Cloud Computing

Ξ 2 comentários

Poder com praticidade utilizando o HP BladeSystem Matrix

publicado por Augusto Vespermann

Empresas com ambientes cada vez mais críticos, demanda com prazos cada vez mais curtos, mercado cobrando mais eficiência, necessidade de redução de custos. Estas são algumas das premissas para empresas que querem se manter competitivas em um mercado onde um tubarão engole o outro.

HP BladeSystem Matrix

HP BladeSystem Matrix

A evolução dos negócios e dos serviços pode aumentar a complexidade de gerenciamento de recursos de forma a inviabilizar um tempo de resposta adequado à demanda da empresa. Vários fatores são responsáveis por isto tais como equipes heterogêneas e arquiteturas rígidas. Num ambiente onde a eficiência energética é cada vez mais um fator relevante e a escalabilidade é imprescindível se torna necessário uma infra-estrutura pré-integrada, escalável e com implantação a jato. Aí entra HP Integrity com HP-UX que está disponível para o HP BladeSystem Matrix que é uma família de servidores HP, com características de alta disponibilidade, confiabilidade e performance. Esta linha de servidores é baseada nos processadores Intel Itanium e na tecnologia BladeSystem, que permite maior flexibilidade, escalabilidade e, principalmente, redução de custos.

As infraestruturas de missão crítica tradicionais tinham como características a proprietariedade, dificuldade de mudança, complexidade de gerenciamento e alto custo. A nova geração de servidores Integrity (NGIS) foi desenvolvida com o conceito de  Infraestrutura Convergente (modular, padronizada, que abrange servidores, armazenamento, redes e gerencimento), e permite uma nova organização dos data centers, de forma a eliminar silos de soluções e a integrar as tecnologias em “pools” de recursos. Por isso, é capaz de entregar muito mais simplicidade de gerenciamento, integração com as outras tecnologias e automação. Como resultado, o valor de negócios é entregue mais rapidamente e o perfil de gastos com TI é otimizado, com mais recursos sendo gastos em inovação e iniciativas estratégicas de negócios do que com operações de manutenção do ambiente.

O HP BladeSystem é uma plataforma pré-integrada que permite que grupos de rede e armazenamento tenham a capacidade de ser alocados dinamicamente. Matrix é uma plataforma ideal para a simplificação consolidação de demandas possibilitando a proteção e recuperação de desastres para todas as aplicações além de acelerar a implantação de ambientes de produção. Em termos de custo / benefício, BladeSystem Matrix pode se pagar em menos de oito meses segundo a HP.

O ambiente operacional Matrix permite que todos os recursos sejam provisionados de forma integrada, através de uma interface gráfica, e automatizada. Ou seja, através de um único console de gerenciamento, o administrador de TI pode alocar e redistribuir os recursos de processamento, memória, consumo de energia e portas entre toda a sua infraestrutura (servidores, armazenamento e redes), de uma forma simples, rápida e intuitiva, conforme o nível de serviço estabelecido e a demanda instantânea das aplicações.

O Insight Orchestration Designer é baseado em Flash, lá é possível arrastar e soltar aplicações o que permite aos administradores graficamente gerenciar o servidor e os modelos de serviços.

Para termos uma visão sobre as características e possibilidades vou elencar alguns ítens que considero importantes nesta tecnologia:

– Configuração da plataforma em um tempo menor e sem caos trazendo uma previsibilidade para a prestação de serviços de infra-estrutura;

– Automatização, baseada em modelo de provisionamento: Velocidade na implantação de uma ou várias camadas;

– Facilidade para adquirir módulos para a construção de sua infra-estrutura;

– Criação de um padrão utilzando o ambiente HP BladeSystem Matrix com um infra-estrutura não linear e com capacidade de alocar recursos para oferecer melhores custos, disponibilidade e qualidade de serviço.

– Gerenciamento de energia sofisticado onde o histórico do consumo de energia é levado em consideração para um planejamento mais preciso sobre a demanda futura;

– Matriz Starter Kit torna o inicio da utilização do BladeSystem Matrix mais rápido com um kit que inclui softwares para gerenciamento de redes, serviços de implementação e infra-estrutura para até 16 servidores;

– HP Solution Builder é um programa que permite a integração de seu servidor com aplicativos de terceiros, redes e centrais de armazenamento de seus parceiros;

– Utilização de ferramentas unificadas para promover a alocação de cargas em servidores físicos e virtuais;

Veja um vídeo com mais informações sobre a tecnologia:

Autor

Augusto Vespermann é fundador do Portal TI Especialistas, além de fundador e moderador de uma das maiores comunidades de tecnologia do LinkedIn, o TI Especialistas Brasil, com aproximadamente 85.000 membros. Tem experiência de 16 anos na análise desenvolvimento de sistemas web em várias linguagens de programação. Aficcionado por tecnologia e sempre atento às novidades do mercado. Twitter: @augustosvm LinkedIn: Augusto Vespermann

Augusto Vespermann

Comentários

2 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes