Quando um Gerente de Projetos recebe da organização um desafio para dirigir um projeto, ele recebe em mãos um desafio que as vezes ele mesmo não acredita no seu desempenho em assumir esta atividade. A credibilidade passa a ser um dos fatores fundamentais para o inicio do sucesso ou fracasso do projeto. A credibilidade é o reflexo da integridade do Gerente de Projetos.
Para a obtenção de um sucesso no projeto, o Gerente necessita de um grau de iniciativa e inovação, inspirar e motivar os seus colaboradores e equipe de trabalho para manter altos níveis de desempenho. E com este desempenho o Gerente alcança altos graus de credibilidade. Este sucesso depende em relacionar as suas ações com suas palavras e crenças, cada palavra que for proferida para equipe e patrocinador, estas palavras irão influenciar na sua credibilidade do Projeto. Não ainda o Gerente de Projetos ter os 9 conceitos do PMBOK “na ponta da língua”, templates, cronograma, WBS, etc, e internamente “dentro de si” não acreditar no projeto e externamente mostrar aos olhos da equipe e colaboradores uma credibilidade falsa. Uma falsa impressão de sucesso. Aos poucos estes comportamentos e palavras vão ficando inconsistentes aos poucos diminuindo a credibilidade do projeto. Sem esta credibilidade, o Gerente desempenha um papel em desacordo com a própria personalidade a fim de satisfazer os outros em curto prazo.
Os Gerentes de Projetos que não se preocupa em passar constantemente a credibilidade do projeto, gera uma expectativa de perda. Para isso, a pessoa busca ser digna de crédito aos olhos de todos. Portanto, a percepção desempenha importante papel no estabelecimento da credibilidade. Passar esta convicção para o grupo de trabalho e trazer sempre para cada colaborador do projeto esta convicção. David Freemantle comenta em seu livro “Chefes Incríveis” que: “Os Gerentes de Projetos incrivelmente bons têm a solução. É uma solução simples para um problema complexo. Esses Gerentes são dignos da própria confiança. Formam suas próprias convicções e também acreditam em si mesmos. São Gerentes que aprenderam com a própria experiência de trabalho diário, que contestaram as próprias percepções e compreensões e, durante anos, criaram um conjunto de valores e convicções. São indivíduos que descobriram as suas próprias forças, fraquezas, ambições, aspirações, preferências e aversões e que podem ser francos e honestos a respeito delas. Essa franqueza e honestidade dão-lhes integridade e credibilidade e faz deles Gerentes de Projetos incrivelmente bons. As pessoas os consideram dignos de crédito, acreditando neles por aquilo que são. Os Gerentes incrivelmente ruins são indignos de crédito porque procuram parecer ser o que não são. Falta-lhes integridade e, portanto, credibilidade”. David Freemantle cometa também que: “Seja completamente sincero consigo mesmo e procure avaliar sua posição por meio do espectro”:
Baixa Credibilidade
- Decisões inconsistentes
- Indeciso
- Mau ouvinte
- Fraca/Lenta compreensão de situações complicadas
- Subserviente
- Arrogante
- Fechado
- Indigno de Confiança
- Intolerante
- Defensivo
- Agressivo
- Confuso conjunto de valores/convicções
- Falta-lhe coragem
- Insensível
- Egoísta
- Desdenhoso
- Manipulável
- Trapaceiro
- Intransigente
- Jogador
- Desonesto
- Relutante para mudar
- Rema contra à maré
- Controlado pelo destino
- Grosseiro
- Pensa no dinheiro
- Encobre as coisas
Alta Credibilidade
- Decisões consistentes
- Decidido
- Bom ouvinte
- Boa/rápida compreensão de situações complicadas
- Preparado para contestar
- Modesto
- Aberto
- Digno de confiança
- Tolerante
- Preparado para admitir erros
- Controlado
- Claro e firme conjunto de valores/Convicções
- Corajoso
- Sensível
- Solícito
- Respeitador
- Correto
- Íntegro
- Solidário
- Voltado para resultados
- Honesto
- Inovador
- Tem direção própria
- Controla o próprio destino
- Amável
- Pensa nas pessoas
- Assume as coisa
Se você ainda não se descobriu por aquilo que é, se não planejou e desenvolveu crenças, valores e filosofias de administração própria, então há probabilidade de que tente imitar os outros, ou reagir conforme cargo que ocupa. Representará um papel e quanto mais papéis representar, mais sua credibilidade diminuirá, com uma conseqüente impacto negativo em integridade e competência.
Bibliografia: Chefes Incríveis Autor – David Freemantle
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