Carreira

Ξ 1 comentário

Um estilo de vida chamado “Zona de Conforto”

publicado por Cricia Silva

Figura - Um estilo de vida chamado "Zona de Conforto"Para muitas pessoas a “zona de conforto” não é um espaço físico mas sim, um estilo de vida. Realmente ele é tentador, pois imagine viver de forma mais cômoda, passiva e harmoniosa longe de todo estresse, de projetos desafiadores ou pressões. Não há dúvidas que estaríamos mais tranquilos e longe de mudanças se aderíssemos este estilo de vida, no entanto, há falácias que rodeiam os indivíduos que se adaptam a  este modo de vida.

Indivíduos que vivem na “zona de conforto” buscam a constância em seu mundo e infelizmente, buscá-la é não estar adepto a mudanças. É como se estivessem buscando fechar-se para o mundo e ignorar o “novo” que na maioria das vezes pode significar um novo recomeço, um novo emprego, um novo negócio, uma nova ação, enfim um novo resultado. Quando penso neste medo da mudança que muitas pessoas possuem eu sempre lembro do personagem HEM do filme e livro Quem mexeu no meu queijo?

O HEM foi o personagem que recusou-se adaptar-se a mudança ele não somente não atentou-se para as mudanças que vinham ocorrendo em seu queijo assim como, rejeitou a possibilidade de procurar outras fontes de queijos existentes no labirinto. E nesta breve descrição me vem uma pergunta a cabeça: Será que não temos sido um HEM?

Talvez estamos tão acomodados e tranquilos com nosso estado atual que não percebemos que o tempo não para e o mundo continua mudando enquanto estamos simplesmente estagnados. Será que você não se encaixa entre os indivíduos que aderiram a “zona de conforto” como um estilo de vida? Não estou te julgando pois, está semana parei para analisar minha vida e percebi que há algumas situações que tenho tido medo e incertezas a respeito de novas atitudes e ações que preciso tomar. E sabe qual é o problema disto?

É que muitas vezes perdemos oportunidades de novos aprendizados por conta da “síndrome do corpo cheio” em outras palavras, são aquelas pessoas que acham que não há necessidade de aprender mais nada e muito menos de aprimorar-se já que se sente completamente capacitado ou inteligente. Além disso, há o medo do desconhecido e as incertezas quanto a necessidade de tomar novas decisões que permeiam diariamente estas pessoas.

Para profissionais na área de TI principalmente existe um grande perigo já que é um espaço no qual há diversas tecnologias surgindo e inovando diariamente. Ter medo de mudanças em uma organização é o mesmo que travar uma batalha como perdida, pois são as mudanças que conduzem a empresa a um novo negócio, a um novo modelo de gestão, enfim, a um novo caminho.

Devemos ter medo mesmo é deste estilo de vida chamado “Zona de Conforto” pois, ele têm tornado pessoas que são tão boas e competentes em meros profissionais indispostos e sem perspectiva dentro das empresas. Devemos ser capazes também de mudarmos a nós mesmos para que nossos planos e objetivos tanto pessoais quanto profissionais não venham se perder em meio a nossa necessidade de tranquilidade, pois existe grande diferença entre estar tranquilo e estar acomodado. Precisamos buscar o NOVO, a MUDANÇA e não ter medo do desconhecido pois, eles podem traçar novos caminhos a nossas vidas e a nossas organizações.

“O sucesso profissional, espiritual e pessoal encontra-se bem longe da zona de conforto. Vá além e aprenda a lidar com a zona de desconforto pois é por meio dela que obterá ações e resultados diferentes.”

[Crédito da Imagem: Zona de Conforto – ShutterStock]

Autor

Estudante de Gestão em Tecnologia da Informação na FATEC Dom Amaury Castanho em Itu. Atualmente sou Estagiária em Desenvolvimento de Software e Análise de processos e negócios - BPM na FATEC de Sorocaba.

Cricia Silva

Comentários

1 Comment

  • Parabéns pelo excelente texto! Precisamos sim afastar o medo de mudança de nossas vidas, pois é por meio delas que encontramos novas soluções em nossas organizações.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes