Gestão de Conhecimento

Ξ 1 comentário

Gestor de SI… este é o cara…

publicado por Wladimir Gonçalves

Não pense que gerenciar uma área de Segurança da Informação é um fato irrelevante e condicional. Ao contrario de que muitos pensam, o pobre Gestor de SI sofre em relação a outras áreas tentando fazer seu melhor trabalho em investigação e auditoria. Sim, a SI também audita. O gestor desta área vive apontando os problemas e tentando solucioná-los da melhor maneira possível. Infelizmente e principalmente a área de TI o força a acordar (em acordos) para atendê-los pronta e rapidamente. O fato é que atender a TI implica em conciliar a não participação conflitante, ou seja, um conflito de interesses pode acarretar uma má imagem à área de Segurança da Informação caso nosso Gestor de SI não levar em consideração sua imagem política. Parece complicado,… Não… Não é. A habilidade correta do Gestor nesta área o leva ao patamar mais alto da organização, o levando a ser respeitado por outras áreas.

Este cara esta cansado de ver situações onde a palavra “quebra galho” esta no dicionário de TI e, por conseguinte, esta não existe no dicionário da SI.

É por este e outros motivos que a área, em minha humilde opinião, deve ser isolada da TI e em muitos casos responder a outra Diretoria. Casos em que a SI esta sob jurisdição da TI acaba em conflitos finais atrapalhando a Gestão desta área assim como os trabalhos a ela relacionados.

Vi casos em que faíscas entre Diretorias e Gestão da SI foram determinantes no relacionamento entre as áreas. Um Gestor de Segurança da Informação alem de muito paciente, deve ter jogo de cintura o suficiente para se livrar destes incômodos conflitos de interesses e saber que o poder de sua área é tão grande que mesmo estando Gestor será considerado como “O TODO PODEROSO”. Não faça desta frase seu lema dentro da Corporação, pois aí você estará subjugando outras áreas e outros gestores. A humildade e o saber serão suas armas contra os conflitos existentes. Politicamente aja com determinação, pois saberão que da sua capacidade e entendimento do todo o fará melhor entre as partes.

O mundo da Segurança da Informação no que compete a Gestão é saber atingir sem ser atingido forçando melhorias nos processos e por conseqüência melhores resultados a Corporação.

Pensar em si mesmo não é pensar em SI. Quando isto ocorrer a corporação perderá. Atingir aos outros com duras palavras também não o fará vencedor entre áreas. Ser duro com alguém que foi duro com você o fará igual ao Gestor que o provocou.

O Gestor de Segurança da Informação sempre será o cara que faz pela sua área, por outras áreas e pela corporação. A palavra “Inveja” talvez aqui seja muito forte mas tenha certeza de uma coisa meu caro leitor tiespecialistas;

“Do or do not, there is no try” para um Gestor de Segurança da Informação.

Autor

Wladimir Gonçalves Junior Profissional com mais de 15 anos na área de TI, com ampla vivência na implementação de projetos críticos em infra estrutura de TI e segurança com diversas certificações e cursos internacionais em Segurança da Informação, tais como FIH, MCSO, CISM, Forense Computacional, Microsoft Exchange, Microsoft TCP/IP, ACUNETIX Specialist, PMP, entre outros Integrante de diversos Grupos de Segurança da Informação. blog: http://securityserverinfo.blogspot.com http://sunlit-brasil.blogspot.com http://securityserverinfo.wordpress.com/ website www.securityserverinfo.com.br partner na http://www.sunlit.com.br http://br.linkedin.com/in/wladimirgjr twitter: @w_goncalves http://branchout.com/Wladimir.Gonçalves

Wladimir Gonçalves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes