Carreira

Ξ Deixe um comentário

Quais cuidados uma marca deve tomar ao contratar um Influenciador Digital

publicado por Mateus Rosa

Figura - Quais cuidados uma marca deve tomar ao contratar um Influenciador DigitalOs Influenciadores Digitais são os donos da vez. Tornar-se um Influenciador é o sonho da nova geração, que nos dias atuais sua maior preocupação está em conquistar seguidores, likes, engajamento e fãs.

Youtubers, Bloggers, Instagramers, Vloguers é como se denomina as pessoas capazes de influenciar uma multidão que os acompanham nas diversas plataformas de Redes Sociais, esses ‘’creators’’ (criadores de conteúdo) tornaram-se os queridos do momento das marcas e já se inserem nos planejamentos de marketing e investimento publicitário.

http://https://www.youtube.com/watch?v=havPIp1j3hA

Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação, acompanhado de uma mudança comportamental da sociedade, as pessoas tornaram-se “seres conectados” e “multi tela.” Construir uma audiência e influenciar um grande número de pessoas sem ser um astro da televisão é algo natural nos dias de hoje. Muitas marcas já entenderam esta tendência e estão aproveitando as oportunidades e usando desses influenciadores como uma tática importante para complementar seus planos de marketing.

”Quando uma marca se associa ou patrocina um influenciador digital ou um youtuber, ela está subliminarmente afirmando que apoia tudo que essa pessoa fala, pensa e faz com sua vida.” Mauro Segura

Dentro deste contexto, conectar uma marca a uma personalidade digital merece alguns cuidados importantes, pois, por mais que a ”função” dos influenciadores não seja um conceito novo a comunicação no digital ainda é algo que caminha a passos calmos. Todos nós ainda temos muito que evoluir nessa relação e recurso.

Confira alguns cuidados que considero essencial verificar antes de contratar um influenciador:

1) Influenciador Digital não é uma personalidade da televisão. 

Estamos acostumados com campanhas publicitárias usando atores como garoto propaganda. Os influenciadores não nasceram das mídias tradicionais como televisores e revistas, eles são nativos do digital. Eles se mostram naturalmente, com sua personalidade, qualidades e defeitos: é “sou assim e pronto”.

2) O Influenciador é criativo:

Ouse, seja criativo, use as plataformas de tecnRemover termo: Influenciador Digital ologia a seu favor! Este pode-se dizer que é o lema de muitos criadores de conteúdo. As vezes, até ser polêmico e se arriscar a fazer coisas novas é uma forma para se manter relevante e engajado com seu público. Tome cuidado ao escolher um influenciador e veja se a criatividade dele conversa com a essência da sua marca.

3) Influenciador não é mídia:

Na realidade, ele é isso e muito mais. Ele é a grande estrela de uma mídia que é toda dele, que fala com uma audiência que foi construída e nutrida exclusivamente por ele. A cola que liga tudo isso é o conteúdo que ele produz. Se pensarmos no influenciador só como mais uma opção de mídia em que vamos divulgar nossa campanha (como fazemos com aquele canal de televisão ou revista), estamos deixando de lado o grande filé, o grande diferencial, que é justamente essa capacidade de criar conteúdo que representa o seu público. Influência não se compra na base da circulação ou tiragem, é sobre contato humano. Bia Granja

4) Contratar um influenciador é aceitar o seu passado e presente:

Lembre-se você está contratando uma ”pessoa real” o ser humano todo. A partir daí, tudo importa. O que a pessoa fez no passado, as histórias desconhecidas. A internet é uma poderosa ferramenta e alguma coisa pode ser descoberta por internautas que podem não gostar daquele influenciador. Ainda esses dias li um texto do Mauro Seguro onde ele comentava que o ”real problema não é o passado, o problema é o futuro. Quando uma marca contrata um influenciador digital, ela leva também o futuro da pessoa… e o futuro, todos nós sabemos, a Deus pertence.”

Fique à vontade em compartilhar sua opinião neste post. Até a próxima!

Artigos Relacionados

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autores

Pesquisar:

Siga-nos!

Patrocínio

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Inscreva-se em nossa Newsletter