Gerência de Projetos

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Gerenciando conflitos

publicado por Renata Vezzetti

Como identificar gaps e promover melhorias em seu projeto.

Gerenciar um projeto não é tão simples quanto parece. Por mais que existam modelos e vivências para tal, as variáveis estarão sempre presentes.

Na teoria, projetos possuem começo, meio e fim. No entanto, qualquer uma dessas etapas pode ter uma duração inesperada. Contamos com os difíceis processos de negociação, com as adaptações que precisam ser feitas ao longo do trabalho e com a fase de testes/apuração de resultados. Tudo isso misturado com incerteza e algumas surpresas. Tudo bem, isso pode parecer previsível. Quem trabalha com gestão de projetos deve ter pelo menos um ou mais casos difíceis para contar. Porém, qual seria a melhor maneira de gerenciar conflitos durante um projeto?

Imagine que você tenha a missão de implementar um novo projeto. Todo projeto gera inúmeras expectativas e logo no início de sua concepção, todos os processos para controle e gerenciamento começam a ser feitos. Após o fechamento da negociação do projeto, vamos à definição de sua equipe: Quem você conhece que desempenha bem determinada função? Você sente segurança na equipe?

Na maioria dos projetos, variáveis relacionadas a metodologia de implementação são previstas. E a variável pessoas?

Todo gestor precisa se sentir confortável na criação de seu grupo de trabalho. Na área de TI, em particular, os profissionais são um pouco mais “rotulados” por possuírem conhecimentos técnicos específicos e por desempenharem determinas funções com excelência. Portanto, o profissional é escolhido quase que 100% pela sua funcionalidade.


Abaixo, listei alguns conflitos existentes em qualquer tipo de projeto:

1 – Conflito de aprendizado

Em ambientes de trabalho provedores de um “mix” de profissionais com diversos níveis de senioridades, alguns GAPS entre as pessoas do mesmo grupo precisam ser trabalhados. Dentro do processo de aprendizagem, o individuo passa por uma fase de incompetência consciente que significa ter a consciência da falta de experiência em determinada função, mas ao mesmo tempo possuir impaciência para o alcance do aprendizado. Nesse caso, o gerente de projetos deve administrar as expectativas e o momento do indivíduo.


2 – Conflito de valores

No conceito de administração moderna, o foco passa a ser no indivíduo e a partir daí,  os modelos gerenciais passam a se adaptar a estilos individuais diferentes. É importante para a empresa saber os valores que carregamos como essência  e os valores adquiridos durante nossa existência. Isso é capaz de nos tornar pessoas únicas, com diferentes comportamentos e ações. Esse conceito deve ser colocado em consideração em qualquer tipo de conflito existente durante o gerenciamento de projetos. As pessoas são únicas e carregam consigo uma gama de crenças. Nesse caso, o gerente de projetos deve levar em consideração o individual a favor do todo.


3- Conflito de interesses

Nem todos os profissionais alcançam o reconhecimento de forma rápida e nem todas as empresas conseguirem oferecer recompensas nesse sentido. O gerente deve tomar cuidado com os integrantes do projeto com alta senioridade.É comum o gerente estar mais ligado ao processo de gerenciamento e controle e ser questionado por consultores mais seniores durante a implementação do projeto. Nesse momento, é importante exercer o papel de liderança com mais afinco. O objetivo do líder é extrair ao máximo todas as contribuições positivas de seus liderados. Não julgue ou pratique a severidade ao seu favor. Apenas aplique conceitos básicos de liderança como: Saber confiar e delegar, promover uma administração mais participativa (o que motiva bastante) e ter segurança na tomada de decisões.



Se algum desses conceitos básicos conseguirem fazer parte do dia a dia do gestor de projetos, com certeza ele evitará surpresas negativas ao longo de sua missão.



Autor

Formada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, estudante da Fundação Getúlio Vargas - MBA Gestão Estratégica de pessoas. Possui mais de sete anos de experiência na área de RH com foco em Desenvolvimento Organizacional e Recurtamento para diversas áreas. No momento é Consultora de Recrutamento focada no mercado de TI. Contatos: msn: re_vezzetti@hotmail.com Linkedin profile: http://br.linkedin.com/in/renatavezzetti

Renata Vezzetti

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