Tecnologia

Ξ 1 comentário

O Blockchain, uma tecnologia disruptiva: a próxima onda que irá impactar os negócios

publicado por Leandro França de Mello

Figura - O Blockchain, uma tecnologia disruptiva: a próxima onda que irá impactar os negóciosO termo blockchain tem aparecido mais vezes nas revistas e publicações especializadas em tecnologia de ponto que sua moeda, o bitcoin. Por que será? O bitcoin é o ativo financeiro digital mais valioso do mundo. Sua rede é um exemplo de potência computacional, superando em até 66x os maiores supercomputadores do mundo e no entanto, a sua base tecnológica, o blockchain, tem atraído mais atenção dos grandes bancos e centros de pesquisas que sua moeda. Talvez, seja pelo fato de que o bitcoin só emula a escassez do ouro,não sendo ouro e não o substituindo como reserva de valor e porque não substitui as moedas fiat e os métodos eletrônicos de pagamento. Que são mais eficientes que o próprio bitcoin,na qual uma transferência eletrônica, embora mais barata que um TED/Doc ou qualquer outro sistema mundial de transferência de valores, sua execução não é de longe instântanea. Pois embora sua rede seja computacionalmente muito potente, como frisado acima, ela sofre de lentidão nas operações.

Contudo, a base de registro dessas operações é a vedete e tem mais potencial de se tornar mainstream e nisso que vamos nos concentrar a priori. Essa ideia simples e subjacente às cryptomoedas como bitcoin e Ether, pode ser aplicada em grande escala em setores que não têm nada a ver com as aplicações criptográficas, mas que podem e serão aplicadas em outros lugares, inclusive em empresas de TI, bancos e indústrias em geral.

Se você que tem ouvido muito falar sobre e suas maravilhas e ainda parece um pouco confuso sobre como blockchain realmente funciona, vamos a uma explicação útil: Você tem uma rede de computadores e quando uma transação vem, essa rede olha para a transação e verifica se ela é válida com base em um conjunto de regras incorporadas na rede. Um exemplo simples pode ser uma transferência de fundos. Será que essa pessoa tem ativos suficientes para fazer a transferência? Se a maioria da rede concorda, então ele vai para um banco de dados que está sincronizado em toda a rede. A própria rede verifica os dados. – Basicamente é um imenso livro de registro de operações. Sendo que é um registro com dados imutáveis. Nada pode ser apagado e todos podem auditá-la.

Há três áreas principais onde blockchain fará uma enorme diferença:

  1. 1. transações em criptomoeda
    Isto, naturalmente, é o que a maioria das pessoas pensam quando se pensa em blockchain. Existem centenas de cryptomoedas hoje – não só bitcoin e Ether, mas também monero, zcash, e até mesmo “potcoin”, destinado a servir à indústria da cannabis legalizada. Com milhões de dólares de criptomoedas em circulação, e mais de 100.000 empresas, incluindo algumas bastante grandes, que aceitam várias cryptocoins, esta tendência irá afetar muitos tipos de empresas. Principalmente às ligadas a serviços financeiros que serão as mais afetadas pela disseminação da economia das cryptomoedas. Quando vemos os maiores bancos do mundo, tais como Santander e Barclay se organizando em torno das pesquisas sobre o blockchain, já podemos supor que a revolução está curso.
  2. As operações entre as organizações
    Blockchain reduz custos, eliminando a necessidade de terceiros e os processos intensos de verificação manuais.Como poderia o blockchain ajudar nas transações entre as organizações? Por exemplo, quando os bancos utilizam o Automated Clearing House (ACH) para transferências de fundos. Ou, eles fazem a autenticação e verificação por conta própria, mas que normalmente envolve processos manuais sendo assim trabalhosos e, portanto, caros. Com o uso do Blockchain reduz-se os custos, eliminando a necessidade de terceiros e os processos de verificação manual. Por esta razão, blockchain parece prestes a desempenhar um papel em transações de alto volume entre IoT(Internet of Things)e IoE(Internet of Everything)a vindoura Fog Computing, como já salientou Don Tapscott em seu último livro.
  3. fluxo de trabalho dentro de grandes organizações
    A capacidade do Blockchain em fornecer autenticação e verificação através de grandes redes promoveria mais eficiência entre diferentes departamentos ou divisões de uma grande organização no momento em que estes forem trabalhar juntos em projetos multidepartamentos. Em média, suponha-se que projetos multidepartamentos e multidisciplinares que poderiam levar entre um ano ou dois para se empreender dentro de uma grande organização, levaria somente meses para ser implementado utilizando-se do blockchain como plataforma de trabalho.

Uma vez que a maioria das organizações começarem a usar blockchain de forma empresarial, logo o mercado encontrará uso mais efetivo para essa tecnologia ainda nascente. Visto que o Blockchain fornece uma camada transacional, e uma vez que você tem essa camada no lugar, as empresas começarão a pensar nas mais diversas áreas da organização onde eles poderiam aproveitar essa tecnologia. Penso que de forma muito ampla o blockchain será usado massivamente no contexto empresarial, para ativos digitais, valores mobiliários, ativos físicos, até mesmo coisas como registros médicos e identidade. Um case bem interessante é do Dr. John Halamka, CIO do Beth Israel Deaconness Medical Center em Boston , explicou as potencialidades do uso do blockchain nos registros médicos em um recente artigo da Wired.

Sobre o autor:

Leandro França de Mello é entusiastas das tecnologias de código aberto, pesquisador e CEO da EXP Codes, uma boutique de soluções em TI.

Artigos Relacionados

Autor

Leandro é analista de sistemas,professor e empreendedor na internet desde a década de 90.
Desde então,vem desenvolvendo projetos no setor público e privado.
Seu foco de estudo são as tecnologias baseadas em Open Source, inovações do Linux, Google e tudo que tiver relação disruptiva com TI e os negócios.
Leandro França de Mello é entusiastas das tecnologias de código aberto, pesquisador e CEO da EXP Codes, uma boutique de soluções em TI.

Leandro França de Mello

Comentários

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos!

Patrocínio

SUPER PROMOÇÃO

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Inscreva-se em nossa Newsletter