3 de outubro de 2017. Um total de 1.002 pessoas, de 387 cidades de todos os estados brasileiros, foram entrevistadas. A totalidade de entrevistados é composta de pessoas empregadas em regime integral, em diversas áreas, de forma que o resultado pudesse refletir a diversidade do mercado de trabalho local. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos.

Autor

A Udemy foi fundada em 2010 com o objetivo de melhorar vidas através da educação online. A Udemy é um marketplace global para ensino e aprendizagem que possui mais de 17 milhões de estudantes que aprender por meio de uma extensa biblioteca de 55 mil cursos ministrados por 20 mil instrutores em 60 idiomas. Seja aprendendo para desenvolvimento profissional ou para enriquecimento pessoal, os estudantes podem melhorar suas habilidades através de cursos on demand, que respeitam o ritmo do aluno, ao mesmo tempo em que os instrutores podem compartilhar seu conhecimento com o mundo. Para empresas, a Udemy for Business oferece acesso a cursos de interesse do mercado assim como uma plataforma prática para que essas companhias possam difundir seu próprio conteúdo. Udemy é uma empresa privada e tem sede em São Francisco com escritórios na Irlanda e Turquia.

Udemy

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes