A adoção de sistemas ERP revela pouca contribuição do sistema quanto a variáveis estratégicas ligadas a clientes, rivalidade competitiva e mercado. O ERP demonstra agregar valor em relação a variáveis como fornecedores (relação, monitoramento e etc) e à variável produção (ganhos de produtividade, escala de uso de software).
O ERP também fornece importante contribuição para eficácia organizacional e especialmente para eficácia interorganizacional, facilitando a integração e a comunicação entre diferentes unidades organizacionais e com outras instituições. Podemos concluir que o ERP contribui com algumas variáveis estratégicas ligadas a eficiência organizacional, á gestão e integração, entretanto, para atender variáveis relacionadas ao ambiente externo como mercado, concorrentes e clientes é preciso o complemento de outros sistemas.
Para que o ERP possa servir como canal de informação é necessário melhorias associadas à implementação de aplicações que o complementam, como por exemplo, Data Warehouse (DW), Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM), Business Intelligence (BI). Essas tecnologias são normalmente associadas ao ERP II, que incluem elementos básicos relacionados ao negócio em si, às aplicações e as tecnologias estratégicas da organização. Um estudo publicado pelo Gartner Group (2000) previu que a partir de 2004, 80% das empresas que implantaram ERP continuariam investindo em melhorias de seus sistemas, por meio de implantação de novas funcionalidades. Essa tendência ainda esta valida ate os dias atuais (2009).
Impactos do ERP ligado á:
Clientes e consumidores
Ajuda a empresa a prover suporte administrativo aos clientes
Rivalidade competitiva
Não se identifica uma contribuição direta na investida contra competidores ou para oferecerem-se produtos ou serviços não imitáveis.
Não é visto como facilitador no processo concorrencial
Fornecedores
Colabora com o aumento do poder de barganha da empresa com seus fornecedores
Não apresenta contribuições significativas em facilitar aos fornecedores o acesso aos pedidos da empresa
Ajuda a reduzir a incerteza de lead time
Contribui para encontrar novas alternativas de fornecedores
Ajuda nas decisões relativas a produzir x comprar determinado insumo
Possibilita monitorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos fornecedores
Mercado
Não foi identificada nenhuma contribuição significativa do sistema para com a previsão das tendências de mercado
Contribui para uma maior precisão na previsão de vendas da empresa
Não foi identificada contribuição significativa para ajudar a empresa a antecipar melhorias às necessidades dos clientes
Não foi identificada contribuição significativa para obter a lealdade dos clientes
Não contribui para redução de custos com marketing da empresa
Contribui para a eficiência competitiva da empresa
Produção – (estrutura de custo e capacidade)
Não demonstra contribuição significativa no processo de projetar novos produtos, ou para reduzir o custo de modificar ou adicionar características aos produtos/serviços existentes
Ajuda a melhorar o nível de produção
Possibilita melhorar a produtividade do trabalho por meio de automação
Oferece ganhos por economia de escala no uso de software, mas não tanto no uso de hardware
Eficiência e eficácia organizacional
Ajuda a melhorar o processo e o conteúdo das decisões
Melhora as reuniões e as discussões internas
Possibilita uma melhor coordenação entre as áreas funcionais na empresa
Contribui para melhores avaliações nos relatórios anuais no orçamento
Eficiência interorganizacional
Melhora o planejamento estratégico
Ajuda aumentar a margem de lucro da empresa
Não apresenta contribuições significativas para o aumento da participação de mercado da empresa
Melhora o padrão de comunicação entre unidades organizacionais de diferentes regiões
Contribui para coordenação das atividades com clientes e fornecedores
Ajuda agregar mais informações aos produtos e serviços da empresa
Mudanças e impactos organizacionais com adoção de sistemas ERP was last modified: novembro 19th, 2013 by Helbert Carvalho Tiago
Helbert Carvalho é formado em Sistemas de Informação pela PUC - MG. Atuou em projetos de implantação de sistemas ERP e gerenciamento eletrônico de documentos. http://twitter.com/helbertc helbertcarvalho@yahoo.com.br