A certificação ITIL é muito específica. Apesar de ter virado moda, ITIL é para organizações que prestam serviços. Serviços são atividades contínuas, diferentes de projeto no sentido de que não geram entregas únicas nem tem um prazo de término definido. Uma central de serviços, por exemplo, pode oferecer o serviço de suporte para clientes e este serviço existirá por tempo indeterminado. Um projeto, por outro lado, pode ser construir um software para que seja utilizado na central de serviços. Enquanto o desenvolvimento de tal software será uma entrega única, a operação da central de serviços continuará enquanto for necessária.
Então, reforçando o que foi dito anteriormente, se sua área de domínio não é relacionada a prestação de serviços com uma base forte em infra, ITIL sequer será reconhecida por aqueles que farão sua análise curricular. Para gerir projetos, PMP é a certificação que lhe abrirá portas. Entenda que para muitos recrutadores, ITIL Expert e ITIL Foundations sequer são certificações distintas. Ainda existe uma ignorância generalizada no mundo dos recursos humanos em relação às certificações ITIL e isso pode ser frustrante. Quem sabe o que é ITIL é realmente quem trabalha com ITIL. Então pense bem: você presta serviços relacionados à infra? Porque seu gestor vai saber valorizar sua certificação, mas só se ele conhecer o significado e o quanto você se sacrificou para obtê-la.
ITIL ainda é reconhecido MESMO na área de prestação de serviços, por mais que com as novas versões tenha sido realizado um esforço para inclusive tirar a infra do nome ITIL e deixar ITIL como nome próprio. Antigamente ITIL era o acrônimo de Information Technology Infrastructure Library. Não é mais! Mas por que? Justamente porque podemos considerar desenvolvimento de software, por exemplo, como prestação de serviços dentro de um organograma projetizado. Neste sentido, o escritório de serviços estaria à cima do escritório de projetos. Esta é uma visão que ainda está um pouco longe de se concretizar no mercado, mas acredito que seja sim o futuro e já está preconizado nas páginas das publicações da ITIL.
A certificação PMP continua sendo a menina dos olhos. É conhecida e tem um valor de mercado considerável. Por ser mais conhecida, abre mais portas. Não interessa se você é desenvolvedor de software ou analista de TI. Qualquer um pode ser gerente de projetos contanto que atenda aos requisitos do PMI. Com experiência como gestor de projetos acrescida da certificação, você terá um currículo bom e validado. Não é à toa que existem 500+ mil profissionais certificados. Imagine então certificar-se PMP e ainda ITIL Expert? Isto comprovará sua experiência e habilidades como gestor de projetos e também como gestor de serviços, ambas certificações com base nas melhores práticas do mercado em ambas as áreas. Vale a pena? Com certeza. A abertura cada vez maior dos conceitos de ITIL vai diretamente ao encontro das melhores práticas de gestão de projetos.
Tenha uma questão em mente: ainda custa caro certificar-se ITIL Expert. R$ 10 mil reais, talvez um pouco mais. Custa cerca de R$ 1.300,00 fazer a prova para a certificação PMP. Se está em dúvida e quer fazer ambas, faça a certificação PMP. Mesmo em centrais de serviço ela é ainda, PASMEM, mais valorizada. Como eu costumo dizer, nosso país ainda é um país Foundations.
[Crédito da Imagem: Dúvida – ShutterStock]
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