Carreira

Ξ Deixe um comentário

Ciência da computação ou análise de sistemas?

publicado por Renato Luiz Cardoso

Figura - Ciência da computação ou análise de sistemas?Esta é um pergunta que muitos alunos me fazem: “Professor, qual a melhor faculdade para quem quer seguir a área de informática? Ciência da computação ou análise de sistemas?”. E como se duas alternativas não fossem suficientes, você ainda tem Engenharia da Computação, Gestão de TI, Sistemas de Informação, entre outros.

A faculdade que você deverá seguir é algo que deve partir do seu coração, ou seja, aquilo que você gosta de fazer. Porém, a escolha correta depende de fatores financeiros, da localização, da disponibilidade de horário, além, é claro das possibilidades presenciais ou EAD.

Para ajudar a trazer alguma luz sobre a questão, segue abaixo algumas considerações:

Se você deseja construir, planejar computadores, projetar mecanismos e sistemas que integram software e hardware e produzir dispositivos, então, o curso de Engenharia da Computação é o ideal. Este profissional cria produtos para telecomunicações e é possível começar na carreira com uma formação de tecnólogo.

A Ciência da Computação forma o profissional para projetar, criar e desenvolver softwares. Ele verifica as necessidades dos clientes e usuários, constrói e projeta programas e aplicativos e coordena equipes de trabalho. Como bacharel, atua principalmente na elaboração de softwares (aplicativos, utilitários, drivers de dispositivos, entre outros). Projeta e constrói ferramentas diversas, desde softwares simples, controle de estoques, cadastros de clientes, até os mais complexos sistemas de informações. Presta assistência aos usuários e mantém redes em funcionamento (incluindo conexões com a Internet).

Sistemas de Informação forma o especialista em armazenamento, controle, organização e recuperação/restauração de dados. O profissional é responsável por gerenciar as informações que trafegam pela rede de computadores da empresa.  Constrói, mantém e controla banco de dados, bem como, páginas e sites. Atua em quase todos os setores, de bancos e escolas a empresas públicas.

Em gestão de TI você aprende técnicas e práticas necessárias alinhar o trabalho em equipe com os objetivos estratégicos da organização. Estuda, ainda, como gerenciar um departamento e projetos com custo, prazo, escopo e qualidade adequados. Um bom gestor de TI deve buscar modelos de referência, como ITIL e COBIT, que proporcionam o correto alinhamento da TI com as necessidades da empresa. São profissionais com boa remuneração e com muitas oportunidades de trabalho. O profissional precisa ter o foco em administração, por isso, uma boa graduação em Gestão de TI inclui conceitos de marketing, logística, administração, recursos humanos, entre outros.

Por fim, cabe ao analista de sistemas converter um problema em solução através do uso de sistemas e recursos computacionais. É responsável por analisar, documentar, projetar, coordenar e muitas vezes até programar e testar sistemas da informação. Pode atuar com produção de software, infraestrutura ou na área de negócios.

Procure ler mais sobre o assunto antes de decidir, conversar com quem já está na área e acompanhar o mercado de trabalho, assim, você fará sua escolha bem embasada, evitando arrependimentos futuros.

Um abraço para você leitor e até a próxima.

[Crédito da Imagem: Ciência da Computação – ShutterStock]

Autor

Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Salto/SP

Renato Luiz Cardoso

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes