Excel – Explorando um pouco mais os Formulários e a função SE

Em nosso artigo Excel – Você sabe utilizar “Controles de Formulários”?, exploramos um pouco das funcionalidades de formulários do Excel. Agora, com a ajuda da função SE, exploraremos dois novos tipos de controles: “Caixa de grupo” e “Botão de Opção“.

Neste exercício, daremos ao usuário a possibilidade de ver a distância em quilômetros ou em  milhas.

Para iniciar este exercício, utilizaremos o arquivo desenvolvido no primeiro artigo sobre formulários. Para baixar o arquivo inicial, aqui.
Iniciamos com uma tabela de distância entre cidades onde, ao selecionarmos as cidades de origem e destino, temos entre elas a distância. Para buscar a distância na tabela foi utilizada a função ÍNDICE, com a fórmula    “=ÍNDICE(C3:F6;C8;E8)” na célula D8.

IMPORTANTE: Para convertermos quilômetros para milhas, basta efetuar a divisão por 1,6. Ou seja, 100 quilômetros correspondem a 62,50 milhas.

Preparando a Planilha Excel – Colocando os novos controles de formulários

Primeiramente, insiram um controle de formulário do tipo caixa de grupo. Utilizaremos esse controle para que funcione como um contêiner de opções.

Desenhe a caixa de grupo de modo que fique semelhante à ilustração abaixo:

Agora, dentro da caixa, coloquem dois botões de opção.

IMPORTANTE: Como os dois botões de opção estão dentro da mesma caixa de grupo, estão no mesmo contexto. Portanto, basta vincular um deles a alguma célula para que possamos utilizá-los na fórmula que virá adiante.

Para vincularmos o botão de opção a alguma célula temos que clicar sobre ele com o botão direito do mouse e escolher “formatar controle”.

A tela abaixo será apresentada:

Agora precisamos apontar qual célula irá conter o valor do item selecionado. Podemos escolher qualquer célula mas, este exercício, escolhemos a célula D15 pela proximidade do controle.

Durante a elaboração do exercício, criamos primeiro a opção quilômetro e em seguida milhas. Portanto, o EXCEL assumirá que, quando escolhermos quilômetros, a célula vinculada (D15) receberá o valor 1 e quando escolhermos milhas o valor será 2. Se tivéssemos uma terceira opção seu valor seria 3 e assim por diante.

AJUSTANDO A FÓRMULA PARA EFETUAR A CONVERSÃO

Temos em D8 a seguinte fórmula: “=ÍNDICE(C3:F6;C8;E8)”.

Para simplificar o raciocínio, substituiremos, aqui na explicação , a fórmula acima pela variável KM. Portanto, temos que D8 =KM.

Desejamos que o valor final de D8 seja a distância em quilômetros (formula atual) ou em milhas (KM / 1,6).

Como vimos anteriormente, e na célula D15 estiver o valor 1, sabemos que a opção quilômetros está selecionada, caso contrário, milhas.

Construindo o raciocínio

……. SE  D15 = 1 ENTÃO QUILÔMETROS SENÃO MILHAS.

……. SE  D15 = 1 ENTÃO KM SENÃO (KM / 1,6).

Se dividirmos o valor retornado pela formula atual por 1 continuaremos tendo o valor em quilômetros mas, se dividirmos por 1,6, teremos em milhas….

Portanto, devemos alterar a fórmula da célula D8 para que passe a utilizar o fator de conversão (1 ou 1,6).

…….      D8 = KM

…….      D8 = KM / (SE  D15 = 1 ENTÃO 1 SENÃO  1,6)

FÓRMULA FINAL: …….      D8 =ÍNDICE(C3:F6;C8;E8)/ SE(D15 = 1   ;   1   ;   1,6)

Este exercício está pronto!

Para fazer o download do modelo utilizado, clique aqui.

Espero que possam ajudá-los, e muito, a garantir a qualidade dos dados de suas planilhas.

[Crédito da Imagem: Planilha – ShutterStock]

Excel – Explorando um pouco mais os Formulários e a função SE was last modified: outubro 16th, 2013 by Gilberto Gomes
Gilberto Gomes: Administrador de empresas e analista de sistemas, 25 anos de experiência em consultoria, treinamentos e palestras, Microsoft Certified Trainer ID# 11905, especialista em Office, atuando ativamente em consultorias de automação. Palestrante em mais de 50 eventos apresentados, demonstrando os produtos Office em Universidades (UFMG, FUMEC, Faculdade de Ciências Médicas) e em grandes empresas (Usiminas, Açominas, BEMGE, Itambé, AMBEV); Prefeituras e outros Órgãos Públicos. ( www.excelline.net )

Ver comentários (5)

  • Estou tentando conjugar uma validação com a função SE.
    Exemplo: Na célula B1 foi criada uma lista de validação (dias; meses). Na célula A1 quero criar uma função SE que defina qse a for escolhida a opção "dias" na célula B1, então o valor a ser colocado na célula A1 deve ser >=30. Se a opção escolhida for "meses", o valor em A1 deve ser >=3. Tentei fazer isso de várias formas, mas não deu certo. Poderia me ajudar?

    • Boa Noite Adriana,

      gostei muito da sua pergunta. Sim, é possível de fazer e relativamente simples. Existem duas formas: a primeira, usando pura e simplesmente a função se na validação e outra, mais elaborada e poderosa, utilizando a função DESLOC. Não conseguirei responder hoje mas, se você me permitir, posso aproveitar a oportunidade para escrever um artigo detalhando a DESLOC utilizando sua dúvida como case, e publicar amanhã. De qualquer forma, amanha mesmo te passo a solução.

      Tudo bem?

      Obrigado,

      Gilberto

    • Boa tarde Alexander,

      se estiver falando das linhas de grade, da própria planilha, atrás da caixa, não é possível. A única maneira seria remover o grid da própria planilha.

      Gilberto

Leave a Comment