BI

Ξ 1 comentário

EXCEL: Você sabe usar a função “ÍNDICE”?

publicado por Gilberto Gomes
O Excel possui algumas funções que fazem muita diferença em nosso trabalho. Uma delas é a função ÍNDICE. Ela tem um funcionamento muito simples: basicamente busca em uma matriz o valor que está no cruzamento de uma linha com uma coluna. Para estudarmos essa função criamos um cenário bastante comum. Temos abaixo uma tabela de distâncias entre quatro capitais:

Interpretando a tabela…..

Do Rio de Janeiro (SEGUNDA LINHA DA MATRIZ) até São Paulo (TERCEIRA COLUNA DA MATRIZ), por exemplo, temos 450 quilômetros, conforme a tabela. (MATRIZ; 2; 3)

De Belo Horizonte (PRIMEIRA LINHA DA MATRIZ) até VITÓRIA (QUARTA COLUNA DA MATRIZ), por exemplo, temos 550 quilômetros ( MATRIZ; 1; 4), e assim sucessivamente.

Sintaxe da Função ÍNDICE: =INDICE(MATRIZLINHACOLUNA).

Apliquemos a sintaxe acima em nosso modelo:

Notem os três argumentos:

  1. MATRIZ (C3:F6) – Intervalo de C3 até F6
  2. LINHA (C8)
  3. COLUNA (E8)
IMPORTANTE DEMAIS:  O número da linha da matriz NÃO TEM RELAÇÃO com o número da linha da planilha. Notem que, no nosso exemplo, a linha 2 da MATRIZ está, fisicamente, na linha 4 da PLANILHA.

Pronto. A fórmula que utiliza a função ÍNDICE está criada.

Alterem o número da linha e da coluna desejadas para quaisquer outros valores , desde que válidos (1 a 4), e vejam que a distância exibida é exatamente o cruzamento da linha X com a coluna Y.

 
Este exercício está pronto!

Mas….

  • e se o usuário informar um número fora da faixa válida (1 a 4, nesse exemplo)?
  • e se o usuário digitar a sigla da cidade ao invés do número da linha ou coluna?
Como prevenir erros como esses? Exitem algumas maneiras. Exploraremos duas delas no contexto atual com a leitura de dois artigos:

 

Para fazer o download do modelo utilizado, CLIQUE AQUI.

Espero que possam ajudá-los, e muito, a garantir a qualidade dos dados de suas planilhas.

Autor

Administrador de empresas e analista de sistemas, 25 anos de experiência em consultoria, treinamentos e palestras, Microsoft Certified Trainer ID# 11905, especialista em Office, atuando ativamente em consultorias de automação. Palestrante em mais de 50 eventos apresentados, demonstrando os produtos Office em Universidades (UFMG, FUMEC, Faculdade de Ciências Médicas) e em grandes empresas (Usiminas, Açominas, BEMGE, Itambé, AMBEV); Prefeituras e outros Órgãos Públicos. ( www.excelline.net )

Gilberto Gomes

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes