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Mudanças e impactos organizacionais com adoção de sistemas ERP

publicado por Helbert Carvalho Tiago

A adoção de sistemas ERP revela pouca contribuição do sistema quanto a variáveis estratégicas ligadas a clientes, rivalidade competitiva e mercado. O ERP demonstra agregar valor em relação a variáveis como fornecedores (relação, monitoramento e etc) e à variável produção (ganhos de produtividade, escala de uso de software).

O ERP também fornece importante contribuição para eficácia organizacional e especialmente para eficácia interorganizacional, facilitando a integração e a comunicação entre diferentes unidades organizacionais e com outras instituições. Podemos concluir que o ERP contribui com algumas variáveis estratégicas ligadas a eficiência organizacional, á gestão e integração, entretanto, para atender variáveis relacionadas ao ambiente externo como mercado, concorrentes e clientes é preciso o complemento de outros sistemas.

Para que o ERP possa servir como canal de informação é necessário melhorias associadas à implementação de aplicações que o complementam, como por exemplo, Data Warehouse (DW), Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM), Business Intelligence (BI). Essas tecnologias são normalmente associadas ao ERP II, que incluem elementos básicos relacionados ao negócio em si, às aplicações e as tecnologias estratégicas da organização. Um estudo publicado pelo Gartner Group (2000) previu que a partir de 2004, 80% das empresas que implantaram ERP continuariam investindo em melhorias de seus sistemas, por meio de implantação de novas funcionalidades. Essa tendência ainda esta valida ate os dias atuais (2009).

Impactos do ERP ligado á:

Clientes e consumidores

  • Ajuda a empresa a prover suporte administrativo aos clientes

Rivalidade competitiva

  • Não se identifica uma contribuição direta na investida contra competidores ou para oferecerem-se produtos ou serviços não imitáveis.
  • Não é visto como facilitador no processo concorrencial

Fornecedores

  • Colabora com o aumento do poder de barganha da empresa com seus fornecedores
  • Não apresenta contribuições significativas em facilitar aos fornecedores o acesso aos pedidos da empresa
  • Ajuda a reduzir a incerteza de lead time
  • Contribui para encontrar novas alternativas de fornecedores
  • Ajuda nas decisões relativas a produzir x comprar determinado insumo
  • Possibilita monitorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos fornecedores

Mercado

  • Não foi identificada nenhuma contribuição significativa do sistema para com a previsão das tendências de mercado
  • Contribui para uma maior precisão na previsão de vendas da empresa
  • Não foi identificada contribuição significativa para ajudar a empresa a antecipar melhorias às necessidades dos clientes
  • Não foi identificada contribuição significativa para obter a lealdade dos clientes
  • Não contribui para redução de custos com marketing da empresa
  • Contribui para a eficiência competitiva da empresa

Produção – (estrutura de custo e capacidade)

  • Não demonstra contribuição significativa no processo de projetar novos produtos, ou para reduzir o custo de modificar ou adicionar características aos produtos/serviços existentes
  • Ajuda a melhorar o nível de produção
  • Possibilita melhorar a produtividade do trabalho por meio de automação
  • Oferece ganhos por economia de escala no uso de software, mas não tanto no uso de hardware

Eficiência e eficácia organizacional

  • Ajuda a melhorar o processo e o conteúdo das decisões
  • Melhora as reuniões e as discussões internas
  • Possibilita uma melhor coordenação entre as áreas funcionais na empresa
  • Contribui para melhores avaliações nos relatórios anuais no orçamento

Eficiência interorganizacional

  • Melhora o planejamento estratégico
  • Ajuda aumentar a margem de lucro da empresa
  • Não apresenta contribuições significativas para o aumento da participação de mercado da empresa
  • Melhora o padrão de comunicação entre unidades organizacionais de diferentes regiões
  • Contribui para coordenação das atividades com clientes e fornecedores
  • Ajuda agregar mais informações aos produtos e serviços da empresa

Autor

Helbert Carvalho é formado em Sistemas de Informação pela PUC - MG. Atuou em projetos de implantação de sistemas ERP e gerenciamento eletrônico de documentos. http://twitter.com/helbertc helbertcarvalho@yahoo.com.br

Helbert Carvalho Tiago

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