Tecnologia

Ξ 3 comentários

IoT o futuro no presente?

publicado por Alexandre Mendes

Figura - IoT o futuro no presente?IOT – O futuro no presente?   

O futuro no presente?  Acredite, estamos vivendo um momento especial na história da humanidade e com a participação de um importante personagem: a IoT, do inglês, Internet of Things (1),  que podemos definir como uma revolução tecnológica com o objetivo de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia à Internet.

Estamos passando por uma nova revolução tecnológica – a IoT

Já faz um tempo que tivemos contato com as Três Ondas de Alvin Toffler (2) e da Quarta Revolução Industrial de Klaus Schwab (3), mas hoje, quais seriam as grandes revoluções tecnológicas?  Podemos citar a Engenharia Genética, a Nanotecnologia e a IoT.

Hoje já interagimos com a televisão através de chips ou sensores, convivemos com casas inteligentes onde já podemos controlar as portas e cortinas, via celular, a caminho de casa, assim como programar um horário para esquentar a água da casa.

Já existem coleiras para os cachorros que passam informações do seu organismo para o seu dono, junto com a sua localização por GPS.  E com a colocação de uma pequena câmera, podemos ver por onde ele anda e tudo pelo celular.

Podemos usar uma bicicleta inteligente que possui um monitor cardíaco atrelado ao usuário que fornece informações sobre seus batimentos cardíacos e que pode gerar alerta de possíveis problemas. E as malas de viagem, que permitem o rastreamento por GPS, além da opção de travar e destravar por celular, que tal?

Um dos primeiros a interagir com tecnologia foi a indústria automobilística. Hoje, por exemplo, enquanto dirigimos podemos obter informações do trafego à frente, solicitar dicas de restaurantes e hotéis próximos, por GPS e recebemos o retorno logo em seguida.

Na medicina, já existem inúmeros aplicativos de celular que podem enviar dados de nosso organismo através de uma pulseira e já são comercializadas roupas com sensores (‘wearable’) que poderão gerar informações para o mercado fitness, por exemplo.

Como é que funciona?

 Um aparelho eletrônico pode ter uma identificação por radio frequência (RFID) e que possa ser guardada em um banco de dados.  Quando se conectar este aparelho a Internet, ele será identificado neste banco de dados, permitindo então que cada aparelho eletrônico possa interagir com outros na rede e esta rede com a Internet.  Com esta conectividade ligamos e registramos os dados de cada ‘coisa’, tornando realidade a IoT.

A identificação por radio frequência, ou abreviada como RFID é um exemplo de tecnologia que permite a realização desta função, mas existem outras como NFC  (4) e Bluetooth (5), por exemplo.

E pro futuro? 

Num futuro muito próximo é esperado um crescimento em várias áreas, como: governo, fábricas, cidades e seus cidadãos, residências, aeroportos, indústrias, agropecuária, mineração, hidrelétricas e tantas outras.

Vamos presenciar grandes saltos de inovação em sensores wireless, inteligência artificial, nanotecnologia, câmeras de segurança, alarmes, automóveis, casas e prédios inteligentes.

Vários objetos de nosso uso diário e produtos industriais passarão a ter uma identificação eletrônica e estarão constantemente gerando informações, e estas serão processadas e irão interferir em nosso dia a dia.  Podemos imaginar a geração cada vez maior e mais rápida de produtos inovadores, inteligentes e até de novos serviços, até hoje inimagináveis.

Conclusão  

A conexão do mundo físico com o digital deverá promover, cada vez mais, mudanças radicais na maneira com que nos relacionamos com aparelhos eletrônicos, redes de comunicação de dados e imagens, interagindo diretamente na produtividade, na economia, na qualidade de vida e em nosso bem estar.  A tecnologia de sensores, a ‘inteligência’ de cada objeto, de cada ‘coisa’ na rede, vai permitir que suas informações sejam enviadas a diferentes pontos e com os avanços constantes de nanotecnologia e miniaturização, estes objetos vão interagir e se conectar cada vez mais, se ligando de forma inteligente, fazendo na pratica a Internet das Coisas (IoT).

Com o barateamento dos custos de chips e sensores, facilidades de conexões as redes e com certeza, uma disparada da acessibilidade dos usuários a este novo mundo, haverá um crescimento enorme da IoT.  Isto permitirá cada vez mais que todos os envolvidos possam obter dados e interagir com um número sem fim de informações, até aonde a nossa imaginação permitir.

Estes serviços baseados na Internet e acesso ilimitado a Nuvem nos faz imaginar um numero sem fim de coisas, tudo parece ser possível. Basta olhar para os telefones celulares quando começaram e sua utilização hoje, pelo mundo inteiro.

Os cenários da IoT para o futuro próximo são discutidos em eventos como “Internet of Things World Forum” e na “Hong Kong Electronics Fair”, lá você pode saber mais do que vem por aí.

Imaginou uma aplicação com IoT pro futuro?  Faça um comentário.  Até o próximo.

Bibliografia

  1. IoT – A Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things) é uma revolução tecnológica a fim de conectar dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia à Internet. – (Wikipédia).
  2. A terceira onda – Alvin Toffler
  3. Quarta revolução Industrial – Klaus Schwab
  4. NFC (Near Field Communication): Comunicação por Campo de Proximidade é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. (Wikipédia)
  5. Bluetooth é uma especificação de rede sem fiode âmbito pessoal, que provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura – (Wikipédia)

Autor

Curso superior de Tecnólogo em Processamento de Dados, Bacharel em Administração de Empresas, MBA em Gestão Estratégica de Sistemas, certificações ITIL V3 e COBIT 4.1. Atua na área de TI desde 1979, tendo experiência nas áreas de Engenharia (Cibergen), Bancária (Banco Boavista, Bradesco, CAIXA) , Seguros (CIS), Aviação comercial (VARIG) e Consultoria (IBM). É colunista do TIESPECIALISTAS desde Fevereiro de 2017.

Alexandre Mendes

Comentários

3 Comments

  • Excelente texto!!! Parabéns e continue trilhando seus objetivos!!! Abraços

  • Excelente texto, a IoT realmente já é nossa realidade. Parabéns meu amigo, sucesso.

  • Está cada vez mais difícil acompanhar essas transformações. Ótimo texto.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes