Cloud Computing

Ξ 39 comentários

Tablet: se você não tem, terá

publicado por Rodney Repullo

Há exatos dez meses estive em Las Vegas para um evento e aproveitei para adquirir o meu iPAD. Foi uma aventura, o produto estava esgotado e não estava disponível nas lojas. Era incrível ver a quantidade de pessoas que entrava nas lojas, perguntavam sobre o iPad e faziam cara de decepção ao saber que não iriam levar o iPad para casa. Nem todos sabiam, mas os mais antenados tinham a informação previlegiada, que a única forma de ter seu iPAD, era fazer uma reserva na loja, aguardar o recebimento de um email de aviso e ai você tinha 24 horas para buscar o produto, caso contrário perderia a vez. Minha estadia era curta e com isso me conformei que não seria ainda nessa hora que eu levaria um iPad para casa, mesmo conformado fiz reserva nas 3 lojas de Las Vegas (hehe). Mas para minha surpresa e alegria em 48 horas, recebi um email me avisando que estava disponível meu segundo tablet.


Essa introdução foi para colocar o leitor no clima do que a Apple foi capaz de fazer novamente. Ela conseguiu repetir o sucesso das suas recentes inovações, mas para mim nessa ela se superou. Os mais atentos devem ter notado que eu disse que foi meu segundo tablet. Sim, antes já havia tido um tablet da HP, que também é notebook e sinceramente não vi utilidade nenhuma na função de tablet. Junto tinha um notebook, a escolha era sempre o uso do notebook e chegava até esquecer que eu tinha um tablet.

A Apple conseguiu, por sua vez, ao contrário da HP, posicionar corretamente o produto num espaço que vinha sendo explorado pelo finado Netbook e ao mesmo tempo viabilizou uma infinidade de apps (aplicativos) para essa plataforma.

Após 10 meses de uso e vendo os números que vem sendo divulgados de venda de iPad e outros tablets, os movimentos dos concorrentes da Apple para pegar o vácuo neste movimento e a queda das vendas de PCs, não deixam dúvidas, o tablet veio para ficar.

Muitos ainda me dizem: “Não senti ainda necessidade de ter um tablet” – e minha resposta é: “Pague pra ver. Compre um e nunca mais vai querer ficar sem”. Tecnologia é assim, você não precisa de algo, mas ao ter passa a sentir a necessidade e não se imagina mais vivendo sem aquilo.

Mas o que de fato eu faço com o tablet, que mudou o meu dia a dia? Vamos aos principais fatos:

1) Aumento significativo da leitura de conteúdo da web. Definitivamente o tablet é um dispositivo para consumo de conteúdo e a leitura de blogs, através de leitores de RSS, navegação web, jornais, revistas, eBooks, Redes Sociais, enfim uma infinidade de conteúdo de acesso rápido e de qualquer lugar do mundo. Para quem cultiva o hábito da leitura é um companheiro e tanto. O seu tamanho, peso e estar pronto para o uso, incentivam o seu uso em leituras num sofá, taxi, avião, café entre outros locais onde um notebook traria uma certa dúvida: ligo ou não ligo?

2) Mobilidade de fato. Em termos de mobilidade, comparar um notebook com um tablet é covardia. Se compararmos com um netbook ai sim o critério de mobilidade é passível de discussão, mas nos demais critérios o netbook fica pra trás. Reuniões, eventos, viagens de Negocios o tablet é mais que suficiente, ou melhor, é muito superior.

3) Entretenimento. Neste aspecto os dois itens anteriores contribuem também, pois leitura e mobilidade são ótimos ingredientes do entretenimento, que aliados a infinidade de vídeos, filmes, fotos, músicas e jogos, tornam o iPad um forte concorrente ao videogame e ao PC.

E o que deve vir por ai?

Aplicações de Negócios ainda estão “na prancheta”. Obviamente não seria possível termos o software antes do hardware, mas agora com essa infra estrutura disponível e os mais novos tablets da Samsung, da RIM, da Motorola entre outros, agora é a vez dos produtores de software abastecem os executivos, de aplicativos de Negócios que já vem sendo demandados.

Oportunidades a vista.

A conclusão a que chego é que o tablet achou seu espaço e veio para ficar. A Apple ajudou, mas agora, não importa de qual fabricante será, o fato é que: “Tablet se você não tem, terá”

Nota: Post editado e postado através do app do WordPress para iPad. Ah… Confortavelmente sentado no sofá!!!

 

Leia tembém: A invasão dos tablets na área corporativa

Autor

Rodney Antonio Repullo (http://about.me/rodneyrepullo) Formado pelo Instituto de Física da USP e com pós em Automação pela Escola Politécnica da USP. Iniciou carreira no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), passou pelo Metrô de SP e mergulhou na área de tecnologia de software como empresário. Atua há mais de 20 anos, empreendendo na Área de Desenvolvimento de Software para Negócios e Implantação de Sistemas de Gestão Empresarial. Atua como CEO da Magic Software Brasil (http://www.magicsoftware.com.br), representando a Israelense Magic em toda América do Sul. Atua também como CEO do Grupo Repullo (http://www.repullo.com.br), que tem como atividade principal a representação do ERP CIGAM (http://www.cigam.com.br) em SP, RJ e Sul de MG. Regularmente atua como palestrante e instrutor em cursos de extensão nas áreas de SOA, BPM, ERP, CRM, Cloud Computing, SaaS, RIA, Mobilidade e Desenvolvimento de Sistemas.

Rodney Repullo

Comentários

39 Comments

  • Tiro todas minhas dúvidas,
    ainda não está na hora de comprar um

  • A tecnologia tem avançado rapidamente, novos dispositivos facilitando a vida, e novos paradigmas surgindo. A nuvem tem sido cada vez mais adotada, os servidores migrando para a nuvem, sistemas desktop sendo migrados para servidores web, a tendência da mobilidade é certa. Breve todos terão o seu, ou pretenderão adquirir um tablet ou smartfone. Só precisamos avançar em melhoria de serviços de internet, e expansão da grande rede para todos no brasil.

  • A tecnologia tem avançado rapidamente, novos dispositivos facilitando a vida, e novos paradigmas surgindo. A nuvem tem sido cada vez mais adotada, os servidores migrando para a nuvem, sistemas desktop sendo migrados para servidores web, a tendência da mobilidade é certa. Breve todos terão o seu tablet, e novos oportunidades de negocio já estão surgindo por causa deles, é aproveitar as oportunidades.

  • A tecnologia tem avançado rapidamente, novos dispositivos facilitando a vida, e novos paradigmas surgindo. A nuvem tem sido cada vez mais adotada, os servidores migrando para a nuvem, sistemas desktop sendo migrados para servidores web, a tendência da mobilidade é certa. Breve todos terão o seu tablet, e novos oportunidades de negocio já estão surgindo por causa deles, é aproveitar as oportunidades.

  • Olá alguém saberia me dizer se posso usar pen drive no tablet? obrigada

    • Olá,

      Alguns tablets aceitam, outros não. O iPAD não aceita, mas na minha opinião não faz falta.

      Serviços como o Dropbox substituem com grandes vantagens o Pen Drive, pois os arquivos são sincronizados entre o desktop, smartphone, tablet e a nuvem. Outra vantagem é que pastas podem ser sincronizadas com outras pessoas, ou seja, se um amigo inclue um arquivo na pasta ele fica disponível para você. É para mim algo bem mais interessante do que pendrive.

  • Queria saber se o Tablet peda CD!

    • Não.

      Todos os tablets que conheço não consideram CD. Inclusive Alguns notebooks e Netbooks já não vem com leitor de CD.

      Os tablets são dispositivos que trabalharão no conceito de Cloud Computing, acessando tudo via internet.

    • O fato de não ter unidades de leitura/gravação de CD/DVD/Blue Ray/USB, considero ser uma falta gravíssima, pois não temos conexões com qualidade no Brasil que nos permita acessar os conteúdos em qualquer lugar, principalmente aqui na região norte, onde temos uma defasagem muito grande em relação à demanda e as empresas não conseguem atender as expectativas. O fato é que o armazenamento secundário é uma ferramenta de transporte e de fácil localização das informações, ao passo que a grande rede é um oceano de informações, cada vez fica mais denso, que nos perdemos naturalmente, porque o nosso cérebro é limitado, às vezes não conseguimos nos lembrar o que almoçamos ontem.

    • Olá Sandro,

      Entendo seu argumento. Precisamos entender que os grandes fabricantes pensam num mercado global e principalmente direcionado ao mercado que irá consumir mais o produto deles. Ou seja, sempre há alguns que ficam prejudicados.

      Agora não esqueça que os tablets tem em sua maioria acesso Bluetooth e Wifi, o que possibilita conexões com PCs e Redes locais.

  • Quanto ao Cloud Computing ainda é uma icógnita, ninguém sabe se vai ou não ter continuidade, apesar de proporcionar uma “economia” para as empresas, implica na questão da sigilosidade e segurança das informações, em isolar dados de forma que não venham a ser roubados pela concorrência, direta ou indiretamente (realizado pelos proprios fornecedores de serviços ou hackers), sem contar com o fisco da Receita Federal, que certamente é uma grande preocupação, pois se por acaso acontecer de uma autuação em uma empresa, o(s) servidor(s) que splitam as informações, como forma de dificultar o roubo de informações, serão confiscados para análises, neste caso muitas empresas terão parte de seus dados expostos ou indisponíveis, provocando um prejuízo em cascatas e de proporções inimagináveis. Acredito que os Tablets não sejam utilizados somente para aplicações em Cloud, mas para uso mixto, tanto Desktop quanto Internet.

    • O conceito de Cloud já possui uma classificação de Nuvem Privada e Nuvem Publica. Para o conceito de Nuvem privada você acessa o ambiente de sua empresa que está hospedado de forma exclusiva e com um bom nível de segurança e como opção pode não estar na mão de fornecedores. Para aplicações onde o sigilo de informações é importante, este será o cenário adequado.

      Sobre o fator fisco o Big Brother Fiscal já está em atuação há algum tempo. Com os atuais NFe e SPED não há mais saída para as empresas. Aos poucos todas irão se acomodar na legalidade.

  • Uma coisa ainda não está bem clara, quanto ao suporte? Imagina se der um problema técnico, fora da garantia ou por falta de manueio correto? Como fica a assistência técnica para esse tipo de equipamento? troca tudo ou substitui-se o componente defeituoso? Parece pensamento negativo, mas não é. Em se tratando de Brasil, temos sim que nos preocupar com essas “Novas” tecnologias que nos são “empurradas” pela mídia e o modismo de alguns interessados em gerar mercado consumidor e se beneficiarem pretenciosamente de um povo desprovido de informações do que acontece fora do país. Os Tablets não são nenhuma novidade no mundo, mas aqui fazem uma festa, enfeitam o bicho e transformam uma tábua de leitura de e-books em algo extraordinário, que para a maioria da população não terá a mínima importância, mas para os seus fabricantes e marketeiros de plantão é uma onda gigantesca de faturamento.

    • O suporte a tablets será semelhante ao que temos hoje para os smartphones. Parece um contra-senso mas cada vez mais será mais caro consertar algo do que comprar novo. É o efeito do custo alto de mão de obra e peças de reposição versus o baixo custo da produção em larga escala.

  • Oi gostaria de saber para que serve o tablet se tem as mesmas funçoes de um notbook

    • Olá Margarethe,

      A reposta é não, mas dependendo do que você precisa do netbook, o tablet atenderá perfeitamente e com vantagens.

      Na minha opinião o netbook é um notebook piorado. Enquanto o tablet é um smartphone melhorado.

      Para mim o tablet torna desnecessário netbook.

  • Gostaria de saber se um tablet oferece um suporte bom para jogos pesados???

    • Olá Cícero,

      Depende o que você chama de jogo pesado. Veja se esse vídeo te responde

      http://youtu.be/VU3MgCJeDGw

  • Todo tablet tem a função de telefone e webcan?

    • Olá Cristiane,

      Não há uma regra geral para isso. Se essa é uma característica que você precisa, há várias opções no mercado.

      Sobre o telefone é importante frisar que alguns, como o iPad da Apple, apenas usam a linha de dados mas não usam a parte de voz. Mas existem vários tablets com função de voz que através de um fone bluetooth fucnionam muito bem.

      Rodney

  • Compença comprar um tablet com android 2.1 ou 2.2 e há a possibilidade de atualiza-lo para o 3.0?

    • Olá David,

      Obrigado por participar com seu comentário.

      É difícil responder se compensa ou não pois depende da sua utilização, do seu nível de exigência e do preço. A grande dificuldade que o mercado tem tido com Android é exatamente essa, a atualização de versões. Isso fica dependendo do fabricante do equipamento e não da Google (que desenvolve o Android). O fabricante altera a versão do Android para colocar no seu dispositivo e com isso impossibilita a atualização automaticamente. Ou seja, ficamos dependendo do fabricante liberar uma versão atualizada do Android para poder usá-la.

      Em resumo, não há como garantir que o Fabricante irá liberar uma nova atualização, pois isso depende do grau de interesse do fabricante em manter seus usuários felizes. O que tem sido raro e tem feito da Apple uma líder neste mercado.

      Rodney

  • eu tenho a ambição de utilizar o tablet para funções basicas como fazer pesquisas, usar o pacote office e as vezes jogar para relaxar , o ZTE V9 é um bom tablet para isso? Obrigado pela resposta anterior

    • Olá David,

      O tablet é muito bom. A única observação que vale fazer no teu interesse em especifico é que a parte do office você terá que utilizar algum app do Android para esse fim. Dê uma olhada no Documents to go.

      Abraços.

  • Sou estudante universitário (psicologia) e gostaria de saber que aproveitamento eu poderia ter em sala de aula com o tablet.
    Obrigado pela atenção.

    • Olá Joaquim,

      Cada vez mais os conteúdos vem sendo disponibilizados em formato digital, com isso o tablet pode substituir alguns livros e apostilas que vc carrega no dia a dia. O acesso online à internet também abre muitas possibilidades pois vc pode buscar informações quando quiser.

      Imagine o professor falando de um livro ou revista que te interessa e vc, antes da aula terminar já poder comprar aquele item. É essa interatividade e agilidade que cada vez mais estará presente na vida dos estudantes.

      Até mais!

  • Gostaria de saber qual o melhor equipamento, netbook ou tablet, para aceder via net a cusros Online.

    obg

    • Caro Gomes,

      Isso vai depender da exigência que o curso que te interessa exige.

      Como ainda a grande maioria não está voltada a tablets e sim a Desktops, entendo que o ideal para essa finalizada seja um netbook com windows, pois a maioria dos cursos on-line ainda estão presos à Windows e ao internet Explorer.

  • É possível usar um tablet apenas com wi-fi, sem ter nenhum contrato com operadoras? Por exemplo, em viagens para o exterior, em avião, hoteis, mall, etc. Sou totalmente ignorante, mal sei ligar o meu pc, mas os tablets são tao bonitinhos. Quero muito ter um. Responde por favor.

    • Olá Andrea. É possivel sim, mas é necessário que você tenha autorização para conectar nessas redes wifi. Algumas são abertas mas algumas são fechadas.

    • Thx 4 answer.

  • Na minha opinão eu acho que nunca deixarei de usar o desktop pois em se for levar em conta performance e potencia para rodar jogos o desktop sempre será superior
    criar um tablet com a mesma eficiencia de um desktop atual é extremamente complexo
    fora que a jogabilidade via teclado também deixaria de existir.

  • gostaria de saber se o tablet é bom para usar facebook(jogos) e conversas e se da tambem para fazer uso de office. respondam por favor

  • A mobilidade e facilidade dos aparelhos portáteis é o futuro. Os tablets vão dinamizar e otimizar os processos e atividades como leituras, pesquisa e entretenimento.

  • Um dia quando ver necessidade com certeza comprarei um mais com certeza não será o ipad. e com o autor citou no meu caso será usado mais pra leitura e um pouco de diversão.

  • Prophecy fail

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes