Carreira

Ξ 2 comentários

Sobre superação, medo e força

publicado por Diogo Kryminice

Figura - Sobre superação, medo e forçaEm nossa trajetória pessoal e profissional somos obrigados a nos superar em muitas situações, e temos a impressão que fizemos algo além do humano. Quantas vezes a morte de uma pessoa querida, uma doença, uma dúvida existencial, ou o medo de falhar nos fazem parar, e quando menos se espera tiramos uma força desconhecida que nos faz pensar que somos capazes de qualquer coisa. Esse artigo trata dessa força sobre a ótica dos personagens de histórias em quadrinhos.

Lendo os quadrinhos do quarteto fantástico, é impossível não se encantar com a genialidade de Stan Lee e do desenhista Jack Kirby, uma aula de evolução, desafios e motivação. Uma equipe de quatro super-heróis com poderes diferentes, que nos dão uma lição sobre autoconhecimento, cada um com seu poder único que pode ser uma maldição ou uma benção, que dificulta ou enobrece a vida, e que expõe nossa dimensão humana. Quem são esses heróis: Reed Richards (Senhor Fantástico), Sue Storm (Garota Invisível), Ben Grimm (Coisa), e Johnny Storm (Tocha Humana) que eram imperfeitos e mais humanos do que qualquer herói publicado. Vamos falar um pouco sobre cada um.

Reed Richards, dedicado, cerebral, foi contemplado com o dom da elasticidade, sempre brilhante em seus raciocínios, possui a dificuldade de quem é muito racional, a incapacidade de agir rapidamente. Sue Storm, é bonita, inteligente e pode ficar invisível e gerar campos de força, porém muito emocional. Johnny Storm pode pegar fogo e voar, mas como está sempre voltado para a ação, muitas vezes é incapaz de raciocinar e Ben Grimm possui força, velocidade e resistência muito além das limitações humanas, mas é bastante suscetível a doenças e ao stress emocional. E o quarteto fantástico possui um inimigo comum, o Doutor Destino (tradução de Doctor Doom, Doutor Medo), que por ironia é o que mais nos limita em nosso cotidiano nos ajuda a evoluir. Fogo, água, ar, terra e éter. Isolados e potencializados são muito destrutivos, juntos criam beleza.

Racionalidade que paralisa; Fogo interior queimando a tudo e todos; Invisibilidade que magoa e Força desmedida que destrói tudo ao redor. Ou flexibilidade que fortalece a criatividade, invisibilidade que protege da exposição excessiva, fogo interior que energiza e faz voar, e força desmedida que nos faz superar a dimensão humana? Tudo limitado ou não, pelo medo. Que conjunto de habilidades e sentimentos tão humanos! O cientista brilhante e flexível, a mulher linda e poderosa, o rapaz fogoso e o homem forte são simplesmente confrontados pelo medo, que painel brilhante. Ao juntar a flexibilidade, invisibilidade, fogo interior e força, somos indestrutíveis e capazes de vencer nossos medos mais terríveis. O medo da morte, de fracassarmos, de ficarmos sozinhos, são os mesmos medos que eu e você enfrentamos todos os dias e que esses heróis também enfrentam. O Coisa é julgado por sua aparência, o Tocha Humana por sua irresponsabilidade, e quantos de nós somos julgados por tantas outras coisas.

Essa foi uma sacada genial de Stan Lee, quanto mais subimos rumo ao topo de nossa evolução social, profissional, familiar, etc, mas desenvolvemos habilidades e poderes que nos distinguem dos demais, mas que ao mesmo tempo nos causam mais medo, solidão e questionamentos. Porém um conjunto de habilidades pode ser muito mais efetivo em nossa busca, do que aprimorarmos uma habilidade só, tenha a racionalidade de Reed, saia do foco ficando invisível como Sue, tenha o fogo interior que queima intensamente como Johnny e tenha a força de Ben e você será capaz de coisas incríveis, feitos que serão para sempre lembrados e farão com que você sinta parte de algo muito maior, e que tenha o controle de sua própria vida!

[Crédito da Imagem: Superação – ShutterStock]

Autor

Consultor de implantação de softwares ERP's nas áreas de Gestão, Contabilidade, Fiscal, RH, BI e soluções WEB. Atualmente com o SAGE ERP X3, concorrente do SAP B1 e AIO. Instrutor de Treinamento nas áreas Fiscal, Contábil, RH, Financeira, Vendas e Faturamento, Compras, Estoque e Gestão; Graduado em Administração de Empresas, Participante de grupos de pesquisa acadêmica; Palestrante e colaborador de várias empresas atuantes na área Contábil e Fiscal. Atua há dez anos na área Financeira e de Gestão. Professor dos Cursos de Ótica e Podologia, das matérias de: -Gestão Empresarial e Administração em Saúde -Gerenciamento de Pequenos Negócios e Noções de Recursos Humanos -Psicologia de Vendas

Diogo Kryminice

Comentários

2 Comments

  • Fantástica analogia, excelente percepção e comparativo com nosso cotidiano.

    Incrível o que olhar critico pode nos trazer, o que para muitos parece ser simplesmente uma historia em quadrinhos, para outros pode ser um grande aprendizado.

    Abraço

    Rodrigo Barbosa

    • Obrigado Rodrigo Barbosa, temos muito a aprender nesta vida, e as vezes as histórias mais simples tem o conhecimento mais profundo. Lembro que muito do que aprendi, foi ouvindo “causos” do meu avô, que de uma forma um pouco diferente, também tratavam sobre o heroísmo nosso de cada dia. Abraço!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes